Notícias sobre arte, cultura, turismo, gastronomia, lazer e sustentabilidade

Milton Nascimento completa 80 anos e ganha dia inteiro de especiais na Rádio Cultura Brasil

São Paulo, por Kleber Patricio

Foto Reprodução Instagram @miltonbitucanascimento | @biancatatamiya e @rafaelstrabelli

No dia 26 de outubro (quarta-feira), quando Milton Nascimento completa 80 anos, a Rádio Cultura Brasil dedica um dia inteiro de programação ao artista, a partir das 6h.

No “Viola, Violeiros e Cia”, às 6h, Aloisio Milani apresenta a música rural e raiz de Milton Nascimento. Na seleção, congados e reisados encantados pelo mestre, bem como canções suas que fizeram uma influência reversa sobre a própria música raiz. No repertório, obras emblemáticas de Milton, como a versão original de Cálix Bento (encontro da voz de Milton com Nelson Angelo na viola, Tavinho Moura no violão, e Dominguinhos no acordeom), arranjos de violeiros como Roberto Correa, Chico Lobo e Ivan Vilela, e um raro depoimento de Pena Branca sobre Cio da Terra.

Depois do horário político, às 7h30, Madeleine Alves seleciona gravações só com obras de Milton Nascimento cantadas por ele e por outros intérpretes.

Às 9h, com produção e apresentação de Alexandre Ingrevallo, uma seleção de músicas com Milton Nascimento intérprete de outros compositores.

Durante o “Estação Cultura”, apresentado em rede com a Rádio Cultura FM, às 10h, Teca Lima fala da vida e obra do artista, com comentários de João Marcos Coelho.

No “Galeria”, das 12h às 15h, Fabiana Ferraz apresenta uma programação especial de Milton Nascimento, pontuadas com depoimentos de nomes da música que falam de sua importância para a cultura brasileira, entre eles Márcio Borges, Julio Medaglia, Vicente Barreto, Ricardo Herz e Leila Maria.

Luciana Camasmie, no “Estúdio 77”, das 15h às 17h, traz depoimentos de Milton Nascimento do acervo da Rádio e TV Cultura, e uma entrevista com a biógrafa do artista, Maria Dolores, autora do livro “Travessia”.

João Marcello Bôscoli apresenta o “Contraponto”, às 17h, que destaca o artista e a figura humana de Milton Nascimento. Histórias da vida e da obra dele, que foi um dos melhores amigos de Elis Regina, personagem fundamental na formação das primeiras memórias afetivas de diversas pessoas. Além, claro, de ser uma referência musical definitiva. No programa, “Portal da cor”, “Fazenda”, “Rosa do ventre” e “As Várias Pontas de Uma Estrela”, com participação de Caetano Veloso.

Às 18h, a programação musical do “De volta pra casa”, com Alexandre Machado e Gilson Monteiro, será com obras do compositor em versão instrumental.

Às 21h, será reapresentado o “Supertônica”, de Arrigo Barnabé, tendo como convidado Ronaldo Bastos, no qual comenta o LP “Clube da Equina”, lançado há 50 anos.

A homenagem termina com o especial “Milton Nascimento no mundo”. Registros de Dianne Reeves, Esperanza Spalding, Herbie Hancock, Mercedes Sosa, Peter Gabriel, Paul Simon e Jon Anderson fecham a programação especial a partir das 22h.

Milton Nascimento 80 – Programação especial da Rádio Cultura Brasil em homenagem aos 80 anos de Milton Nascimento

Quarta-feira, 26 de outubro

Cultura Brasil

AM – 1.200 kHz

FM – 77,9 MHz

Site Cultura Brasil

App Cultura Digital.

(Fonte: TV Cultura)