Notícias sobre arte, cultura, turismo, gastronomia, lazer e sustentabilidade

Livro “Palmares & Cucaú: O Aprendizado da Dominação” leva prêmio da Fundação Biblioteca Nacional

São Paulo, por Kleber Patricio

Capa do livro. Imagem: divulgação.

O livro “Palmares & Cucaú: O Aprendizado da Dominação”, de Silvia Hunold Lara, venceu o Prêmio Literário Biblioteca Nacional anunciado na sexta-feira (14), na categoria “Ensaio Social – Prêmio Sérgio Buarque de Holanda”. A obra, lançada em novembro de 2021 pela Editora da Universidade de São Paulo (Edusp), é um retrato histórico sobre o acordo de paz negociado em 1678 entre o governo de Pernambuco e o rei dos Palmares, o maior e mais duradouro assentamento de fugitivos da história da escravidão no Brasil.

Criado em 1994 pela Fundação Biblioteca Nacional, o prêmio bateu recorde de procura neste ano, com 1.789 inscrições de autores e tradutores, divididos em oito categorias. Todas as obras concorrentes são inéditas e publicadas em formato impresso ou digital. As comissões julgadoras têm três jurados em cada categoria, todos ligados ao setor cultural, com notório saber e reconhecimento em suas áreas. Os critérios avaliados são qualidade literária, originalidade, contribuição à cultura nacional, criatividade no uso dos recursos gráficos e excelência da tradução.

Historiadora e professora aposentada na Unicamp, Silvia Hunold Lara apresenta na publicação uma pesquisa extensa, com novos documentos incorporados à análise de fontes já conhecidas, para revelar detalhes dos acontecimentos que levaram os habitantes dos Palmares a se instalar na região de Cucaú, onde permaneceram até o início de 1680, quando foram atacados e reescravizados. O livro também contribui para mostrar o ponto de vista dos escravizados e dos habitantes dos Palmares na história dos mocambos.

Saiba mais sobre o livro no link.

(Fonte: Ex-Libris Comunicação Integrada)