Notícias sobre arte, cultura, turismo, gastronomia, lazer e sustentabilidade

Paço Municipal de Campinas e MIS recebem exposição ‘Código Facial’

Campinas, por Kleber Patricio

Divulgação.

Divulgação.

A inusitada exposição Código Facial chega a Campinas no dia 4 de novembro em dois locais: no saguão do Paço Municipal e no Museu da Imagem e do Som (MIS). Trata-se de uma obra híbrida site specific (desenvolvida para um espaço específico) das artistas Cássia Aranha e Luciana Mantovani, que envolve artes visuais, realidade aumentada, dramaturgia e videoperformance. O projeto foi contemplado no Edital ProAC Artes Integradas 40/2015, da Secretaria de Cultura do Estado de São Paulo.

A mostra é fundamentada no livro Multidão, de Michael Hardt e Antonio Negri, que busca explorar poeticamente o conceito de que cada um de nós é uma singularidade em um mar de relações. “O que é tratado em Código Facial é esse olhar subjetivo que reconhece os códigos singulares de cada parte de uma multidão. No entanto esse ‘reconhecer’ – do latim recognoscere – conhecer de novo ou identificar algo que já era conhecido, desnuda uma multidão caótica, confusa, mergulhada em uma solidão agonizante, que as coloca em uma busca constante de preenchimento, de completude”, destaca Cássia.

Para a mostra, foram criados perfis ficcionais e ações cênicas a partir da produção fotográfica de retratos e entrevistas com os frequentadores do MIS e do Paço, que se tornaram anônimos após a sobreposição de códigos sobre seus rostos. Esta iniciativa aconteceu também em outros pontos de São Paulo, como o CEU Heliópolis Profª Arlete Persoli, CCJ – Centro Cultural da Juventude e CCSP – Centro Cultural São Paulo. Hábitos, gostos e perfis foram traçados durante as entrevistas, que motivaram o desenvolvimento de personagens e os temas das performances criadas por Luciana Mantovani.

Com o uso de um aplicativo gratuito de realidade aumentada (Aurasma) e de dispositivos tecnológicos portáteis (celulares ou tablets),  o público  poderá vivenciar uma experiência dramatúrgica performática, ao mesmo tempo em que construirá imageticamente um retrato subjetivo de frequentadores de cada um dos espaços expositivos.  Haverá monitores nos locais para auxiliar a visitação e também totens explicativos.

Para os interessados em mergulhar nesse universo criativo da exposição, haverá um workshop gratuito no MIS, no dia 26 de novembro, às 16h.  As inscrições devem ser feitas até o dia 25 pelo e-mail codigofacial@gmail.com.

Ficha técnica

Concepção e direção: Cássia Aranha

Criação artística: Cássia Aranha e Luciana Mantovani

Artista Visual – fotografia, arte móvel e realidade aumentada: Cássia Aranha

Direção Cênica – dramaturgia, interpretação e figurino: Luciana Mantovani

Câmera em estúdio e edição videográficas: Anderson Brostt

Produção: Cássia Aranha e Luciana Mantovani

Produção de estúdio: Marcos Moura e Marco Keppler

Maquiagem e visagismo: Fernanda Mourão.

Serviço:

Exposição Código Facial

Onde: Paço Municipal de Campinas (Av. Anchieta, 200, Centro), das 9h às 17h30 – Monitoria: das 9h às 14h

Museu da Imagem e do Som (Rua Regente Feijó,  859, Centro), das 9h às 20h – Monitoria: das 13h às 18h

Quando: 4 de novembro a 4 de dezembro

Entrada gratuita.