Notícias sobre arte, cultura, turismo, gastronomia, lazer e sustentabilidade

Mostra+Sustentável recebe concerto gratuito da Filarmônica de Rio Claro

Campinas, por Kleber Patricio

Foto: website da orquestra.

Neste domingo, 8 de outubro, às 18h, a Mostra+Sustentável receberá uma apresentação especial do projeto Cantos do Brasil, um espetáculo musical que irá permear as raízes culturais brasileiras, alinhando uma orquestra aos diferentes estilos de cada região. O concerto, da Orquestra Filarmônica de Rio Claro, acontece no Lar dos Velhinhos de Campinas e a entrada é gratuita.

O projeto Cantos do Brasil, além de difundir a música regional brasileira, une instrumentos típicos da música popular, como zabumba e pandeiro, com outros típicos da música erudita, como violinos e violoncelos, através de arranjos feitos especialmente para este projeto.

A riqueza de sons produzida pela orquestra será o abre-alas para alguns dos mais conhecidos e característicos estilos musicais de nosso país: samba, milonga, modinha, baião, xote, rastapé e toada.

Serão ao todo seis concertos, que percorrerão diferentes cidades do interior do estado. Além dos 24 músicos que compõem o espetáculo, haverá a participação especial da cantora Júlia Simões e do cantor Marcos Gianei e também da narradora Júlia Paié, que irá introduzir e contextualizar cada ritmo musical apresentado juntamente com vídeos de curta duração, projetados em telão para uma maior interação da plateia.

Cantos do Brasil é uma realização do Governo do Estado de São Paulo a partir de recursos incentivados pelo Programa de Ação Cultural (ProAC), com produção da 3S Projetos e Sexteto Produções Musicais, regência de Luciano Filho e direção geral de Wellington Ronqui. O projeto conta com o apoio da Mostra+Sustentável e patrocínio da RB (Reckitt Benckiser), empresa global líder em bens de consumo de saúde e higiene.

Serviço – O concerto Cantos do Brasil acontece no domingo, 8 de outubro, às 18h, na Mostra+Sustentável: Lar dos Velhinhos de Campinas (Rua Irmã Maria de Santa Paula Terrier, 300, Vila Proost de Souza). A entrada é gratuita e livre para todos os públicos.