Notícias sobre arte, cultura, turismo, gastronomia, lazer e sustentabilidade

Museu da Casa Brasileira recebe concerto inédito da Orkestra Bandida

São Paulo, por Kleber Patricio

Foto: Paulo Liebert.

O Museu da Casa Brasileira, instituição administrada pela Fundação Padre Anchieta, apresentará na sexta-feira, 16 de setembro, às 19h30, um concerto inédito da Orkestra Bandida. O público do show poderá conhecer o material do novo disco do grupo que será lançado em breve. Entrada gratuita.

A Orkestra Bandida faz parte do Coletivo Tarab, que conecta vertentes e culturas passando pela música modal do Oriente Médio, Turquia, Mediterrâneo e Balkans ao mundo árabe e a música instrumental Brasileira.

O grupo apresenta uma formação musical e cênica composta por diversos instrumentos e a banda é conduzida pela voz melódica principal do Clarinete Ocidental e o Clarinete Oriental que, apesar de serem antagônicos, apresentam diversas proximidades e sincretismos presentes no choro, no samba e no baião nordestino, por exemplo. Além disso, as flautas de madeiras orientais (Ney, Kaval) evocam os pifes, as flautas indígenas e todo o universo lúdico do sopro brasileiro.

Novidade | A partir deste mês, as apresentações do projeto Música no MCB também acontecerão às sextas-feiras à noite – dia que o Museu tem entrada gratuita e funciona até às 22hs – ao invés do domingo de manhã. “Queremos expandir as apresentações musicais, oferecendo às sextas-feiras noturnas como uma nova opção de lazer para o público do museu e do entorno, apresentando a tradicional e diversa programação musical do MCB”, comenta Giancarlo Latorraca, diretor técnico do Museu da Casa Brasileira.

Confira o repertório:

1 – Oriental Express

2 – Track Dance

3 – Silistranka Tropanka

4 – Nihavent

5 – Tiz-tiz

6 – Istemen Babrasil

7 – Farizanov Çoçek

8 – Chukro Rak’s

9 – Aparani Par

10 – Troika

11 – Pentozali

12 – Roma çoçek

13 – Ciganko

14 – Hicazkar Oyun Havasi

15 – Sofistic Çoçek

16 – Balada

Músicos: Mario Aphonso III | Ian Nain | Bruno Menegatti | Gustavo Souza | Francisco Lobo | Eliezer Tristão | Bruna Milani

Participação especial do Grupo de Dança do Coletivo Tarab.

Serviço:

Música no MCB | Orkestra Bandida

Data: 16 de setembro, sexta-feira

Horário: 19h30

Entrada gratuita

Local: terraço do Museu da Casa Brasileira

Av. Brig. Faria Lima, 2.705 – Jardim Paulistano, SP

Próximo à estação Faria Lima da Linha Amarela do Metrô.

Sobre o MCB | O Museu da Casa Brasileira, instituição da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo, administrada pela Fundação Padre Anchieta, dedica-se, há 52 anos, à preservação e difusão da cultura material da casa brasileira, sendo o único museu do país especializado em arquitetura e design. A programação do MCB contempla exposições temporárias e de longa duração, com uma agenda que possui também atividades do serviço educativo, debates, palestras e publicações contextualizando a vocação do museu para a formação de um pensamento crítico em temas como arquitetura, urbanismo, habitação, economia criativa, mobilidade urbana e sustentabilidade. Dentre suas inúmeras iniciativas destacam-se o Prêmio Design MCB, principal premiação do segmento no país realizada desde 1986; e o projeto Casas do Brasil, de resgate e preservação da memória sobre a rica diversidade do morar no país.

Acompanhe o Museu da Casa Brasileira também pelas redes sociais: Site | Facebook | Instagram | Twitter | YouTube | LinkedIn.

(Fonte: Museu da Casa Brasileira)