Notícias sobre arte, cultura, turismo, gastronomia, lazer e sustentabilidade

MAM São Paulo e Instituto CPFL apresentam exposição em Campinas

Campinas, por Kleber Patricio

Silva, Jose Antonio da.
Parede:
José Antonio da Silva (Sales de Oliveira, SP, Brasil, 1909 – São Paulo, SP, Brasil, 1996) “Procissão”, 1948 – óleo sobre tela – Coleção MAM São Paulo, doação Carlo Tamagni, 1967.
Catálogo:
José Antonio da Silva (Sales de Oliveira, SP, Brasil, 1909 – São Paulo, SP, Brasil, 1996) “Procissão”, 1948 – óleo sobre tela, 36,4 x 46,9 x 4 cm – Coleção MAM São Paulo, doação Carlo Tamagni, 1967. Fotos: Romulo Fialdini.

Entre 14 de setembro e 10 de dezembro, o Museu de Arte Moderna de São Paulo leva obras emblemáticas de seu acervo ao Instituto CPFL, em Campinas. Com curadoria de José Armando Pereira da Silva, a mostra, intitulada “Arte Moderna na Metrópole: 1947-1951 – Acervo do Museu de Arte Moderna de São Paulo” convida o público a conhecer a consolidação da cultura modernista brasileira.

No decorrer de todo o período expositivo, os grupos escolares e o público em geral poderão realizar agendamentos para visitas mediadas com a equipe educativa do Instituto CPFL. As visitas são conversas nas quais é estimulada a reflexão crítica por meio do contato com a arte e a vivência de experiências poéticas singulares e coletivas. O Instituto CPFL é também o lugar de encontro com as escolas, instituições educativas e sociais e, por isso, o agendamento de visitas é direcionado a todos os perfis de público a fim de incentivar o acesso à arte e à cultura.

Veja a seguir a programação completa:

12 de outubro das 10h às 12h

Programa de Visitação

Visita mediada + experiências poéticas  com equipe educativa da Exposição “Arte Moderna na Metrópole: 1947-1951 – Acervo do Museu de Arte Moderna de São Paulo”

Encontro presencial na Galeria de Arte do Instituto CPFL em Campinas aberto ao público em geral com inscrições prévias pelo link  https://forms.gle/tRm4nEWbQme9fFBU6.  Mais informações no site do Instituto CPFL. Para intérprete de Libras, solicitar pelo e-mail educativo@mam.org.br com até 48hs de antecedência.

Comemorando o dia das crianças, a equipe educativa da exposição “Arte moderna na metrópole : 1947-1951 – Acervo do Museu de Arte Moderna de São Paulo” preparou uma visita lúdica para famílias com experiências poéticas para adultos e crianças. A partir de narrativas e contação de histórias, os participantes farão uma ilustração coletiva inspirada nas obras da exposição.

Link: https://mam.org.br/evento/visita-mediada-experiencias-poeticas-com-equipe-educativa-da-exposicao-arte-moderna-na-metropole-1947-1951-acervo-do-museu-de-arte-moderna-de-sao-paulo/.

15 de outubro das 10h às 12h

Programa de Visitação

Visita mediada + experiências poéticas com equipe educativa da Exposição “Arte Moderna na Metrópole: 1947-1951 – Acervo do Museu de Arte Moderna de São Paulo”

Encontro presencial na Galeria de Arte do Instituto CPFL em Campinas para professores, educadores, pesquisadores, estudantes e artistas. Inscrições prévias pelo formulário: https://forms.gle/S4b6dU5fwHpAHXCD6 com interpretação em Libras e certificados de participação.

No dia dos professores a equipe educativa da exposição ‘Arte Moderna na Metrópole’ oferece uma visita com experiência poética, apresentando algumas experiências e abordagens de mediação na exposição. Para essa reflexão os educadores da exposição propõem uma atividade de criação de objetos tridimensionais com papel, inspirados nas esculturas, pinturas e gravuras da exposição, finalizando com a construção coletiva de uma composição tridimensional. Para essa atividade, todos receberão certificado de participação.

Link: https://mam.org.br/evento/visita-mediada-experiencias-poeticas-com-equipe-educativa-da-exposicao-arte-moderna-na-metropole-1947-1951-acervo-do-museu-de-arte-moderna-de-sao-paulo-2/.

22 de outubro das 10h às 12h

Contatos com a arte no Instituto CPFL

“Comunidades de aprendizagem: tecendo redes para a mediação em arte no interior”, com Paula Monterrey

Encontro virtual para professores, educadores, pesquisadores, estudantes e artistas. Inscrições pelo formulário: https://forms.gle/g4Ft7ikRSvjMKSUh7 com interpretação em Libras e certificados de participação.

Para este encontro, a comunidade educativa local, professores do contexto escolar, educadores de instituições sociais e especializadas, agentes culturais, estudantes, entre demais pessoas interessadas são convidadas para uma reflexão crítica a respeito das possibilidades da arte-educação no contexto do interior paulista. Desde as fronteiras e intersecções entre diferentes comunidades de aprendizado, como construímos um acesso significativo à arte? Dentro dos paradigmas dos Direitos Culturais, é reconhecida hoje a garantia a cada pessoa de acesso aos conhecimentos acumulados pela humanidade e a participação da vida cultural local, além de contexto propício para criação e desenvolvimento da personalidade, partindo da mediação em exposições de arte e dos contextos das pessoas participantes para avaliar a possibilidade de redes que ampliem a discussão de maneira situada.

Paula Monterrey é educadora, artista e mediadora cultural formada em Artes Visuais pela Universidade Estadual de Campinas, em especialização na área de Gestão Cultural pela Universidade Nacional de Córdoba (Argentina). Compõe espaços políticos de organização popular nas Câmaras das Artes e de Cidadania Cultural do Conselho Municipal de Políticas Culturais de Campinas. Dedica-se à investigação do espaço e do encontro, na criação de metodologias, situações, ações, performances e objetos em arte, educação e acessibilidade cultural.

Link: https://mam.org.br/evento/comunidades-de-aprendizagem-tecendo-redes-para-a-mediacao-em-arte-no-interior-com-paula-monterrey/.

Serviço:

Arte Moderna na Metrópole: 1947-1951 – Acervo do Museu de Arte Moderna de São Paulo

Local: Galeria de Arte do Instituto CPFL

Endereço: Rua Jorge de Figueiredo Corrêa, 1632 – Chácara Primavera, Campinas (SP)

Período expositivo: 14 de setembro a 10 de dezembro de 2022

Horário de funcionamento: segunda a sexta-feira, das 9h às 18h; sábado e feriados: 10h às 16h; domingo – fechado

Agendamento de visitas: monitoriainstitutocpfl@gmail.com

Público-alvo: escolas e grupos a partir de 10 pessoas. Visitas com duração média de 40 a 90 minutos conforme necessidades dos grupos.

Atividades presenciais gratuitas para professores, educadores e estudantes, com inscrições no local na data do evento. Vagas limitadas. Auditório da CPFL com interpretação em Libras e certificados de participação. Mais informações no site https://institutocpfl.org.br/.

(Fonte: a4&holofote comunicação)