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Renan Marcondes desafia convenções da performance em exposição no CCSP

São Paulo, por Kleber Patricio

Frame do vídeo “Solo”, de Renan Marcondes. Imagem: Cacá Bernardes.

No dia 16 de março, o Centro Cultural São Paulo inaugura a 33ª edição de seu tradicional programa de exposições. Todos os anos, o projeto seleciona nomes representativos da arte contemporânea para apresentar mostras individuais no espaço. O edital é um dos principais validadores do mundo artístico, indicando nomes nos quais vale a pena prestar atenção: os artistas selecionados em edições anteriores frequentemente são contemplados com importantes prêmios, como o PIPA, e participam de eventos como bienais e exposições institucionais. É o caso da mineira Luana Vitra, selecionada pelo edital em 2020. Em 2023, a artista recebeu o prêmio PIPA e foi um dos destaques da 35ª Bienal com a instalação “Pulmão da Mina”. Neste ano, o edital do CCSP contempla 24 artistas de todo o Brasil que trabalham com mídias como pintura, instalação, vídeo e escultura. Ao lado de nomes como Érica Storer (PR), Dyana Santos (MG), Felipe Rezende (BA) e soupixo (CE), Renan Marcondes (ABC) apresenta a exposição “Solo”.

O projeto apresenta registro em vídeo da performance que faz parte da série “Teatro” e recebe o mesmo nome da mostra. Em “Solo”, realizada durante uma residência do artista no Sesc Avenida Paulista em 2018, vê-se uma pessoa em uma grande sala de vidro que tenta incansavelmente completar a palavra “desejar” escrita em um dos painéis.

Espaço onde a performance acontece é tomado por uma névoa que atrapalha a visibilidade do público.

A sala é envolta por uma fumaça que constantemente se acumula no ambiente, dificultando a ação da performer, a leitura das frases e a visibilidade por parte do público. Através do obscurecimento, a performance joga com os conceitos de presença e ausência do artista e sua relação com o público.

Renan Marcondes é artista e pesquisador da arte da performance e da dança. Doutor em Artes pela ECA USP, investiga as apropriações neoliberais sobre o conceito de “presença”. Tendo como principais temas o corpo e seus limites, desenvolve ações de longa duração que desafiam as convenções tradicionais de uma performance bem-sucedida. Sua tese de doutorado foi contemplada em 2022 Prêmio Tese Destaque USP e publicada em livro pela editora Annablume. Suas obras já participaram de diversas edições da mostra VERBO de performance arte e da Bienal Sesc de Dança, entre outros. Possui trabalhos nos acervos de instituições como Museu de Arte do Rio, Museu Nacional de Belas Artes, Museu de Arte do Espírito Santo, Museu de Arte Contemporânea de Ribeirão Preto e a Pinacoteca de São Bernardo do Campo.

Solo

Visitação: até 16/6/2024 –  terça – sexta-feira: 10h às 20h e sábado, domingo e feriados: 10h às 18h

Local: Centro Cultural São Paulo – Rua Vergueiro, 1000 – Liberdade, São Paulo – SP

Entrada gratuita.

(Fonte: Patricia Gil Assessoria de Imprensa)