Notícias sobre arte, cultura, turismo, gastronomia, lazer e sustentabilidade

“O Pequeno Colecionador”: Projeto com brinquedos criados por destacados artistas contemporâneos chega ao RJ

Rio de Janeiro, por Kleber Patricio

Irmãos Campana -“Formiga e Bob” -série Mandacaru (2020) – tecido sustentável. Imagens: divulgação.

Grandes nomes da arte moderna do século passado, como Torres Garcia, Alexandre Calder e Paul Klee, dedicaram parte de suas trajetórias para criar brinquedos para crianças. Inspirados neles, os artistas Artur Lescher, Mariane Klettenhofer e a diretora vice-presidente do Instituto Inhotim, Paula Azevedo criaram o projeto O Pequeno Colecionador, que convida destacados artistas contemporâneos a criarem brinquedos para crianças de todas as idades. “O projeto busca pensar sobre a arte e a experiência do brincar em suas diversas formas, histórias e culturas”, dizem os idealizadores.

Lenora de Barros, Julio Villani, Irmãos Campana, Leda Catunda e Laura Vinci, entre outros 36 artistas já criaram brinquedos para o projeto, que surgiu em 2018, em São Paulo e chega pela primeira vez ao Rio de Janeiro sendo apresentado na Samba Arte Contemporânea, em São Conrado, a partir do dia 3 de junho.

Apesar de serem brinquedos, as obras não são voltadas apenas para o público infantil, mas para pessoas de qualquer faixa etária que queiram trabalhar o lúdico, o brincar e, também, começar uma coleção. “A experiência do brincar estimula a criatividade, o senso de trabalhar em conjunto, que são coisas que os adultos também podem levar para as suas vidas pessoais. Achamos que muitas vezes falta um pouco de humor e criatividade na vida dos adultos e isso pode ser estimulado com os brinquedos”, afirmam os idealizadores.

Hilal Mira – 2019 – acrílico, lâmpada de LED, bateria, tinta e acessórios – 16cm X 16cmX 14cm.

Mais do que brinquedos, as peças são obras de arte, com tiragem limitada, assinadas e certificadas. “Todos guardam uma identidade muito forte com o autor. O coeficiente artístico daquele brinquedo está presente, então é possível identificar a poética do artista em todos esses elementos. Além da experiência do brincar, do coletivo, do jogar, também tem uma experiência estética”, ressaltam Artur Lescher, Mariane Klettenhofer e Paula Azevedo.

Com o projeto, os idealizadores pretendem estimular a relação com as artes desde a infância, aproveitando o gosto das crianças pelo colecionismo de forma geral, para estimular uma relação de afeto com a arte, assim como em pessoas que desejam começar uma coleção. “Criança gosta de colecionar e não é necessário esperar chegar à fase adulta para começar uma coleção de arte. Além de não colecionar só pelo valor financeiro, mas também criar uma outra relação com a arte, um outro olhar, repensando até mesmo o mercado de arte”, afirmam.

O projeto tem uma forte carga educacional e, além dos brinquedos, os organizadores também promovem oficinas, palestras e atividades on-line.

Sobre os idealizadores

Artur Lescher se destaca no atual panorama da arte contemporânea por suas obras tridimensionais. Obteve reconhecimento a partir de sua participação na 19ª Bienal de São Paulo, em 1987. Desde então o artista vem apresentando um sólido trabalho, resultado de uma pesquisa em torno da articulação entre matéria, forma e pensamento.

Mariane Klettenhofer é formada em Arquitetura e Urbanismo pela FAUUSP e possui mestrado em Arte, Filosofia e Pensamento Crítico pela European Graduate School. Atua nas áreas de educação e design. Já foi assistente de artista e trabalhou em museus como MASP e MAM-SP.

Paula Azevedo é diretora vice-presidente do Instituto Inhotim. Recentemente foi diretora de relações institucionais e governança no Instituto Tomie Ohtake. Também foi coordenadora do Núcleo Contemporâneo do MAM -SP, instituição que dirigiu até 2019. Faz parte do conselho administrativo do Instituto de Arte Contemporânea, trabalha com catalogação e management de coleções privadas.

Sobre a galeria

A Samba Arte Contemporânea, fundada em 2015 por Arnaldo Bortolon e pela artista Cali Cohen, é um espaço que privilegia o diálogo contínuo entre artistas renomados e emergentes de diferentes gerações e regiões brasileiras. Com seu variado acervo em exposição permanente, apresenta de forma singular as obras desses artistas, que colocados lado a lado, nos oferecem inúmeras possibilidades de apresentação e percepção, independentemente de escala, suporte e técnica.

A galeria possui dois espaços expositivos e sua ocupação se alterna entre as exposições de acervo, as individuais dos artistas representados e as de projetos curatoriais particulares. Os dois espaços estão permanentemente abertos, conversam entre si e são complementares. Atua em cooperação com projetos de integração da arte com o entorno, extrapolando o espaço expositivo da galeria e aproximando as obras dos artistas do público circulante.

A galeria trabalha com Antônio Bandeira, Antônio Dias, Anna Maria Maiolino, Ascânio MMM, Diogo Santos, Eduardo Sued, Fernando Brum, Franz Weissmann, Ione Saldanha, José Rezende, Jota Testi, Manfredo de Souzanetto, Roberval Borges, Rubens Gerchman, Rubem Ludolf, Thiago Haidar, Viola Pineider e Washington da Selva, entre outros.

Serviço:

O Pequeno Colecionador  

Lançamento: 3 de junho de 2022

Samba Arte Contemporânea

Shopping Fashion Mall – São Conrado

Estrada da Gávea 899 – 2º piso – loja 231

Rio de Janeiro (RJ)

De segunda a sábado, das 12h às 20h. Domingos e feriados, das 14h às 20h.

(21) 3082-0337

Entrada franca

www.sambaartecontemporanea.com.

(Fonte: Midiarte Comunicação)