Notícias sobre Indaiatuba e Região com Kleber Patricio

Palestra aborda memória da Casa-Museu Ema Klabin e suas relações com a cidade de São Paulo

São Paulo, por Kleber Patricio

Salão principal Casa-Museu Ema Klabin, onde estão os objetos mais valiosos da coleção. Espaço foi decorado por Della Stufa. Foto: divulgação.

No próximo dia 23 de setembro, das 11h às 13h, acontece a palestra Casa Museu Ema Klabin: História e Memória, ministrada pela doutora em História da Arte Ana Maria Hoffmann. No encontro, será abordada a história da casa, sua relação com a criação do bairro Jardim Europa, as relações com a coleção e sua atual expografia. Também serão feitas comparações com outras casas-museu ou museus temáticos. As inscrições são gratuitas e podem ser realizadas pelo site http://emaklabin.org.br/palestras/primavera-de-museus-historia-e-memoria.

O objetivo desta conversa será mapear a tessitura da memória no projeto da colecionadora e das atividades da Fundação Ema Klabin, sua relação com a história da cidade de São Paulo e do colecionismo público e privado.

A iniciativa faz parte da 11ª Primavera dos Museus, ação coordenada pelo Instituto Brasileiro de Museus (Ibram) que acontece de 18 a 24 de setembro. Nessa edição, mais de 900 museus de todo o país oferecem ao público 2.500 atividades especiais, como visitas mediadas, palestras, oficinas e exibição de filmes.

Foto: divulgação.

Casa-Museu completa dez anos e está aberta a visitação

A Casa-Museu Ema Klabin reúne mais de 1.500 obras, entre pinturas do russo Marc Chagall e do holandês Frans Post, dos modernistas brasileiros Tarsila do Amaral, Di Cavalcanti, Portinari e Lasar Segall, talhas do mineiro Mestre Valentim, mobiliário de época e peças arqueológicas e decorativas. A Fundação Ema Klabin comemora em 2017 dez anos.

O espaço cultural abre de quarta a domingo das 14h às 17h (com permanência até às 18h), sem agendamento. Aos finais de semana e feriados a visita tem entrada franca. Nos outros dias, o ingresso custa R$10,00 (inteira) e R$5,00 (meia).

Serviço:

Palestra Ana Hoffmann: Primavera de Museus – Casa Museu Ema Klabin: História e Memória

Data: 23 de setembro – sábado

Horário: 11h às 13h

Entrada franca

30 vagas por ordem de inscrição

Inscrição: http://emaklabin.org.br/palestras/primavera-de-museus-historia-e-memoria

Fundação Ema Klabin: Rua Portugal, 43, Jardim Europa – São Paulo/SP – Fone: (11) 3897-3232 www.emaklabin.org.br.