Notícias sobre arte, cultura, turismo, gastronomia, lazer e sustentabilidade

Música erudita e jazz se unem em concerto inédito da Sinfônica de Indaiatuba

Indaiatuba, por Kleber Patricio

cartaz setembroEm setembro, a Orquestra Sinfônica de Indaiatuba realiza um concerto inédito que vai unir dois importantes gêneros musicais: a música erudita e o jazz. Para este programa, a Orquestra convida o Trio Matiz, formado pela pianista Eloá Gonçalves, pelo baterista Lucas Casacio e pelo contrabaixista Daniel Ribeiro “Pezim”. Recém premiado pelo edital do FICC e ProAC, o grupo esta lançando seu primeiro disco com participações de grandes músicos do cenário da música instrumental brasileira como Nailor Azevedo “Proveta”, Fabio Peron, Diego Garbin e Alan Palma. Junto ao trio, o saxofonista e compositor Weber Marely é também um dos solistas convidados.

O programa contará com um repertório inteiramente autoral com arranjos elaborados para a Orquestra Sinfônica de Indaiatuba. O destaque é a execução da obra Suite Ânima – III. Sereia, de Newton Carneiro, compositor paulista que teve várias de suas peças estreadas por importantes orquestras brasileiras como a Jazz Sinfônica e a Osusp, além de peças da pianista compositora natural da cidade de Matão Eloá Gonçalves e de Weber Marely, que hoje reside em Indaiatuba. “As obras trazem toda a sofisticação da música de concerto com a informalidade do Jazz e uma pitada de música brasileira”, comenta o maestro Paulo de Paula.

O concerto é uma realização da Secretaria de Cultura de Indaiatuba e da Associação Mantenedora da Orquestra de Indaiatuba e acontece no dia 9 de setembro às 20 horas na Sala Acrísio de Camargo (Ciaei) – Av. Eng. Fabio Roberto Barnabé, 3665, Jd. Regina, Indaiatuba/SP.

Solistas convidados

divulgacao 2

O baterista do Trio Matiz, Lucas Casacio.

Trio Matiz

O Trio Matiz teve início a partir do desejo de se fazer um trabalho de pesquisa e explorar a linguagem específica dos trios de música instrumental, com referência nos trios de jazz, que tiveram seu início nos EUA e mais tarde influenciaram de maneira bastante significativa a música instrumental brasileira. Valendo-se do background musical de cada um de seus integrantes, que percorrem tanto o jazz quanto a música popular brasileira instrumental e demonstram interesse e afinidade pela música erudita, o trio se utiliza dessa instrumentação e linguagem específica, que tem como características marcantes a liberdade e a leveza da sonoridade, para apresentar um repertório autoral e inédito. Em seu primeiro disco, o Trio Matiz contou com a participação especial de importantes nomes do cenário da música instrumental brasileira como o compositor, arranjador e clarinetista Nailor Azevedo “Proveta”, o bandolinista Fabio Peron, o trompetista Diego Garbin e o trombonista Alan Palma. Selecionado em dois prêmios para gravação de CD e circulação de shows (o municipal da cidade de Campinas, FICC, e o estadual ProAC), o trio excursionou divulgando o seu primeiro CD por teatros e espaços culturais por mais de 10 cidades do estado de São Paulo.

O saxofonista Weber Marely. Fotos: divulgação.

O saxofonista Weber Marely. Fotos: divulgação.

Weber Marely

Weber Marely é saxofonista, compositor e arranjador formado em música popular pela Unicamp. Como saxofonista, estudou com Celso Veagnoli, Vinicius Dorin, Branford Marsalis, Bob Mintzer, Ademir Junior, Marcelo Martins, Zé Canuto, Tom Walsh, Michael Tracy, Idriss Boudrious e Proveta, entre outros. Estudou arranjo e composição com Silvio Ferraz, José Augusto Mannis, Denise Garcia, Mario Campos, Rodrigo Morte e Vittor Santos. Tem atuado como compositor de trilhas para publicidade desde 2013, tendo trabalhado com diversas marcas nacionais e internacionais, como Coca cola, IBM, Voll Pilates, Itel e FMC, entre outras.

Como saxofonista, tem se apresentado ao lado de artistas em São Paulo e região. Participou da gravação do disco Compacto, do Coletivo Orquestral da Unicamp, sob orientação do compositor e maestro Mario Campos. Venceu o segundo lugar no Prêmio Nabor Pires de Camargo em 2015. Venceu o Festival da Canção de Indaiatuba acompanhando a cantora Renata Gontijo e foi semifinalista do concurso internacional de saxofones Victor Assis Brasil, em Brasília, no ano de 2015.

Serviço:

Orquestra Sinfônica de Indaiatuba – Concerto Jazz

Dia: 09/09/2016

Horário: 20 horas

Local: Ciaei – Av. Eng. Fabio Roberto Barnabé, 3665 Jd. Regina – Indaiatuba/SP.