Notícias sobre arte, cultura, turismo, gastronomia, lazer e sustentabilidade

Plaza Shopping Itu e portal Itu.com.br apresentam exposição “Fotos Antigas de Itu”

Itu, por Kleber Patricio

imagem_release_865903

Crédito da foto: divulgação.

São 407 anos de história de uma cidade que ganhou títulos como Berço da República, Roma Brasileira e Cidade dos Exageros. E, no mês do aniversário da cidade, o Plaza Shopping Itu abre a exposição Fotos Antigas de Itu. A mostra, realizada em parceria com o portal Itu.com.br, traz mais de 30 imagens de acervos pessoais que retratam diferentes períodos da história do município.

As fotos foram escolhidas após uma campanha no grupo fechado Fotos Antigas de Itu, no Facebook, que estimula as pessoas a postarem fotos da cidade na rede social, compartilhando com os demais membros. “Os integrantes enviaram suas fotos, de arquivos pessoais, como sugestão para a exposição. Após análise, foram escolhidas as imagens para a mostra. Ficamos muito orgulhosos com o resultado”, explica o gerente de marketing do Plaza Shopping Itu, Edgar Silveira. As imagens foram escolhidas pelos critérios de importância histórica e qualidade para impressão.

Uma das fotos em exposição é inédita. O fotógrafo ituano Fernando Henrique editou digitalmente duas fotos de ângulos diferentes da Praça da Matriz. O resultado foi uma imagem panorâmica aérea do local, que contempla a Rua Barão do Itaim, a Igreja Nossa Senhora da Candelária e o Ituano Clube. “Percebi que duas fotos tinham sido tiradas do mesmo ponto. Fotos analógicas históricas da Igreja Matriz. Peguei as duas e comecei a trabalhar uma imagem panorâmica através do processo digital. O resultado foi uma visão muito mais ampla do Centro antigo da cidade”, revela o fotógrafo.

A visitação é gratuita e a exposição está posicionada em frente à Lotérica. As fotos também estarão disponíveis no site www.itu.com.br. O público também poderá interagir com a exposição, que foi produzida propositalmente sem as datas das fotos; portanto, os visitantes que conhecerem mais dados históricos de alguma das fotos que estão expostas, basta compartilhar a informação usando a hashtag #fotosantigasdeitu nas redes sociais.