Notícias sobre arte, cultura, turismo, gastronomia, lazer e sustentabilidade

Peça infantil “A Fada das Formas e a Máquina da Preguiça” é oferecida gratuitamente a escolas de Campinas

Campinas, por Kleber Patricio

Foto: Grupo Último Tipo.

Foto: Grupo Último Tipo.

Com cenário produzido a partir de materiais recicláveis, figurinos coloridos e exóticos e trilha sonora composta por melodias incomuns e harmonias dissonantes justamente para chamar a atenção do público, A Fada das Formas e a Máquina da Preguiça é uma peça para crianças, mas que trata de temas relevantes para todas as idades, como o respeito às diferenças e ao meio ambiente. A montagem, do Grupo Último Tipo, será apresentada gratuitamente nos dias 3 e 4 de agosto, em três sessões, no Espaço Cultural Maria Monteiro, na Vila Padre Anchieta, a alunos de escolas públicas de Campinas. O espetáculo já passou pela cidade de Jundiaí e depois de Campinas segue para outros municípios do Estado de São Paulo.

A Fada das Formas e a Máquina da Preguiça desperta, através da música e da poesia, o olhar do espectador, a criatividade e a percepção para a inter-relação entre os seres e as coisas do mundo. “Precisamos abordar a importância das relações humanas e da nossa contribuição para a preservação do planeta. Levamos ao público de todas as idades uma experiência de reflexão sobre esse tema, além de contribuirmos para a conscientização ambiental, já que compomos nosso cenário e figurinos com materiais reciclados”, conta Velu Carvalho, uma das artistas do Grupo Último Tipo. As apresentações fazem parte do projeto Teatro nas Escolas, realizado pela produtora Direção Cultura com apoio da Secretaria de Cultura de Campinas e incentivo da Secretaria de Cultura do Estado de São Paulo via Programa de Ação Cultural (ProAC).

A iniciativa de dar acesso aos alunos de escolas públicas a peças de teatro tem como objetivo ampliar, por meio da arte e da cultura, as reflexões sobre temáticas abordadas em sala de aula e contribuir com o desenvolvimento sociocultural e a formação de cidadãos conscientes. As apresentações de teatro são gratuitas e acontecem tanto nas escolas como em teatros e espaços públicos das cidades. Além de Campinas, A Fada das Formas e a Máquina da Preguiça segue em temporada com espetáculos patrocinados pelas Lojas Torra Torra em Ribeirão Preto, Bauru e Piracicaba.

O Grupo Último Tipo

Há 28 anos, o grupo leva aos palcos uma mistura criativa, inusitada e poética de teatro e música. Bom humor, interatividade e alegria são protagonistas na trupe, que conta com um extenso repertório de peças totalmente autorais que abordam de forma leve e descontraída temas importantes e discutem questões ambientais, sociais e humanas. Criado em Goiânia (GO), o grupo está radicado em Campinas há 20 anos e, além dos espetáculos, possui dois CDs lançados. Mais informações: http://www.ultimotipo.com.br/site/.

Direção Cultura

A Direção Cultura, produtora cultural localizada em Campinas, desenvolve, desde 1999, projetos culturais em parceria com artistas, ONGs e espaços culturais de renome. São projetos de teatro, música, dança, artes visuais, preservação do patrimônio histórico, livros e produção audiovisual. Com o objetivo de transformar por meio da arte e da cultura, os projetos realizados pela Direção Cultura englobam responsabilidade social, educação, meio ambiente e cidadania e alcançam o público em geral, promovendo desenvolvimento da comunidade e resultados efetivos e transparentes. Mais informações: www.direcaocultura.com.br.

Descrição

A peça A Fada das Formas e a Máquina da Preguiça conta a história de um percussionista zangado que não entende a atenção que só os vocalistas recebem. Ele decide, então, criar uma máquina para lançar a preguiça em todos os cantores. Mas, ao testar a engenhoca na Fada das Formas, responsável por criar todas as formas do mundo, o percussionista acaba por gerar um verdadeiro caos. Nada mais se forma ou se mantém. A peça aborda a ação do ser humano sobre o meio ambiente e suas consequências, além de temas relevantes como bullying, inclusão social e cidadania.

Ficha Técnica

Duração: 50 minutos

Direção: Déo Piti

Orientação de Máscaras: Ésio Magalhães

Texto: Jara Carvalho

Música: Jara Carvalho e Déo Piti

Elenco: Déo Piti, Velu Carvalho, Lya Bueno e Jara Carvalho

Cenário: Último Tipo

Painel central: Vicente Magalhães e Flávia Tonelli

Figurino: Déo Piti

Iluminação: André Salvador

Serviço:

Espetáculo infantil A Fada das Formas e a Máquina da Preguiça

Local: Espaço Cultural Maria Monteiro – Rua Dom Gilberto Pereira Lopes, s/nº, Vila Padre Anchieta – Campinas/SP

Dias: 3 e 4 de agosto

Horário: Sessões às 10h e às 14h

Patrocínio: Lojas Torra Torra

Realização: Direção Cultura

Apoio: Programa de Ação Cultural (ProAC).