Notícias sobre arte, cultura, turismo, gastronomia, lazer e sustentabilidade

Pró-Memória promove oficinas gratuitas em parceria com a Unicamp

Indaiatuba, por Kleber Patricio

Foto: Laís Fernandes.

A Fundação Pró-Memória de Indaiatuba, em parceria com o Departamento de História do Instituto de Filosofia e Ciências Humanas da Unicamp, promoverão oficinas gratuitas da Escola do Patrimônio durante o ano de 2017. Para participar, basta preencher a ficha de inscrição disponível no site da fundação, www.promemoria.indaiatuba.sp.gov.br/ e encaminhá-la para o e-mail escoladopatrimonio@promemoria.indaiatuba.sp.gov.br. O documento estará à disposição quinze dias corridos antes de cada curso. Mais informações pelo telefone 3875-8383 ou diretamente no Museu Casarão Pau Preto.

A Escola do Patrimônio é um projeto realizado em parceria entre Fundação Pró-Memória e o Departamento de História do Instituto de Filosofia e Ciências Humanas da Unicamp desde 2014, que visa discutir questões referentes ao patrimônio documental, cultural e ambiental e sua preservação por meio de oficinas gratuitas destinadas à comunidade.

Oficina: Patrimônio Industrial Paulista

Professora: Dra. Denise Geribello (Doutorado em Arquitetura e Urbanismo – USP)

Data: 24 de junho

Horário: 9h às 13h – 14h às 16h

Local: Tulha – Casarão Pau Preto (Rua Pedro Gonçalves, 477 Jardim Pau Preto, Indaiatuba/SP)

Ementa: Conceito de patrimônio industrial; trajetória da preservação de bens industriais com foco em exemplares paulistas; possibilidades de apropriação de bens industriais.

Atividade prática: Visita ao Museu Ferroviário de Indaiatuba.

Inscrições a partir do dia 09/06/2017.

Oficina: As Formas da Arquitetura Rural Regional – Características e Transformações entre os Séculos XVIII e XIX (Itu e Indaiatuba)

Professora: Dra. Milena Fernandes Maranho (Historiadora na área de Brasil Colônia – Unicamp)

Data: 29 de julho

Horário: 9h às 12h

Local: Tulha – Casarão Pau Preto (Rua Pedro Gonçalves, 477 Jardim Pau Preto, Indaiatuba/SP)

Ementa: O principal objetivo deste curso é apresentar uma reflexão sobre as transformações da arquitetura rural da região que compreende as cidades de Itu e Indaiatuba entre os meados do século XVIII e as primeiras décadas do século XIX. A partir do estudo dos principais materiais, técnicas construtivas e partidos arquitetônicos de casas bandeiristas de Itu (Chácara do Rosário c.1756) e de Indaiatuba (sede da Fazenda Engenho d´água- c.1770) é possível compará-las com exemplares de casas rurais posteriores, das primeiras décadas do século XIX (Chácara Portela – c. 1840-60 em Itu e Casarão do Pau Preto – c. 1820 em Indaiatuba), marcando suas especificidades, semelhanças, transformações nas plantas e modos de morar. Apesar de ainda manterem várias técnicas construtivas de períodos anteriores, muitos exemplares do século XIX, incluindo os citados, demonstram influências da arquitetura urbana indicando alterações presentes desde o início dos oitocentos.

Atividade prática: Visita técnica ao Casarão Pau Preto

Inscrições a partir do dia 14/07/2017.

Oficina: Patrimônio Documental Paulista

Professora: Ms. Thais J. Svicero (Mestre em História – Unesp)

Data: 29 de julho

Horário: 13h às 16h

Local: Tulha – Casarão Pau Preto (Rua Pedro Gonçalves, 477 Jardim Pau Preto, Indaiatuba/SP)

Ementa: Esta oficina tem como objetivo apresentar o conceito de patrimônio documental analisando os arquivos e centros de documentação e memória do estado de São Paulo como lugares de importância para o patrimônio histórico cultural e de gestão da informação. Como atividade prática analisaremos por meio da paleografia alguns documentos históricos presentes no acervo do Arquivo Público Municipal “Nilson Cardoso de Carvalho”/Fundação Pró-Memória de Indaiatuba.

