Notícias sobre Indaiatuba e Região com Kleber Patricio

Parque Mall Indaiatuba recebe festival de quadrinhos dia 16/9

Indaiatuba, por Kleber Patricio

O Parque Mall Indaiatuba recebe em setembro a 1ª HQ Fest, uma atração especial para os fãs de histórias em quadrinhos (HQ), comics, ilustrações e cultura pop. O evento, organizado pelo Estúdio EMT, ocorre no dia 16 (sábado), das 9h às 18h, com presença de personalidades e entrada gratuita para o público, que poderá interagir com mais de 60 quadrinistas de diversas tendências e estilos, de Indaiatuba e de todo Estado de São Paulo, que irão apresentar seus trabalhos.

A HQ Fest é inédita em Indaiatuba e trará uma programação diversificada. Entre as atrações, está a apresentação no Espaço Painel, com temas diversificados. O primeiro deles será às 11h, quando o jornalista Marcos Kimura vai falar sobre a influência de Frank Miller, Alan Moore e Neil Gaiman no pop contemporâneo.

No mesmo espaço, mas às 14h, o quadrinista e ilustrador brasileiro Laudo Ferreira se apresenta ao público para contar um pouco mais de seus trabalhos e sobre o mercado de quadrinhos nacionais e independentes.

Logo em seguida, às 14h30, Abelar Nagil mostrará sua arte em grafitti ao vivo para o público.

Ainda no Espaço Painel, às 15h, o ilustrador Pedro Mauro falará sobre os artistas que produzem HQs para exterior.

O desenhista Moacir Torres, organizador do festival. Foto: divulgação.

Muita cultura e conhecimento também poderão ser encontrados no espaço Bate Papo HQ, que contará com a presença de grandes nomes das histórias em quadrinhos. A partir das 16h, o primeiro painel será com Paulo Máfia, que é jornalista e editor Disney da Editora Abril e irá falar sobre lançamentos de quadrinhos da Disney.

Na sequência, outra presença ilustre será do quadrinhista brasileiro Luke Ross, que é artista exclusivo da Marvel no Brasil. Ele irá debater sobre o mercado de quadrinhos no mundo e vai contar como é feita a criação e desenvolvimento de trabalhos para a franquia.

Outra atração da HQ Fest será a presença de cosplays. Para participar, basta comparecer fantasiado e preparado para fazer fotos e se divertir no desfile, que ocorre a partir das 17h30.

O organizador do evento, cartunista Moacir Torres, acredita que o público comparecerá em peso nesta primeira edição da HQ Fest. “Este é o primeiro evento realizado em Indaiatuba e o grande diferencial é que no Parque Mall, além de excelente estrutura, com lojas e praça de alimentação, a entrada será totalmente gratuita. Outros eventos costumam cobrar ingresso, por isso acredito que teremos muitos visitantes.”

A 1ª HQ Fest conta com o apoio do Parque Mall, Editora Abril, site Nerd Interior, Colégio Episteme e Geek’s Bar.

Serviço:

1ª HQ Fest no Parque Mall

Quando: 16 de setembro (sábado)

Horário: das 9h às 18h

Endereço: Rua das Primaveras, 1050

Evento gratuito

Programação

– 9h – Abertura oficial

– 11h – Painel com Marcos Kimura – A influência de Frank Miller, Alan Moore e Neil Gaiman no pop contemporâneo

– 14h – Painel com Laudo Ferreira – Produção de quadrinhos nacionais e independentes

– 14h30 – Abelar Nagil – Grafite ao vivo para os participantes

– 15h – Painel com Pedro Mauro – Artistas que produzem HQs para o mercado exterior

– 16h – Painel com Paulo Máfia – Lançamentos de quadrinhos Disney

– 17h – Painel com Luke Ross – Criação e desenvolvimento de Quadrinhos para a Marvel

– 17h30 – Desfile de Cosplay

– 18h – Encerramento.