Notícias sobre arte, cultura, turismo, gastronomia, lazer e sustentabilidade

Instituto Anelo volta ao Arcevia Jazz Feast, na Itália

Arcevia, por Kleber Patricio

Alline Ribeiro e Paula Lins. Fotos: Levi Macedo.

O Instituto Anelo, associação sem fins lucrativos que oferece aulas de música no Distrito do Campo Grande, periferia de Campinas (SP), participa pela sexta vez do Arcevia Jazz Feast, na cidade italiana de Arcevia. O evento ocorre entre 30 de julho e 5 de agosto de 2023, já estando em sua 25ª edição. A dupla que vai embarcar para a Europa e representar o Anelo no festival é formada por Alline Ribeiro, professora de Violino, e Paula Lins, professora de violão. Os custos da viagem aérea estão sendo arcados com a realização da venda de souvenirs e arrecadação de doações. Para o custeio das passagens de avião, a entidade continua recebendo doações. As pessoas interessadas em contribuir podem realizar a doação por meio de transferência bancária ou PIX.

O retorno ao festival, tão esperado, é comemorado por todos os integrantes do Anelo, que já se planejam para fortalecer os laços e receber artistas em breve.  Em 2023, a organização do festival concedeu ao Instituto Anelo duas bolsas de estudo, que incluem o custeio da inscrição para os cursos do festival, hospedagem e alimentação.

Alline Ribeiro.

“Estamos muito felizes e com muita gratidão, por poder retomar este projeto com o Arcevia Jazz Feast, com quem temos parceria desde 2015 e para onde já pudemos mandar cerca de 40 pessoas, com bolsas de estudo oferecidas pelo festival, entre músicos e estudantes, ao longo dos anos. Esta é a primeira vez que estamos enviando um time só de mulheres para o festival e isto é muito representativo. Torço e sei que elas vão aproveitar o máximo possível e nos ajudar a fortalecer esta parceria que é tão importante”, considerou Luccas Soares, fundador e coordenador geral do instituto.

Soares aponta que a parceria, de mão dupla, vai render ainda a recepção de alunos do evento de Arcevia, no Festival Transforma, que será realizado pelo Instituto Anelo em outubro deste ano. “Por aqui vamos receber os estudantes de Arcevia que se destacarem no festival. Estes estudantes virão ao Brasil e terão uma vivência musical Anelo, em outubro. Será mais uma vez, uma experiência muito rica e gratificante”, afirmou.

Expectativas

Alline Ribeiro, professora de violino, aponta que a oportunidade de representar o Instituto Anelo no festival é um grande marco em sua carreira artística. “É a primeira vez que eu vou sair do país e essa oportunidade é algo muito significativo e veio como um combo: sair do país para tocar violino e ainda ter a honra de representar o Instituto Anelo. Eu estou muito feliz e cheia de expectativas. Esta oportunidade ainda me dá a chance de levar a música e cultura brasileira para outro país, fazer trocas culturais e fortalecer a parceria do Anelo com o festival”, apontou Alline.

Paula Lins.

Para Paula Lins, professora de violão, a viagem possibilitará um cenário de muito compartilhamento e conexões. “Esta parceria tem de ser sempre preservada e cultivada, é algo muito potente para todos os envolvidos. Estou com muita expectativa de compartilhar uma parte rica da cultura brasileira, que é o forró. É uma experiência única e me dá a chance também de aprimorar minha experiência em jazz e improvisação”, comemorou Paula.

Alline Ribeiro | Alline Ribeiro, natural de Campinas e integrante do corpo docente do Instituto Anelo, é violinista, tem formação em Música pela Faculdade Nazarena do Brasil e cursa pós-graduação em Gestão Cultural do Senac. Atuou como violinista na Orquestra Jovem de Paulínia, atua como violinista na Orquestra Filarmônica de Valinhos e, no Anelo, além de professora, é também coordenadora musical, assistente de patrimônio e produtora de eventos.

Paula Lins | Natural de São Paulo, SP- Brasil, é professora de violão no Instituto Anelo, estudou Licenciatura em Música na Unicamp e trabalhou como educadora no Projeto Primeira Nota, nas Escolas Maple Bear de Valinhos e Vinhedo. Coordenou o projeto de música e arte para crianças Patuscanto. Atua como cantora, percussionista e violonista em grupos de forró e MPB.

Arcevia Jazz Feast

O festival é um seminário de jazz e improvisação que oferece atividades de aprendizado intenso, integrando alunos e professores de música do mundo inteiro. O Arcevia Jazz Feast é realizado desde 1998, durante o verão europeu, na cidade italiana de Arcevia, a 240 quilômetros da capital, Roma.

A cidade está localizada na região montanhosa de Marche, Província de Ancona. Arcevia tem pouco mais de cinco mil habitantes e é muito conhecida por ainda manter diversos castelos medievais para visitação. Fundada entre o final do século VIII e início do século IX, a cidade preserva suas construções e é rodeada por sítios arqueológicos.

Para doar:

Opção 1 – Via PIX – Código PIX CNPJ: 05.896.161/0001-29

Dados de conferência: Conta vinculada ao Banco do Brasil. Agência 3551-3

Opção 2 – Via depósito bancário em nome do Instituto Anelo, CNPJ 05.896.161/0001-29, no seguinte banco:

Banco do Brasil

Agência 3551-3

Conta corrente 11379-4

Opção 3 – Via PagSeguro: basta acessar o site do Instituto Anelo (anelo.org.br), clicar no ícone DOE, escolher a uma opção de valor e concretizar a doação pela plataforma PagSeguro.

Para outros tipos de doação, é possível entrar em contato com o Instituto Anelo:

– Por telefone (19) 3227-6778

– Por e-mail contato@anelo.org.br

– Ou pessoalmente na sede da entidade (Avenida Vicente de Marchi, 718, Jardim Florence, Campinas/SP).

(Fonte: Yeux Comunicação)