Notícias sobre Indaiatuba e Região com Kleber Patricio

Homens de A a Z inspiram leitura dramática em São Paulo

São Paulo, por Kleber Patricio

Leitura dramática do livro ‘Homens’, de Sylvia Loeb. Foto: Jezz Chimera.

No próximo dia 18 de novembro (sábado), às 20h30, o teatro da Unibes Cultural, em São Paulo, será palco para a leitura dramática de Homens, inspirado no livro de mesmo nome da psicanalista Sylvia Loeb, recém-lançado pela Oficina de Conteúdo. No espetáculo, os microcontos serão transpostos para a linguagem dramatúrgica.

A escolha literária não foi por acaso, já que a Cia. Os Zzzlots tem a psicanálise em sua formação e área de interesse. Desde sua criação, em 2010, a trupe trabalha com a intersecção entre as artes cênicas e o método terapêutico desenvolvido por Freud e seus seguidores.

O projeto cênico é também algo que casa com o interesse de Sylvia, cuja intenção com o livro – quarto da autora – foi levar a psicanálise para fora do ambiente acadêmico.

Os contos de Homens, ordenados em ordem alfabética, falam de sentimentos demasiado humanos, como angústia, desejo, fetiche, neurose, perversão, solidão. São também tipicamente masculinos, da categoria “paixões inconfessáveis”, nas palavras da autora.

Ficha Técnica:

Texto: Sylvia Loeb

Cia. Os Zzzlots

Direção: Sergio Zlotnic

Elenco: Hená Deslandes, Sergio Zlotnic e Wander B.

Luz: Hamilton Carlos Coelho

Assistência de luz: Tom Vieira

Som: Alex Matos

Sobre a Cia. Os Zzzlots

Criada em 2010, a companhia busca dar voz simultaneamente a diferentes linguagens do teatro. Cruzando psicanálise e artes do palco, as investigações valorizam o erro e o equívoco, compreendendo-os como ingredientes fundamentais dos processos criativos. Site em que constam alguns dos trabalhos da cia: http://cargocollective.com/oszzzlots#

Sobre o elenco

Henaís Deslandes é atriz, palhaça, cantora e psicanalista, graduada em Psicologia e em Artes Cênicas pela UFMG.

Wander B. é artista da palavra, da música e do gesto. Interessado nas investigações e pesquisas no campo das artes, particularmente em suas articulações com a filosofia e a psicanálise.

Sergio Zlotnic é pós-doutor em Psicanálise pela USP. Pesquisador do Campo das Artes. Colabora com a SP Escola de Teatro desde a sua fundação e é colunista do Portal da Escola.

Serviço:

Leitura Dramática – Homens – do livro de Sylvia Loeb

Data: 18 de novembro de 2017 – sábado

Horário: 20h30

Local: Unibes Cultural – Rua Oscar Freire, 2500 – Sumaré, São Paulo/SP – Telefone (11) 3065-4333 – acesso para pessoas com deficiência

Capacidade: 280 lugares

Indicação: 14 anos

Entrada franca

Link para ler o conto Itiberê do livro Homens de Sylvia Loeb:

http://files.workr.com.br/ViewImage.aspx?image=tWb9L2Fxi95aFTAGNzRGqg==.