Atividade prática: Leitura e análise de documentos históricos.

Inscrições a partir do dia 14/07/2017.

Oficina: A Preservação do Patrimônio Urbano do Primeiro Oeste Paulista

Professor: Dr. Francisco Dias de Andrade (Doutor em História da Arte – Unicamp)

Data: 26 de agosto

Horário: 9h às 13h – 14h às 16h

Local: Tulha – Casarão Pau Preto (Rua Pedro Gonçalves, 477 Jardim Pau Preto, Indaiatuba/SP)

Ementa: A oficina visa apresentar algumas noções e elementos urbanísticos e arquitetônicos básicos do passado da região compreendida por cidades como Jundiaí, Campinas, Itu, Indaiatuba, Sorocaba e Piracicaba, entre outras. No primeiro bloco temático serão abordadas algumas questões comuns a todas as cidades da região. Dentre elas, pode-se citar a influência da legislação colonial e imperial concernente ao solo urbano, as transformações decorridas da mudança da malha viária a partir do fim do séc. XIX, a importância dos imigrantes para a consolidação da vida urbana, o processo de criação de novas centralidades urbanas e seu impacto no “centro histórico” e o modo como essas dinâmicas foram (ou deixaram de ser) contempladas pelas políticas de preservação cultural.  No segundo bloco, serão apresentadas algumas diretrizes para pesquisadores interessados na história e na preservação urbana regional. Intenta-se encerrar a oficina com um roteiro de visita pelo centro histórico de Indaiatuba.

Atividade prática: Visita pelo centro histórico de Indaiatuba

Inscrições a partir do dia 11/08/2017.

Oficina: Experiências Paulistas em Educação Patrimonial

Professor: Ms. Fernando Siviero

Data: 23 de setembro

Horário: 9h às 13h – 14h às 16h

Local: Tulha – Casarão Pau Preto (Rua Pedro Gonçalves, 477 Jardim Pau Preto, Indaiatuba/SP)

Ementa: Atualmente, muito se fala no campo da preservação do patrimônio cultural em Educação Patrimonial. Cada vez mais, as leis e as políticas públicas apontam a necessidade de projetos e ações educativas em qualquer intervenção preservacionista. Governo, ONGs e empresas disputam significados e práticas da educação patrimonial. Em 2014, o Iphan publicou Educação Patrimonial: histórico, conceitos e processos. Nesse breve livro, encontra-se uma perspectiva histórica do assunto na instituição e algumas orientações para a prática educativa. Apesar disso, observa-se que esse campo possui um acúmulo de experiências muito distintas em todo território nacional e ainda não possui sistematização. Nesse curso será estudado o histórico da educação patrimonial no Iphan e apresentados diferentes conceitos, paradigmas e ações educacionais. Além disso, haverá oportunidade de analisar algumas experiências nas quais preservação e educação patrimonial caminham em conjunto, criando situações e perspectivas que potencializam a função sociocultural dos bens culturais.

Inscrições a partir do dia 08/09/2017.

Oficina: O Barroco Paulista

Professor: Doutorando Mateus Alves Silva (Doutorando em História – Unicamp)

Data: 21 de outubro

Horário: 9h às 13h – 14h às 16h

Local: Tulha – Casarão Pau Preto (Rua Pedro Gonçalves, 477 Jardim Pau Preto, Indaiatuba/SP)

Ementa: A formação de São Paulo e o desenvolvimento artístico; Particularidades do Barroco Paulista; Arquitetura religiosa e civil; Escultura e talha barroca; Pintura e decoração religiosa.

Atividade prática: Exercícios de análise de obras de arte.

Inscrições a partir do dia 06/10/2017.