Notícias sobre Indaiatuba e Região com Kleber Patricio

Maria Ó apresenta seu primeiro álbum na Casa-Museu Ema Klabin

São Paulo, por Kleber Patricio

Foto: Haroldo Saboia.

No próximo dia 18 de novembro (sábado), às 16h30, a cantora Maria Ó se apresenta na Série Nova Música, da Casa-Museu Ema Klabin, em São Paulo.  No repertório, músicas do seu primeiro álbum, dança três e algumas inéditas, como Se Eu Saio e Você Dança e Salão das Ilusões.

Maria Ó é compositora, violonista e educadora musical e iniciou seus estudos de música ainda adolescente, em São José dos Campos, cidade onde cresceu. Aos 16 anos, compôs as primeiras canções. Estudou violão popular na Emesp e atualmente cursa o último ano da Faculdade de Música da Universidade de São Paulo. Entre 2009 e 2012, integrou o Grêmio Recreativo de Resistência Cultural Kolombolo Diá Piratininga, onde se aproximou da linguagem do samba e da cultura popular. Na capital, Maria Ó também passou por experiências com composição de trilha para cinema e teatro.

Maria Ó (voz, violão e guitarra) se apresenta na Fundação Ema Klabin acompanhada por Klaus Sena (baixo), Guilherme Kafé (guitarra, violão e voz), Igor Caracas (bateria) e Ariel Coelho (percussão).

A programação musical da Fundação Ema Klabin tem apoio cultural do ProAC/ICMS – Governo do Estado de São Paulo, Secretaria da Cultura e Klabin S.A.

O álbum

Sob o convidativo título dança três, a cantora e compositora Maria Ó lança seu disco de estreia. Driblando dualismos normativos, o álbum transita por entre fronteiras e gêneros, sejam eles musicais, regionais, sexuais ou afetivos. Dessa inquietação, reluzem novos elementos. Natural de São Paulo, Maria Ó iniciou sua carreira no interior, vindo posteriormente para a capital do estado. Com interpretação despojada e flertando com a fala, a cantora paulista apresenta o resultado de um longo processo de empoderamento artístico que reúne composições que datam de 2008 a 2016, tempo em que ela retornou à cidade natal. Com letras poéticas e críticas de um cotidiano por vezes duro, mas que no auge de seu realismo, revela em si o fantástico. Contando com a produção musical dos cearenses Igor Caracas e Klaus Sena, além da coprodução de Guilherme Kafé, dança três registra também o encontro entre regiões. No disco, a diversidade de pulsos e ritmos convida o corpo à dança, ao passo que versos marcantes nos levam a um universo poético singular.

Casa-Museu Ema Klabin

A Casa-Museu Ema Klabin reúne mais de 1.500 obras, entre pinturas do russo Marc Chagall e do holandês Frans Post, dos modernistas brasileiros Tarsila do Amaral, Di Cavalcanti, Portinari e Lasar Segal, talhas do mineiro Mestre Valentim, mobiliário de época e peças arqueológicas e decorativas. A fundação comemora em 2017 dez anos.

O espaço cultural abre de quarta a domingo, das 14h às 17h (com permanência até às 18h), sem agendamento. Aos finais de semana e feriados, a visita tem entrada franca. Nos outros dias, o ingresso custa R$10,00 (inteira) e R$5,00 (meia).

Serviço:

Série Nova Música – Maria Ó

Data: 18 de novembro – sábado

Horário: 16h30

Visita livre ao acervo: das 14h às 17h

Entrada franca – 170 lugares por ordem de chegada

Para conhecer o trabalho da artista:

Playlist: http://bit.ly/2uiJZvw

Single: https://youtu.be/icdoorHzjgM

Ao vivo no Showlivre: https://youtu.be/k8fjWKZ9il0

Site: http://maria-o.com

Facebook: http://facebook.com/oh.maria.oh

Instagram: http://instagram.com/oh_maria_oh

Fundação Ema Klabin – www.emaklabin.org.br

Endereço: Rua Portugal, 43, Jardim Europa – São Paulo/SP – Telefone (11) 3897-3232.