Notícias sobre arte, cultura, turismo, gastronomia, lazer e sustentabilidade

Indaiatuba sedia em junho regional do Passo de Arte

Indaiatuba, por Kleber Patricio

Conjuntos de Estilo Livre se apresentam no domingo, 4 de junho. Crédito da foto: Raphoto.

Mais de dois mil bailarinos, de 60 diferentes municípios e diversas vertentes da dança, participam da regional SP do Passo de Arte, que acontece de 1º a 4 de junho em Indaiatuba, São Paulo, em busca de indicação para o Youth America Grand Prix Brasil (YAGP Brasil), concurso que escolhe candidatos brasileiros que representam o país no YAGP em Nova York, além de vagas para o 25º Passo de Arte, evento internacional que ocorre em julho deste ano, também em Indaiatuba, São Paulo. Além do município, outras cidades também sediaram seletivas, como Santos (SP), Fortaleza (CE) e Belo Horizonte (MG).

A avaliação dos participantes do Passo de Arte SPII ficará a cargo do júri composto pelos professores Barbara Rey (SC), Edson Santos (SP), Juliana Garcia (SP) e Cicero Gomes (RJ). “Além de ser um estímulo aos jovens bailarinos da região, o Passo de Arte SPII é, para quem gosta de dança, uma vitrine do que está sendo feito na área e uma oportunidade de assistir a diversos gêneros de dança”, comenta Marisa Pivetta, diretora do Instituto Passo de Arte e representante do YAGP no Brasil.

Os inscritos do Passo de Arte SPII concorrem a prêmios em dinheiro, ofertados para melhor bailarino, melhor bailarina, melhor grupo e melhor coreógrafo. Há ainda a classificação por gêneros e modalidades. As edições regionais classificam os participantes por categorias específicas nas quais os trabalhos são agrupados por modalidades e avaliados por uma comissão julgadora qualificada. Em paralelo à competição, serão realizadas aulas com professores convidados. As inscrições serão realizadas na secretaria do evento, durante sua realização.

O Passo de Arte SPII acontece de 1º a 4 de junho, na Sala Acrísio de Camargo, no Ciaei (Centro Integrado de Apoio à Educação de Indaiatuba). Os ingressos estão à venda na bilheteria do teatro, sempre a partir das 13h e custam R$40,00 (inteira) e R$20,00 (meia – estudante com carteirinha, crianças de 6 a 11 anos e pessoas acima de 60 anos – necessário documento para comprovar). Crianças até 5 anos não pagam ingressos. Mais informações pelo telefone (11) 4979-5709.

Programação

Data: 1º de junho (quinta-feira) – 13h

Pas de Deux

Grand Pas de Deux

Variações de Repertório

Data: 1º de junho (quinta-feira) – 19h

Solos, Duos e Trios Clássicos

Data: 2 de junho (sexta-feira) – 13h

Solos, Duos e Trios Livres

Data: 3 de junho (sábado) – 15h

Conjuntos de Jazz

Conjuntos de Repertório

Conjuntos Contemporâneos

Conjuntos de Danças Urbanas

Data: 4 de junho (domingo) – 15h

Conjuntos de Danças Populares

Conjuntos de Clássico

Conjuntos de Estilo Livre

Conjuntos de Sapateado

Serviço:

Passo de Arte SPII

Data: 1º a 4 de junho

Local: Ciaei – Avenida Engenheiro Fábio Roberto Barnabé, 3655, Jardim Regina, Indaiatuba (SP)

Site: www.passodearte.com.br

Facebook @passodearte

Youtube: passoarte

O Instituto Passo de Arte

Fundada em 1985 pelos publicitários William Romão Costa e Juliano Rubens de Carvalho, como Star’s Dance, empresa pioneira no Estado de São Paulo a atuar na área de produção e fomento da dança, se tornou uma das maiores incentivadoras de festivais e veículos de informações do setor. Todo know-how adquirido ao longo das últimas décadas, aliado à mudança da direção, que passou a contar com a experiência da ex-bailarina Marisa Pivetta, deu início a realização de eventos próprios, que se tornaram referências de qualidade e técnica em todo o Estado de São Paulo, entre eles o MPB Dança – Festival de Dança com músicas de compositores brasileiros e ABC Dança, além da produção do informativo Star’s Dance e a criação de uma cooperativa para a produção dos balés de repertórios O Quebra Nozes, Coppélia e Cinderela, entre outros, além de apoio na criação de associações de dança na região. Toda essa experiência resultou no projeto Passo de Arte, que produz competições de dança em São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Porto Alegre, Fortaleza Curitiba e Espírito Santo.