Notícias sobre arte, cultura, turismo, gastronomia, lazer e sustentabilidade

Piracicaba recebe apresentação do Circuito Paulista de Viola neste sábado, 22

Piracicaba, por Kleber Patricio

Foto: Marcello Ferreira.

Neste sábado, 22 de julho, Piracicaba vai acolher o melhor da música de viola caipira. Esse é o Circuito Paulista de Viola, em uma apresentação do violeiro Levi Ramiro e convidados. O show faz parte das atrações do Minas Fest e acontece no Engenho Central, a partir das 17h, com entrada gratuita.

Realizado pela 3S Projetos, o Circuito Paulista de Viola vai cativar o público ao apresentar um jeito novo de fazer música tradicional, com a proposta de facilitar o acesso à música raiz de viola. O circuito também possibilita o encontro de vários violeiros do interior, despertando a nostalgia da vida no campo em uma variedade de estilos, com sensibilidade, ousadia e poesia.

No total, o circuito vai passar por 12 cidades em 16 apresentações no interior do estado de São Paulo, atingindo um público aproximado de 400 pessoas por etapa, o que totaliza mais de 6 mil espectadores. Todas as apresentações serão gratuitas e em locais de fácil acesso como teatros, auditórios e anfiteatros.

O Circuito Paulista de Viola conta com o mestre violeiro Levi Ramiro como anfitrião e vai receber outros músicos em participações especiais durante as apresentações. Os músicos convidados são Edu Guimarães, Marcelinho Faleiros, Marcão, João Arruda, Cícero Gonçalves e a dupla Rodrigo Nali e Rafael, entre outros. No repertório, Levi Ramiro e seus convidados irão passear por músicas autorais do violeiro e canções tradicionais da viola caipira, como Saudade da Minha Terra, de Goiá e Belmonte; Rio de Lágrimas, de Tião Carreiro e Pardinho e Triste Berrante, de Adauto Santos.

O Circuito Paulista de Viola é uma iniciativa da Secretaria de Cultura do Estado de São Paulo por meio do ProAC. O patrocínio desse evento é RB (Reckitt Benckiser), empresa global líder em bens de consumo de saúde e higiene.

O mestre da viola Levi Ramiro

Desde 1995, Ramiro adotou a viola como seu principal instrumento de trabalho, absorvendo esse universo cultural que vem ao encontro de suas raízes, motivo pelo qual ampliou sua produção musical na arte de tocar e também na de fabricar seu próprio instrumento. Com base nos valores da cultura caipira e misturando elementos que formam nossa música brasileira, Levi Ramiro celebra em suas composições a poesia e a simplicidade da vida interiorana.

Serviço:

O Circuito Paulista de Viola edição Piracicaba acontece no sábado, 22, às 17h, no Engenho Central (Av. Maurice Allain, 454, Nova Piracicaba) e faz parte da programação do Minas Fest. A entrada é gratuita, porém serão arrecadados alimentos não perecíveis e litros de leite, que serão doados para a Casa do Bom Menino de Piracicaba.