Notícias sobre arte, cultura, turismo, gastronomia, lazer e sustentabilidade

Live abordará os mitos que rodeiam Tarsila do Amaral

São Paulo, por Kleber Patricio

Existem muitas Tarsilas, muito além da imagem do Abaporu, quadro de 1928, ícone do movimento Modernista e que inaugurou o movimento antropofágico nas artes plásticas. Quinta-feira, dia 22 de julho, às 17 horas, a pesquisadora e professora do Instituto de Estudos Brasileiros da Universidade de São Paulo (USP) Ana Paula Simioni participa da live Muito além de Tarsila do Amaral – Processos de Criação: desmistificando a artista, organizada pelo Instituto Arte na Escola.

Ana Paula Simioni vai discutir sobre a tradição de mulheres artistas no Brasil, desmistificando a imagem de Tarsila e contrapondo-a com artistas brasileiras contemporâneas, como Rosana Paulino. A ação faz parte da Agenda Tarsila, calendário de atividades organizado pelo Governo de São Paulo para apresentar as ações dos 100 Anos da Semana de Arte Moderna de 1922.

Nascida em Capivari, interior de São Paulo, em 1886, Tarsila do Amaral foi pintora, desenhista e tradutora brasileira. Considerada uma das principais artistas modernistas da América Latina, foi membro do grupo Grupo dos Cinco, com outros artistas brasileiros considerados a maior influência do movimento de arte moderna no Brasil: Anita Malfatti, Menotti Del Picchia, Mário de Andrade e Oswald de Andrade. Tarsila também foi peça central do movimento Antropofagia (1928-1929) e quem inspirou o Manifesto Antropofágico de Oswald de Andrade.

Para se inscrever na live, basta preencher o formulário. Os participantes inscritos receberão certificado de participação.

Ana Paula Simioni. Foto: divulgação.

Essa ação faz parte do Plano Bianual Instituto Arte na Escola – 2020/2021, que tem a apresentação da Lei de Incentivo à Cultura e Iochpe Maxion; patrocínio da CSN, Maxion Wheels, Banco Bradesco, Aliança Navegação e Logística, Hamburg Süd, Usiminas e VELT Partners; copatrocínio da Jandaia, Polimix e BIC. A realização fica por conta do Instituto Arte na Escola, Fundação Iochpe, Secretaria Especial de Cultura, Ministério do Turismo e Governo Federal.

Serviço:

Live Muito além de Tarsila do Amaral – Processos de Criação: desmistificando a artista

22 de julho, quinta-feira

17 horas (horário de Brasília)

youtube.com/institutoartenaescola

Inscrições: https://bit.ly/liveIAE_tarsila (todos os inscritos receberão certificado de participação).

Sobre o Instituto Arte na Escola | Há mais de 30 anos, o Instituto Arte na Escola (IAE) qualifica, incentiva e reconhece o ensino da arte na educação básica brasileira. Defende que a arte é um objeto do saber, que desenvolve nos alunos habilidades perceptivas, capacidade reflexiva e incentiva a formação de uma consciência crítica, não se limitando à auto expressão e à criatividade. Desde 1989, promove de formação continuada para professores do Brasil por meio de quatro iniciativas permanentes: organização de polos em universidades que formam a Rede Arte na Escola; parcerias e projetos aprovados em leis de incentivo; produção e distribuição de materiais educativos para subsidiar os educadores e realização do Prêmio Arte na Escola Cidadã.