Notícias sobre arte, cultura, turismo, gastronomia, lazer e sustentabilidade

Obra de Luiz Melodia é reverenciada em show especial e singles de Cristina Guimarães

São Paulo, por Kleber Patricio

Fotos: Vinicius Campos.

‘Presente Cotidiano’, de Luiz Melodia (1951–2017), foi a primeira música do compositor carioca feita para Gal Costa, que a gravou em 1973 no icônico álbum ‘Índia’. Os irreverentes versos “tá tudo aí/ quem vai querer comprar banana?” chamaram a atenção de Gal e também foram gravados pelo próprio autor no álbum ‘Mico de Circo’, de 1978. A canção ganha agora uma interpretação contemporânea inédita na voz de Cristina Guimarães e uma nova roupagem estética, com cordas soltas e inspirações psicodélicas, traçadas pelas mãos do músico e arranjador André Bedurê. O single ‘Presente Cotidiano’ será lançado no próximo dia 26 de abril nas principais plataformas de áudio. Pré save aqui.

Feras que Virão

O primeiro single deste novo de trabalho de Cristina Guimarães, ‘Feras que Virão’, também composto por Luiz Melodia (do álbum ‘Nós’, de 1980) foi lançado no início de 2024 com a participação especialíssima de Cida Moreira, cantora, atriz e pianista com mais de 40 anos de carreira, parte viva e criativa da história da MPB. A interpretação singular, de timbre grave e aveludado de Cristina, imprime sua identidade ao lado da personalidade cênica dramática de Cida Moreira. Encontro especial e harmônico de duas potências vocais em seu máximo brilho e elegância. A gravação traz um arranjo jazzístico com texturas inspiradas no universal e clássico Clube da Esquina, uma das principais referências de Bedurê.

Ouça o single ‘Feras que Virão’ | Assista o vídeo da gravação do single ‘Feras que Virão’

‘Presente & Cotidiano’: o show completo – estreia em 2024

Cristina Guimarães e Cida Moreira.

O projeto começou em 2023, quando Cristina se uniu aos músicos André Bedurê, Rovilson Pascoal e Gustavo Souza para criar o show “’Presente & Cotidiano’, reverência ao trabalho de Melodia, cuja poesia se apresenta até hoje de forma desafiadora, singular e moderna na cena musical brasileira. Em 2023, foram realizadas apresentações pontuais e ensaios abertos do show em locais como o Teatro da Rotina e a Casa do Mirante, em São Paulo, com excelente recepção do público.

No segundo semestre de 2024, ‘Presente & Cotidiano – Cristina Guimarães, com participação de Cida Moreira’, fará seu lançamento em formato completo. O repertório será totalmente formado por canções compostas e gravadas por Luiz Melodia ao longo de seus mais de 40 anos de carreira, com arranjos originais de Bedurê e a voz de duas artistas que trazem em comum a originalidade nas interpretações e releituras. ‘Feras que Virão’, ‘Presente Cotidiano’ e ‘Giro de Sonhos’ com certeza estarão no repertório do show, ao lado de canções clássicas de Melodia já conhecidas pelo grande público, como ‘Magrelinha’, ‘Estácio holly Estácio’, Juventude Transviada”, entre outras. O show terá participação de Cida Moreira, em ‘Feras que Virão’ e outras músicas, além de outros nomes convidados. Todo o trabalho tem arranjos, produção e direção musical de André Bedurê, que também fará participação especial no show (em breve mais informações sobre a estreia e circulação do show).

Do Divã aos Palcos

Cristina Guimarães é filha de pianista e descobriu o amor pelo canto na juventude. Se dedica à música desde 1990. Estudou canto, formou-se em Psicologia, cursou Psicanálise e segue em formação no Instituto Vox de Pesquisa em Psicanálise, em São Paulo, onde também atua como psicanalista. “A música veio antes, sempre estive na música. Mas sinto que a psicanálise me permitiu entrar com tanta inteireza nesta arte. A psicanálise abriu os caminhos. Para mim, o que enlaça uma e outra é a palavra. Cantada, falada, escutada, lida”, comenta.

Cristina cantou ao lado de instrumentistas de renome, como o pianista Bebeto Von Buettner, o baterista Ramon Montagner e, no Trio Azeviche, com o guitarrista Bruno Mangueira e o baixista Marcos Souza, entre outros. Em 2017, a pianista e cantora Cida Moreira, com quem estudava canto, incentivou-a gravar seu primeiro trabalho, que resultou no EP ‘Em Canto’, lançado em 2022 na formação de voz e piano, retomando assim a relação com a voz cantada. O EP traz quatro faixas: ‘Caso Você Case’ (Vital Farias), ‘Dindi’, um clássico de Tom Jobim (parceria com Aloysio de Oliveira), ‘Tempo Velho’, de Douglas Germano – compositor contemporâneo expoente do samba paulista – e uma pérola de Lupicínio Rodrigues, ‘Nunca’, que fecha o EP.

(Fonte: Marina Franco Assessoria de Imprensa)