Notícias sobre arte, cultura, turismo, gastronomia, lazer e sustentabilidade

Museu Republicano oferece palestra sobre história, política e cultura argentina

Itu, por Kleber Patricio

Foto: Rafael Leão/Unsplash.

O Museu Republicano de Itu oferece no dia 22 de julho, no auditório do seu Centro de Estudos (Rua Barão do Itaim, 140, Centro), a palestra “Editores, editoriales y cultura de izquierdas en la Argentina, 1930–1960”, que será ministrada pela Profa. Dra. Adriana Petra, da Universidad Nacional de San Martín, de Buenos Aires.

Historiadora e pesquisadora, ela se dedica à história intelectual, história das esquerdas e das culturas políticas. Atualmente é investigadora independente do Conselho Nacional de Investigações Científicas e Técnicas (Conicet) da Argentina, com sede no Laboratório de Investigações em Ciências Humanas (LICH).

Após a palestra, que será ministrada em espanhol, os participantes ainda terão a oportunidade de realizar uma visita técnica à Biblioteca Edgard Carone, mediada pelo bibliotecário José Renato Galvão, e uma visita guiada ao Museu Republicano, promovida pelo Serviço Educativo da instituição.

Gratuita, a palestra terá início às 10h e não é necessária inscrição prévia. Ao final, haverá emissão de certificado com carga horária para os participantes. Aos interessados, para mais informações a respeito, entrar em contato com o Museu Republicano por e-mail (biblmrci@usp.br) ou por telefone (11 4023-2525 menu 4).

História do Museu Republicano

O Museu Republicano “Convenção de Itu” foi inaugurado pelo então presidente do Estado de São Paulo, Washington Luis Pereira de Sousa, a 18 de abril de 1923 e, desde então, subordinou-se administrativamente ao Museu Paulista que, em 1934, tornou-se Instituto complementar da recém-criada Universidade de São Paulo e a ela se integrou em 1963.

É uma instituição científica, cultural e educacional, especializada no campo da História e da Cultura Material da sociedade brasileira, com ênfase no período entre a segunda metade do século XIX e a primeira metade do século XX, tendo como núcleo central de estudos o período de configuração do regime republicano no Brasil.

Encontra-se instalado em sobrado histórico em Itu, erguido nas décadas iniciais do século XIX, e que se tornou residência da família Almeida Prado. Foi nesse local que se realizou, em 18 de abril de 1873, uma reunião de políticos e proprietários de fazendas de café para discutir as circunstâncias do país e que, posteriormente, se transformou na famosa Convenção Republicana de Itu, marco originário da campanha republicana e da fundação do Partido Republicano Paulista.

(Fonte: Ex-Libris Comunicação Integrada)