Notícias sobre arte, cultura, turismo, gastronomia, lazer e sustentabilidade

Museu discute a questão da repatriação de obras de arte

São Paulo, por Kleber Patricio

Crista da região de Cross River, Nigéria. Foto: Christie’s Image Ltd.

Um assunto que vem instigando museus em todo o mundo é a questão da repatriação de obras de arte. O presidente da França, Emmanuel Macron, anunciou o desejo de que artes saqueadas da África subsaariana durante a era colonial sejam devolvidas. Essa questão aparece na ordem do dia com o lançamento do relatório  elaborado pelos pesquisadores Bénédicte Savoy e Felwine Sarr – trata-se de uma pauta global que atravessa não só o campo da arte, mas a forma como se constroem e se entendem as políticas identitárias contemporâneas.

Para falar sobre o assunto, a Casa-Museu Ema Klabin promove no próximo dia 16 de março, das 11h às 13h, a palestra Museus e identidades: a questão da repatriação de obras de arte. O encontro será ministrado pela  pesquisadora Sabrina Moura e as inscrições podem ser realizadas no site https://emaklabin.org.br/.

Sobre a palestrante:

Sabrina Moura é pesquisadora, docente e curadora e doutoranda no departamento de História da Unicamp, onde realiza pesquisa sobre os usos da noção de diáspora africana na Bienal de Dacar (1980 e 2000). Possui mestrado em Estética e História da Arte (Universidade Paris VIII), mestrado em direção de projetos culturais (Universidade Paris III Sorbonne Nouvelle). Concebeu programas públicos em instituições como Videobrasil, SESC-SP, Goethe Institut e World Biennial Forum, entre outras. Em 2015, organizou o livro Panoramas do Sul: Perspectivas para outras geografias do pensamento (Edições SESC-SP, Videobrasil). Foi membro do comitê de seleção da edição de 2015 do Aimia Photography Prize (Art Gallery of Ontario). Foi pesquisadora visitante no Instituto de Estudos Africanos da Universidade de Columbia.

Serviço:

Palestra – Museus e identidades: a questão da repatriação de obras de arte

Data: 16/3/2019 – sábado

Horário: 11h às 13h

Inscrição: www.emaklabin.org.br

Vagas: 30

Investimento: R$40,00

Fundação Ema Klabin: Rua Portugal, 43, Jardim Europa – São Paulo/SP – telefone (11) 3897-3232.