Notícias sobre arte, cultura, turismo, gastronomia, lazer e sustentabilidade

Gustavo Gumiero lança audiobook “Gritos da Guerra”, que relembra dois anos do conflito Rússia – Ucrânia

Campinas, por Kleber Patricio

Gustavo Gumiero. Fotos: Divulgação.

O sociólogo e escritor Gustavo Gumiero lança, em março, no Mês Internacional da Mulher, o audiobook “Gritos da Guerra – O conflito Rússia-Ucrânia na voz das mulheres que sofrem”, registro da obra homônima, lançada em fevereiro de 2023, que aborda a guerra Rússia-Ucrânia sob o olhar feminino. A obra está disponível na plataforma Spotify, soma 3 horas e 13 minutos de gravação e contou com a participação de cantoras e colaboradoras do Instituto Anelo, que realizaram os registros dos depoimentos, dando voz aos relatos das mulheres que testemunharam o primeiro ano de conflito.

O projeto do audiobook nasceu de um convite de Luccas Soares, coordenador geral do Instituto Anelo, que sugeriu ao autor o registro em áudio da obra e ofereceu o estúdio da entidade para realizar as gravações. “Conheci o Instituto Anelo há cerca de dez anos, quando estavam arrecadando fundos para viajarem para a Itália visando participar de um Festival de Música. Desde então, a admiração pelo projeto e a amizade com o Luccas só cresceram. Quando eu lancei o livro Gritos da Guerra, o Luccas me convidou para gravá-lo em áudio, estreando o estúdio da Anelo. É uma grande satisfação ter meu livro gravado com vozes das participantes do projeto, pois dá um peso ainda maior para o sofrimento das mulheres neste perverso conflito”, aponta o escritor.

O livro

No início de 2022, o sociólogo Gustavo Gumiero preparava-se para visitar Moscou quando eclodiu a Guerra na Ucrânia. O caminho natural seria adiar a viagem, mas Gustavo foi contra o senso comum e decidiu converter-se de um simples turista a um observador da História. Começava a nascer ali a obra “Gritos da Guerra – O conflito Rússia-Ucrânia na voz das mulheres que sofrem”.

Neste livro, o autor dá voz a “pessoas comuns”, que não estão no front de batalha, que não pegaram em armas e que são sempre as mais atingidas por uma guerra. Gumiero coletou o depoimento de seis mulheres que tiveram suas vidas completamente mudadas assim que as tropas russas invadiram a Ucrânia. Essa visão feminina do conflito tem uma explicação. Para o sociólogo, as mulheres, mesmo estando entre as maiores vítimas de qualquer conflito armado, possuem uma força e uma resiliência surpreendentes. A elas também não escapam detalhes que podem parecer fugazes aos olhos dos homens, mas que conseguem compor um retrato mais fiel de uma guerra.

“Como a guerra afetou a vida das mulheres foi o que procurei documentar nestas páginas. O conflito marcou e marcará definitivamente a vida daquela gente. Como elas reagiram, o que sentiram e sentem. Reuni seis histórias que, apesar de diferentes entre si, mostram como a guerra é perversa. Como me disse uma das mulheres com quem conversei: em uma guerra são as pessoas comuns que mais sofrem.”

O autor | Gustavo Gumiero é mestre e doutor em Sociologia pela Unicamp (Universidade Estadual de Campinas). Ele é autor de “Pandemia no Brasil. Fatos, falhas e… atos”, lançado em 2022 também pela Editora Mostarda, em que faz uma radiografia sobre como o Brasil lidou com a Covid-19. Gustavo é autor de mais quatro obras e tem ainda centenas de artigos publicados em jornais do Brasil. Natural de Valinhos (SP), o autor divide seu tempo entre o Brasil e a Itália e, com o olhar apurado de sociólogo, está sempre atento a novos temas que mereçam uma análise mais profunda.

Serviço:

Gritos da Guerra – O conflito Rússia-Ucrânia na voz das mulheres que sofrem

Audiobook disponível no Spotify – Link: bit.ly/gritosdaguerra.

(Fonte: Instituto Anelo)