Notícias sobre Indaiatuba e Região com Kleber Patricio

Ministério da Cultura e Instituto CCR levam “Um Reino sem Dengue” a 11 cidades da região de Campinas

RMC, por Kleber Patricio

Crédito da foto: Geovane Cougo.

Usando a literatura e o teatro de bonecos em sessões de contação de história divertidas e interativas, o projeto cultural Um Reino sem Dengue usa da leveza e do humor para tratar com as crianças um assunto sério e muito importante: a prevenção contra a dengue e o combate ao mosquito Aedes Aegypti.

O projeto – selecionado no Primeiro Edital Instituto CCR de Projetos Culturais, do Instituto CCR e patrocinado pela CCR AutoBAn por meio da Lei Rouanet de Incentivo Fiscal do Ministério da Cultura – será apresentado a centenas de crianças de 7 a 11 anos da rede pública de ensino de 11 cidades na região de Campinas, municípios que estão sob influência das rodovias do Sistema Anhanguera-Bandeirantes, administrado pela CCR AutoBAn – concessionária que integra o Programa de Concessões Rodoviárias do Estado de São Paulo.

As apresentações começaram em Americana no dia 27 de março e, depois de passar também por Limeira, Nova Odessa, Monte Mor, Sumaré e Hortolândia (onde será feita mais uma apresentação no dia 05/05), o projeto cultural, que tem produção da Villa 7|AH7 Produções Culturais, passa por Itupeva, Valinhos (24 e 25/04), Santa Bárbara D’Oeste (26 e 27/04), Vinhedo (02 e 03/05) e Campinas (08/05), onde encerra sua itinerância.

Um cenário lúdico para o teatro de bonecos e uma trilha sonora alegre e envolvente são a base do espetáculo. O ator/contador encena a história de Um Reino sem Dengue, baseando-se no livro de Alda de Miranda, com ilustrações de Ricardo Girotto. O enredo fala de um reino onde não existiam doenças, até que, misteriosamente, algum mal afeta o rei. Para descobrir o que está acontecendo, o melhor detetive das redondezas é chamado. A partir daí se inicia uma aventura desafiadora em que o príncipe, as princesinhas e os súditos do reino envolvem-se em um aprendizado sobre a dengue e decidem combater o mosquito invasor, que é o grande vilão da história e transmissor também de outras doenças, como a Febre Amarela, Zika e Chikungunya.

Ao final de cada sessão, os alunos recebem uma cópia gratuita do livro. E em casa, podem ainda dar continuidade à ação por meio do site www.umreinosemdengue.com.br, que traz diversas atividades e sugestões de brincadeiras.

Serviço:

Um Reino sem Dengue na região de Campinas

Quando: De 27 de março a 8 de maio

Onde: Escolas públicas de Americana, Limeira, Nova Odessa, Monte Mor, Sumaré, Hortolândia, Campinas, Itupeva, Valinhos, Santa Bárbara D’Oeste e Vinhedo

Mais informações: atendimento@villa7cultura.com.br

Próximas apresentações:

ITUPEVA

20/04 na Emefei Profª. Maria Stela Salles Izzo – Rua Pedro Ferreira dos Santos, 291, Parque das Hortênsias

VALINHOS

24/04 na EMEB Carlos de Carvalho Vieira Braga – Rua D. Maria Fonseca de Carvalho, 75, Jd. Pinheiros

25/04 na EMEB Cecília Meireles – Rua dos Gerânios, s/nº, Jd. Paraíso

SANTA BÁRBARA D’OESTE

26/04 na CIEP Leonel de Moura Brizola – Rua Guaianazes, 875, Jd. Santa Rita

27/04 na Emefei Profª. Iraídes Ferreira Lourenço – Rua do Vidro, 555, Jd. Pérola

VINHEDO

02/05 na EM Profª. Antônia do Canto e Silva Cordeiro – Rua dos Pica-Paus, 100, Jardim Brasil

03/05 na EM Profª. Magdalena Lébeis – Rua Esmeralda, 30, Jardim Bela Vista

HORTOLÂNDIA

05/05 na EMEF Jd. Jardim Primavera – Rua 20, 350, Jd. Boa Esperança

CAMPINAS

08/05 na EMEF Zeferino Vaz – Rua José Augusto de Mattos, s/nº, Parque Residencial Vila União.