Notícias sobre Indaiatuba e Região com Kleber Patricio

Rafael dos Santos e Eduardo Lobo fazem apresentação gratuita no MACC Campinas

Campinas, por Kleber Patricio

Fotos: divulgação.

Fotos: divulgação.

No próximo dia 19, o Museu de Arte Contemporânea de Campinas “José Pancetti” (MACC) promove nova edição da Quinta no Museu. Dentro da programação, às 19h30, Rafael dos Santos e Eduardo Lobo realizam concerto gratuito, mostrando ao público, entre outras peças, composições do CD Viajante, o primeiro trabalho do duo, gravado com o apoio da Prefeitura Municipal de Campinas via FICC.

Esta será a primeira apresentação da dupla desde o lançamento do álbum, inspirado no compositor gaúcho Radamés Gnattali. O CD conta com interpretações de peças brasileiras de música de câmara a músicas com abertura para improvisação, unindo a inusitada combinação de guitarra com piano.

A Quinta no Museu acontece das 17h às 22h e, além do concerto, oferece ao público opções gastronômicas preparadas em food trucks que estarão no local. No Museu, está em cartaz a exposição O Olhar de Hercule Florence sobre os Índios Brasileiros, com reproduções de desenhos, aquarelas e notas do artista e inventor retratando as paisagens, fauna, flora, tipos e cenas cotidianas dos locais por onde passava. O material foi registrado por Hercule Florence durante sua atuação como desenhista na Expedição Langsdorff, missão científica que percorreu o interior do Brasil de 1825 a 1829 e que realizou, no século XIX, monumental levantamento de dados geográficos e etnográficos do país. Florence, que viveu muitos anos na vila de São Carlos (atual Campinas), é também reconhecido internacionalmente como um dos inventores do processo fotográfico.

O MACC fica na Av. Benjamin Constant, 1633, no Centro de Campinas. O evento é gratuito.

CD Viajante, de Rafael dos Santos e Eduardo Lobo, é inspirado na obra de Radamés Gnattali

!cid_part2_70886611_6087BDCA@a2n_comViajante é o título do primeiro CD do duo Rafael dos Santos e Eduardo Lobo. O álbum tem o compositor gaúcho Radamés Gnattali como principal inspiração e traz 12 faixas, incluindo duas peças de Rafael dos Santos.

Pouco comum, a inusitada combinação da guitarra com o piano é a base deste trabalho, que começou a se desenvolver em 2011, quando o então estudante de Música da Unicamp Eduardo Lobo escolheu o compositor brasileiro Radamés Gnattali como seu objeto de estudo no mestrado, com orientação de Rafael.

“A opção pelo violão elétrico e o piano traduz uma marca importante do CD, que é a união da música erudita e popular. Essa, aliás, é uma característica marcante dos trabalhos de Radamés Gnatalli, que explorou muito bem em suas obras a música de câmara, de concerto, mas também se envolveu com os ritmos populares urbanos, ao conviver, especialmente a partir dos anos 1930, com alguns dos melhores músicos populares do país na época”, comenta Eduardo Lobo.

As faixas se alternam entre peças executadas com o piano e guitarra (violão elétrico) e piano com violão e são pontuadas com harmonias pouco convencionais, que remetem a ritmos populares, como valsa seresteira, moda de viola e o samba-canção, além de elementos musicais vindos do choro e do samba jazz.  A faixa título, Viajante, de Rafael dos Santos, traz a mistura de elementos do baião, na forma, e do jazz, na harmonia e na melodia.

O CD foi gravado em 2015 com o apoio da Prefeitura Municipal de Campinas via FICC (Fundo de Investimentos Culturais de Campinas) e todo produzido em Campinas/SP.

O Duo

O duo Rafael dos Santos e Eduardo Lobo teve início em 2011. Eduardo pesquisava o Concerto Carioca 3 de Radamés Gnattali (1906 – 1988) para seu mestrado, orientado por Rafael. Motivados pela música do compositor gaúcho, passaram a trabalhar juntos com o objetivo de desenvolver um repertório que incluísse a música brasileira de câmara e a música popular.

Os músicos interpretam desde peças brasileiras de música de câmara a músicas com abertura para improvisação. Um dos principais focos é aprimorar a sonoridade instrumental do duo e aliá-la ao balanço típico de cada ritmo interpretado.  Este balanço pôde ser visto durante sua estreia em 2012 no palco do Clube do Choro de Paris durante o VIII Festival de Choro. No ano de 2014 estrearam, com o grupo Quatro a Zero e o acordeonista Guilherme Ribeiro, o Concerto Carioca 3 de Radamés Gnattali, juntamente com a Orquestra Sinfônica de Campinas, sob regência do maestro Victor Hugo Toro. No início de 2015 gravaram com a mesma orquestra e maestro o Concerto Carioca 1 para violão elétrico e piano e o Concerto Carioca 3 de Gnattali, disco que tem previsão de lançamento para 2016.

Professor do Departamento de Música há mais de 30 anos e um dos fundadores do Curso de Música Popular da Unicamp (Universidade Estadual de Campinas),  Rafael dos Santos é pianista, arranjador, compositor e regente. Em paralelo à carreira de pesquisador e professor universitário, desenvolve uma intensa atividade como músico popular. Depois de formar-se e fazer parte do quadro docente da Fundação das Artes de São Caetano do Sul (SP), passou uma longa temporada em Londres e nos Estados Unidos. Soma em seu currículo trabalhos com grandes nomes da música instrumental brasileira, como Paulo Moura, Nivaldo Ornelas, Roberto Sion, Roberto Menescal e Paulo Sérgio Santos.

Eduardo Lobo é doutorando em música pela Unicamp e também concilia a área acadêmica e de docência com a carreira artística. Sua pesquisa é voltada justamente às obras do compositor Radamés Gnattali. Tem ainda um livro escrito entre 2012 e 2013, Cavaco Básico 1, nas versões para educador e aluno e desde 2013 leciona disciplinas teóricas na Faculdade Nazarena do Brasil. Tem o seu trabalho artístico voltado, principalmente, à música instrumental, e acumula cinco discos gravados com os grupos Quatro a Zero, Ideia de Antes e Fina Estampa, além de turnês pelo Brasil e exterior. Para este ano, prepara o lançamento do CD Canção do Amor Distante, em parceria com a cantora Ana Salvagni, trabalho que está sendo desenvolvido graças a uma bem-sucedida campanha de financiamento coletivo.

Para conhecer o trabalho: http://eduardolobo.bandcamp.com/album/viajante

Contato para apresentações e informações sobre o CD: rdsantos.piano@gmail.com.