Notícias sobre arte, cultura, turismo, gastronomia, lazer e sustentabilidade

‘No Banheiro Sujo de Um Bar Qualquer’ estreia no Teatro Estrada, em Indaiatuba

Indaiatuba, por Kleber Patricio

Fotos: Divulgação/Teatro Estrada.

Depois de sucesso de público e crítica na capital paulista, o dramaturgo e diretor Marcio Tito, juntamente com o coletivo Tragédia Pop, estreia sua nova montagem, “No Banheiro Sujo de Um Bar Qualquer”, no dia 4 de maio, às 19h e às 20h30, no Teatro Estrada, em Indaiatuba. O espetáculo é uma fábula urbana e mundana livremente inspirada nas obras de Bernard-Marie Koltès, Fernanda Young, Mário Bortolotto e Vange Leonel. “É uma prece para os desvalidos e um rito social destinado a legendar o espírito daqueles e daquelas que trazem consigo algum tipo de resistência ou espanto pela vida”, diz o dramaturgo.

O texto de Marcio Tito retrata a eletrizante realidade de um grupo de outsiders e amplia as diversas trajetórias e personagens pela via de um sem fim de quiproquós e memórias que irrompem no contexto da cena. Johnny Pancadinha, um lendário malandro da região central da cidade de São Paulo supostamente assassinado por uma dupla de vagabundos é o mote para uma fábula memorial e, ao mesmo tempo, implicada no exercício da ação contínua.

Sobre a obra

Profundamente preocupada com um elenco que resolva em cena um enredo medianamente complexo e, sobretudo, que traga consigo uma mensagem poética acerca dos excluídos e confronte as teatralidades tradicionais pela via de uma mecânica outrora melhor reconhecida como íntima aos meios cinematográficos ou das histórias em quadrinhos, “‘No Banheiro Sujo de Um Bar Qualquer’ situa as personagens apresentadas e, as situações, embora dramáticas e até mesmo tragicômicas, confirmam um tipo de paisagem acerca de uma São Paulo que nos entrega “vida e morte em um mesmo delivery”, como pontua a dramaturgia.

O elenco é composto por Arthur Soares, Azul Silvestre, Breno Roque, Daniel Maschiari, Vânia Barboni, Gabriel Batista, Virgínia Nascimento, Alessandro Imperador, Luiz Vieira e Aimê Reis.

Sobre Marcio Tito

Marcio Tito é dramaturgo e diretor teatral, além de crítico, editor e entrevistador no site Deus Ateu. Entre 2015 e 2016, como autor teatral, foi premiado pelo Concurso Nacional de Indaiatuba e, no mesmo ano, também se viu premiado pelo Concurso Nacional de Dramaturgia (oferecido pelo Instituto da Memória, SP). Em 2019, foi indicado como melhor autor na categoria monólogo do Festival Fescette, em Santos.

É formado em Dramaturgia pela São Paulo Escola de Teatro e, como ator, além de ter cursado até o último período da Escola de Atores Wolf Maya, estreou mais de dez montagens – dentre as listadas, destacam-se as multipremiadas “Roberto Zucco” e “Liz”, com direção de Rodolfo García Vázquez, em 2013, com a Cia Os Satyros.

Foi convidado a dirigir o espetáculo “Entre Quatro Paredes”, de Sartre, no Festival De Artes Vertentes, em Tiradentes (MG) em 2017 (Unesp) e, também como diretor convidado, dirigiu a atriz Aline Paiva em “Tentativas Contra A Vida Dela”, de Martin Crimp, na Universidade de São Paulo (USP, 2018).

Escreveu críticas e resenhas para a revista Antro Positivo e com esta cobriu mostras e festivais nacionais e internacionais – destacam-se, dentre estes, a Mostra Internacional de Teatro de SP (MIT) e o Festival Contemporâneo de Dança de SP (FDC, 2018). No Rio de Janeiro, ainda com a revista, fez a cobertura do Cena Brasil Internacional. Em São José do Rio Preto, acompanhou como crítico oficial o Festival Internacional de Teatro (FIT, 2017). Na Bahia, ainda escrevendo reflexões e críticas sobre espetáculos, participou do Encontro das Artes. (IC, 2016).

Com o site Deus Ateu, entrevistou os mais importantes nomes das artes e da cultura teatral do país, organizou e curou a Antologia Virtual da Poesia Contemporânea Brasileira e lançou inúmeros e inúmeros jovens artistas.

Ficha Técnica:

Texto, direção e cenário: Marcio Tito

Dramaturgismo e concepção sonora: Alexandre Gnipper

Elenco: Arthur Soares, Azul Silvestre, Breno Roque, Daniel Maschiari, Vânia Barboni, Gabriel Batista, Virgínia Nascimento, Alessandro Imperador, Luiz Vieira e Aimê Reis.

Luz e figurinos: Criação coletiva

Artista convidada: Nayra Nunes

Serviço:

No Banheiro Sujo de Um Bar Qualquer

Datas: 4 de maio, às 19h e às 20h30

Duração: 50 minutos

Classificação Indicativa: 18 anos

Onde: Teatro Estrada – R. Cinco de Julho, 1552 – Centro, Indaiatuba (SP)

Ingressos: R$50,00 (inteira) e R$25 (meia).

(Fonte: Barboni Press e LV Comunicação)