Notícias sobre arte, cultura, turismo, gastronomia, lazer e sustentabilidade

Mostra interativa desembarca no SESC Campinas e aborda as várias facetas de Charles Darwin

Campinas, por Kleber Patricio

Foto: Renata Teixeira.

O SESC traz ao Brasil a exposição “Darwin, o Original”, em cartaz de 16 de março a 13 de agosto de 2023, com entrada gratuita, no SESC Campinas. A mostra interativa já passou pelo SESC Interlagos e convida o visitante a embarcar em uma fascinante viagem pelas ideias revolucionárias de Charles Darwin (1809–1882) e as inovações na abordagem científica que ele trouxe ao elaborar sua teoria da evolução das espécies.

Da mesma forma que o trabalho do astrônomo e matemático Nicolau Copérnico (1473–1543) alterou o conhecimento ao defender a teoria de que a Terra não está mais no centro do Universo, a partir de Darwin, a Biologia ganha uma teoria geral que permite explicar a diversidade e a evolução dos seres vivos. Graças ao cientista britânico, entendemos que o homem não está mais no centro e, muito menos, no topo do mundo natural.

Criada e produzida pela Universcience – Cité des Sciences et de l’Industrie em colaboração com o Museu Nacional de História Natural da França, a exposição tem curadoria de Éric Lapie e curadoria científica de Guillaume Lecointre, com o apoio de um comitê científico multidisciplinar.

“‘Darwin, o Original’ apresenta de forma lúdica e acessível para todos os públicos as teorias desse cientista inglês que mudou a forma como compreendemos o mundo à nossa volta, em todos os sentidos: seja a compreensão sobre a natureza e suas origens, seja sobre a forma como compreendemos a espécie humana no mundo. Uma das grandes revoluções científicas pelas quais passamos. Ter contato com essas ideias é importante para a forma como pensamos nossa relação com o meio ambiente e com nós mesmos, enquanto mais uma espécie a povoar esse planeta que chamamos de casa”, destaca Lerisson Nascimento, técnico de programação do SESC Campinas.

Percorrendo a exposição

“Darwin, o Original” contrapõe dois universos: um predominantemente histórico, apresentado em imagens do século XIX, e outro que oferece conteúdos interpretativos atemporais, que permitem entender os caminhos da ciência evolutiva dos tempos de hoje. A exposição é repleta de atividades interativas que ampliam enormemente a compreensão do assunto.

Ao percorrer a mostra, o visitante irá conhecer as diversas facetas do autor de “A origem das espécies”: o naturalista, o biólogo, o pai, o humanista e o antiescravagista e o pioneiro da etologia animal e humana. Toda parte interativa conta com recursos acessíveis a deficientes visuais e auditivos em três idiomas: português, francês e inglês.

O público é guiado por uma jornada multidisciplinar e interativa a bordo de um impressionante universo de recursos gráficos – passeia por uma vegetação exuberante, por exemplo, acompanhando as descobertas de Darwin, e visita o período vitoriano. Entre os destaques está a maquete do navio HMS Beagle, no qual Darwin viajou pelo mundo em 1741 dias como naturalista. É possível visualizar a biblioteca do navio, com mais de 400 títulos, as atividades a bordo e os achados do cientista em terra.

“Darwin, o Original” traz estações com filmes, dispositivos multimídia interativos e jogos que desvelam referências históricas, intelectuais e culturais da sociedade e da época em que o cientista viveu. Também acompanham uma linha do tempo em que é possível compreender a importante noção do tempo nas ideias de evolução, em anos, séculos e milênios, na sucessão de gerações ao longo de milhares e até milhões de anos.

Assista a um trailer da exposição (Paris, 2016): https://youtu.be/wgMIos9HylY.

TEATROS E FILMES

Três pequenos teatros animados abordam fatos significativos da vida de Darwin. Um deles utiliza belos elementos gráficos do século XIX em movimento, recriando cenas de sua vida em família. O segundo dramatiza o horror do cientista quando se depara com a escravidão ao longo da viagem do Beagle. Outro ainda explora a multiplicidade de tarefas científicas em que Darwin se engajou quando adoeceu e teve que limitar suas atividades de pesquisa.

Nos filmes de curta duração, são mostrados os cadernos, rascunhos e esboços da teoria que Darwin levou quase 20 anos para publicar; fenômenos da evolução em todas as escalas temporais, segundo a teoria de seleção natural e, ainda, a desconstrução de falsas interpretações das ideias de Darwin, como a eugenia e a naturalização do liberalismo econômico.

Uma das principais contribuições de “Darwin, o Original” é mostrar ao público de estudantes e leigos a importância fundamental do legado do naturalista britânico para o desenvolvimento da ciência atual. Ele imergiu em campos variados – Zoologia, Botânica, Geologia, Paleontologia, Antropologia, Geografia e, claro, História – e abriu caminho para a ciência evolutiva de hoje.

MÓDULO BRASIL

Especialmente criada pelo SESC para integrar a exposição “Darwin, o Original”, a Sala Brasil tem curadoria de Leda Cartum e Sofia Nestrovski (pesquisadoras, roteiristas, apresentadoras do podcast de ciências Vinte Mil Léguas e autoras do livro “As vinte mil léguas”, de Charles Darwin), e consultoria de Flávia Natércia (pós-doutora em Divulgação Científica pela Unicamp-SP).

Na exposição, as eras geológicas do Brasil são apresentadas por meio de fósseis, da formação dos minerais e da arqueologia indígena. Serão explorados o Brasil do século XIX e a visita de Darwin e de outros viajantes ao nosso território, especialmente o Sudeste. “Em Campinas, vamos incluir peças de museus do município. Teremos besouros do acervo do Museu de História Natural e algumas peças arqueológicas do acervo do Museu da Cidade”, revela a curadora Leda Cartum.

A Sala Brasil recebe, ainda, uma delicada intervenção sonora: em todo o espaço, será possível escutar os improvisos feitos pelo clarinetista Luca Raele inspirados nos cantos dos pássaros brasileiros, em uma tradução “darwiniana” para o contexto e o momento presente.

“Darwin, o Original” é uma viagem ao passado, ao presente e ao futuro, ressaltando ao mesmo tempo a singularidade do trabalho do cientista e a necessidade absoluta da ciência, em seus mais rigorosos padrões.

Serviço:

Darwin, o Original

Abertura ao público: dia 15/3, quarta, às 19h30

Visitação: de 16 de março a 13 de agosto de 2023 | terças a sextas, das 9h às 21h | sábados, domingos e feriados, das 10h às 18h

Recomendação etária: Livre

Entrada gratuita

Para agendamento de visitação de grupos escolares e instituições, acesse https://bit.ly/exposicaodarwin ou ligue para (19) 3737-1608

SESC Campinas – Galpão Multiuso

Rua Dom José I, 270/333 – Bonfim, Campinas. SP.

Acompanhe nas redes sociais: @SESCcampinas

Programação completa em SESCsp.org.br/campinas.

(Fonte: Boas Histórias Comunicação)