Notícias sobre arte, cultura, turismo, gastronomia, lazer e sustentabilidade

Indaiatuba terá oficina de dança gratuita em setembro

Indaiatuba, por Kleber Patricio

A Secretaria de Cultura de Indaiatuba promoverá de 29 de setembro a 1º de outubro a oficina de dança 4 X Little Broadway Kids para crianças de 7 a 13 anos. Para participar, os interessados, devem enviar um e-mail a partir de 14 de agosto para cultura@indaiatuba.sp.gov.br com os seguintes dados: nome completo, data de nascimento, nome e CPF do responsável, endereço completo e telefone. Somente serão aceitas as inscrições com todos os dados completos e os alunos receberão a confirmação da matrícula via e-mail. Informações pelo telefone 3894-1867.

As aulas serão realizadas no Centro de Convenções Aydil Bonachela, que fica na Rua das Primaveras, 210, no Jardim Pompeia. Os alunos terão que apresentar documento com foto e comprovante de endereço para participar das aulas. A oficina será dividida em duas turmas. O Grupo do Infantil 1 será composto por crianças de 7 a 9 anos que terão aulas no dia 29 de setembro das 16h às 18h, dia 30 de setembro das 10h às 13h e 1º de outubro das 8h às 10h. O Infantil 2 será para as crianças de 10 a 13 anos e as aulas serão no dia 29 de setembro das 18h30 às 20h30, dia 30 de setembro das 15h às 18h e 1º de outubro das 10h às 12h. Os dois grupos farão uma apresentação no final do curso, com horário a ser definido.

Infantil 1 – de 7 a 9 anos

O objetivo é proporcionar a crianças e jovens a oportunidade de contato com o teatro musical, visando um ensino lúdico e pedagógico dirigido a estimular a criatividade dos participantes.

Carga horária total mínima de 6 horas e 45 minutos durante toda a oficina. No domingo haverá uma pequena apresentação de conclusão de curso com horário a ser definido.

Objetivo específico: desenvolvimento psicomotor, criatividade – improvisação, musicalidade, integração da(o) aluna(o) junto à sociedade.

Infantil 2 – de 10 a 13 anos

Tem como objetivo proporcionar aos estudantes o resgate da memória cultural da cidade de Nova York no que tange à produção de grandes musicais. Podem-se mencionar tanto musicais antigos, por causa das suas histórias, quanto os que estão em cartaz no momento. Nesse contexto, tudo isso sendo feito com muito requinte, glamour e bom gosto. Um musical é sempre um espetáculo com muita cor e movimento.

Carga horária mínima de 8 horas e 45 minutos. No domingo haverá uma pequena apresentação de conclusão de curso com horário a ser definido.

4 X Little Broadway Kids

Na década de 90, Caio Nunes forma uma equipe para desenvolver o projeto Oficina Mix, cujo objetivo é a mescla das técnicas (canto, dança e interpretação) a fim de narrar uma história proposta de musicais. A palavra Broadway sempre foi associada a peças de teatro, em especial aos musicais encenados nos palcos de New York.

A equipe foi formada por profissionais que estão no mercado há bastante tempo, com vasta experiência e grande sintonia, com grande qualidade técnica desenvolvida ao longo desses muitos anos. O projeto vem sendo realizado em muitas cidades do Brasil, em estados como RJ, SP, CE, SC, BH, PB, PE, RN e no exterior, em lugares como NY e Califórnia, tendo cerca de 5 mil alunos e aproximadamente 100 mil telespectadores.

Caio Nunes

Começou seus estudos de Ballet na Escola Estadual de Dança Maria Olenewa (antiga Escola do Teatro Municipal do RJ). Participou de algumas cias. de dança na função de bailarino, tais como Vacilou Dançou, Cia. de Dança Entre os Dentes e Dzi Croquettes. Coreografou grandes comissões de frente nas escolas de samba Unidos de Vila Isabel, Grande Rio, Salgueiro, Vila Isabel, São Clemente e Império Serrano. Atualmente, é diretor da cia. que possui o seu nome e coreógrafo de jazz e teatro musical.

Ministra cursos por todo o Brasil, América e Europa. Preside o Sindicato dos Profissionais de Dança do Estado do Rio de Janeiro e é coreógrafo da TV Globo. Criador do projeto 8 X Jazz e organizador do Dance com Caio Nunes na Disney. Participou de cursos de especialização profissional em Nova York, Los Angeles e Paris. Atualmente é curador do Festival de Dança de Joinville.

Eduardo Torres

Coreógrafo da abertura novela Boggie Oggie, da TV Globo. Shows Internacionais: Axé Brasil (Moscou-Rússia) e Coração Brasil (República Dominicana-Caribe). Comissão de Frente: Mocidade Independente de Padre Miguel (robôs), Inocentes de Belford Roxo, Acadêmicos do Salgueiro (mestres de cerimônia), União da Ilha do Governador e Engenho da Rainha.

Julgador de Carnaval (comissão de frente) em Porto Alegre (RS), Juiz de Fora (MG) e Grupo de Acesso A (RJ). Coreógrafo Assistente: Televisão-Miss Brasil (TV Bandeirantes), Domingão do Faustão (TV Globo), Gente Inocente (TV Globo). Filmes: Show de Verão, Pop Star e Xuxa Requebra. Shows: Banda Parayso (RJ), Convenção Bradesco (SC) e Orquestra de Vozes Meninos do Rio (RJ). Bailarino: Cias. de Dança, Grupo de Artes Ílê Ofé e Tanz Haus. TV Globo – Duas Caras, Belíssima, Xuxa 20 anos, Agora que São Elas, Perigosas Peruas, Bambulua, Turma do Didi, Sorriso do Lagarto, Ed Morte, Criança Esperança, Amigos, Xou da Xuxa, Fantástico, Você Decide, Não fuja da Raia, Domingão do Faustão etc.

Cursos de formação: Dança-Jazz (Carlota Portella, Marly Tavares, Caio Nunes, Washington Cardoso e Claudia Ribeiro), Clássico (Letícia Infante e Jorge Teixeira) Afro (Charles Nelson e Gilberto de Assis). Teatro: Tablado (Luiz Carlos Tourinho) e Casa da Gávea (Sergio Britto).

Kiko Guarabyra

Kiko é um bailarino nato e carioca da gema. Sua versatilidade começou a despontar ainda criança. Já adolescente deixava plateias boquiabertas com sua perfeição técnica e virtuosismo.

Foi nesta época que Ney Matogrosso se encantou com este artista e o convidou para uma série de shows pelo Brasil afora. Na busca de seu próprio estilo e da definição da sua preferência pelo Jazz Dance, Kiko aprimorou seu talento com muitos e renomados professores do circuito Brasil – sua dança o levou ao redor do mundo, tendo lecionado aulas e workshops para profissionais em Milão, Itália, Estocolmo, Suécia e Los Angeles.

Alan Rezende

Bailarino, coreógrafo e professor com vasta experiência profissional em musicais. Um dos últimos musicais em que assinou a direção de movimento/coreografia foi Ou Tudo Ou Nada.

Diretor/coreógrafo do show Mundo Coca Cola – Tour da Tocha 2016. Alan é solista do Nos da Dança e faz parte do Sindicato de Danças da Cidade do Rio de Janeiro, representando a dança moderna.