Notícias sobre arte, cultura, turismo, gastronomia, lazer e sustentabilidade

Pianistas Pablo Lapidusas e André Marques se apresentam no Lado B na próxima semana

Campinas, por Kleber Patricio

pablolapidusas_alta

Fotos: divulgação.

Artistas do primeiro time do instrumental brasileiro se apresentam no bar Lado B na próxima semana.

No feriado de 15 de novembro, terça-feira, o genial pianista argentino Pablo Lapidusas (foto) interpreta com seu trio o prestigiado projeto musical P.L.I.N.T. em colaboração com o baixista cubano Leo Espinosa e o baterista português Marcelo Araújo. O projeto rendeu uma indicação para o Jazzahead 2016 (Alemanha) como um dos 16 projetos a representar a música instrumental europeia neste ano.

Pablo Lapidusas tem uma relação de longa data com o Brasil. Nasceu em Buenos Aires, mas foi no Brasil que iniciou seus estudos de piano. Formou-se em música na Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) antes de fazer mestrado em Jazz na Escola Superior de Música de Lisboa (ESML).

Durante sua permanência no Rio de Janeiro, tocou e gravou com artistas de diferentes estilos, como Edu Lobo, Hermeto Pascoal, Sandra de Sá, Carlos Malta, Cesar Camargo Mariano e Marcelo D2, tendo excursionado com o rapper por 20 países e participado do Festival de Montreux e do Rock in Rio. Mudou-se para Lisboa, ingressando na Escola Superior de Música para fazer mestrado em performance jazzística. Sua carreira solo, marcada pelo lançamento dos álbuns Ouriço (2008) e Estrangeiro (2013), foi saudada com entusiasmo pela crítica.

Além dos seus trabalhos como músico, Pablo também atua como professor, realizando aulas e masterclasses em Portugal, Brasil, Índia e Argentina.

andre-marques-sexteto-2“O dom deste camarada é a música”

Na quarta, 16, o show é do não menos genial pianista André Marques, que chega com seu sexteto. “O dom deste camarada é a música. Ele veio para ficar. Vestido de harmonia, ritmo, bom gosto, técnica e, além de tudo, uma pessoa maravilhosa”, diz Hermeto Pascoal sobre André, que acompanha o multi-instrumentista há mais de 20 anos.

Neste show, o sexteto quer levar o público a uma viagem pelo Brasil através do som. Cada música é relacionada a uma cidade ou região do país e sua respectiva cultura musical. Folia de reis, catira, cururu, batuque de umbigada, boi-de-mamão, chacarera, bumba-meu-boi, maracatu e choro são alguns dos ritmos. “O Brasil é o país mais rico do mundo quando o assunto é música. Nenhum outro tem uma variação tão grande de estilos musicais, herdados do folclore, que deixam sua cultura tão linda e ímpar. Infelizmente, nos dias de hoje, a grande maioria da população não tem conhecimento disso. Ela tem sido cada vez mais massacrada por veículos de divulgação em massa, que só visam o lucro, trazendo uma pobreza muito grande e vergonhosa à nossa cultura musical”, afirma o pianista.

Além de André Marques, o sexteto é formado por Marcel Bottaro, contrabaixo; Fulvio Moraes, bateria; Guilherme Fanti, guitarra; Fabio Oliva, trombone e Diego Garbin, trompete.

Serviço:

Dia 15, terça, 21h – Show instrumental com Pablo Lapidusas Trio

Couvert: R$20,00

Dia 16, quarta, 21h – Show Instrumental com André Marques Sexteto

Couvert: R$20,00

Local: Bar Lado B (Av. Albino J. B. de Oliveira, 1240 – Barão Geraldo, Campinas/SP) -Telefone: (19) 3249-0014

Pablo Lapidusas Trio

https://www.youtube.com/watch?v=IknFNcBFuKM

André Marques Sexteto

https://www.youtube.com/watch?v=Bn4eqqvU6DE.