Notícias sobre arte, cultura, turismo, gastronomia, lazer e sustentabilidade

Mostra Reverbo chega a Campinas com shows de 29 músicos de Pernambuco

Campinas, por Kleber Patricio

Em dois dias de evento, 29 músicos de Pernambuco se apresentarão no Centro Cultural. Foto: divulgação.

Campinas recebe a Mostra Reverbo, que reúne pela primeira vez na cidade um time de 29 músicos de Pernambuco que apresentarão seus shows no Centro Cultural Casarão, na quinta e sexta-feira, dias 14 e 15 de julho, com entrada franca. Haverá também uma roda de conversa com o diretor musical Juliano Holanda no dia 15, às 18h. A Secretaria Municipal de Cultura e Turismo de Campinas apoia o evento.

Entre os músicos do projeto, estarão Almério e Flaira Ferro, que têm de destacado no cenário nacional. Participam também Ágda Moura, Álefe Passarim, Camila Yasmine,  Gabi da Pele Preta, Gean Ramos, Helton Moura, Igor de Carvalho, Isabela Moraes, Jr. Black, Joana Terra, João Euzé, Juliano Holanda, Larissa Lisboa, Luíza Fittipaldi, Lucas Torres, Marcello Rangel, Mayara Pera, Mayra Clara, Mazuli, PC Silva, Revoredo, Rogéria Dera, Sam Silva, Tonfil, Una e Vinícius Barros.

De acordo com o diretor Juliano Holanda, a Reverbo traz em sua essência questionamentos sobre visibilidade e territorialidade, sendo uma Mostra que trata do ir e vir no espaço e no tempo. Os 29 artistas representam um pequeno e representativo recorte da galáxia Pernambuco, Estado de tantos universos, segundo ele. “Aportar nossa voz em São Paulo tem muitos significados. Creio que o mais relevante seja que temos algo específico a dizer sobre os lugares de onde viemos e sobre os lugares que queremos construir. Algo que não cabe em telas de computador ou folhas de papel. Pra nos ouvir plenamente vocês precisam nos ver, ainda que de olhos fechados. Somos feitos de rio: atravessaremos. Nos atravessem também. O leito é profundo, podem mergulhar sem medo”, convida Holanda.

Também compositor e arranjador, Holanda tem mais de 300 músicas de sua autoria gravadas por diversos intérpretes, como Elba Ramalho, Simone, Ceumar e Zélia Duncan. Tem também quatro discos autorais lançados e quase uma centena de produções de discos assinadas, além de trilhas para filmes e séries de TV como “Amorteamo”, da Rede Globo.

Sobre a Reverbo

A movimentação Reverbo nasceu em 2016 em casas, terraços e apartamentos no Recife com músicos criando junto e separadamente.

Tudo começou quando o compositor e produtor musical Juliano Holanda e sua companheira, a produtora cultural Mery Lemos (Anilina Produções), começaram a abrir a pequena sala de sua residência no bairro da Boa Vista para juntar cantautores. Ali perceberam a potência que a união de vários talentos, tendo a canção como pilar, poderia causar e, de lá para cá, já são mais de 20 mostras Reverbo apresentadas no estado, com grande circulação de público e muitas vozes, em coro, repetindo as canções.

Serviço:

Mostra Reverbo em Campinas 

Data: quinta e sexta-feira, dias 14 e 15/7, às 20h

No dia 15, às 18h, haverá também uma roda de conversa com mediação de Juliano Holanda no mesmo local

Local: Centro Cultural Casarão

Endereço: Rua Maria Ribeiro Sampaio Reginato, s/n, Barão Geraldo, Campinas (SP)

Entrada gratuita.

(Fonte: Prefeitura de Campinas)