Notícias sobre arte, cultura, turismo, gastronomia, lazer e sustentabilidade

Grupo italiano é atração do 12º Festival Internacional de Teatro de Campinas nesta 5ª

Campinas, por Kleber Patricio

1802 - ArriviePartenze 01CAMPINAS – O 12º Festival Internacional de Teatro de Campinas (Feverestival) prossegue nesta semana com uma programação sedutora. Entre os destaques, o grupo italiano La Fabbrica dei Gesti apresenta o espetáculo Arrivi e Partenze, na Praça do Coco, nesta quinta-feira (18), às 20h30. Arrivi e Partenze faz um percurso pelas músicas tradicionais do mediterrâneo, resultado de uma longa pesquisa no universo das músicas tradicionais da região do Salento, que tem acolhido diversos povos como turcos, franceses, gregos, espanhóis, normandos. Todos deixaram uma herança que enriquece o patrimônio tradicional desta terra. O espetáculo é composto por músicas inéditas e tradicionais, que se nutrem com as coreografias de Stefania Mariano, pesquisadora e coreógrafa da dança tradicional da região do Salento. Em caso de chuva, o evento será realizado no Centro Cultural Casarão. A entrada é gratuita.

Na sexta (19), às 20 h, o elenco de Isso Não é um Grupo traz o espetáculo Dezembro para o Teatro do SESC Campinas. Com uma linguagem simples e direta, mas repleta de metáforas, o premiado dramaturgo chileno Guillermo Calderón nos transporta para a noite de Natal de 2020 durante uma guerra fictícia na América Latina. De forma tragicômica vemos Jorge – o irmão mais novo de três irmãos e recém-chegado do front para a trégua de Natal – sendo recebido pelas gêmeas Paula e Trinidad, que tem posicionamentos políticos e ideológicos divergentes em relação à guerra. Em cena vemos emergir questões íntimas de suas existências enquanto do lado de fora há uma guerra e a vida está convulsionada por sérios conflitos sociais e políticos. A direção é de Diego Moschkovich.

No sábado (20), às 20 h, o grupo Os Barulhentos está com Aqui Estamos com Milhares de Cães Vindos do Mar. O espetáculo é o resultado da encenação de 14 das 15 peças que compõem a obra Cuidado com as velhinhas carentes e solitárias, de Mátei Visniec. Inspirado no ritmo das grandes ressacas marítimas, a peça se desenrola em três tempos. O primeiro momento se inicia com sons de bombas, gritos e um general com dificuldades em organizar seus soldados (todos mortos) para o Desfile do Grande Perdão. O refluxo do mar, a ressaca em si, é o segundo momento, quando o espelho apresentado em cena reflete o caos. No ato conclusivo vem a calmaria após o retorno do mar. O golpe final será a solução encontrada para o desfile final do general e seus mortos. A direção é de Rodrigo Spina.

No domingo (21), O Feverestival traz a Mostrinha Cenas Curtas no SESC Campinas e a Mostra Curta Audiovisual, a partir das 16 h. No mesmo dia, a partir das 18 h, no Coreto da Praça Carlos Gomes, apresentações de Canção do Amor Distante, com Ana Salvagni e Eduardo Lobo, e Nós Marílias, Leituras de Cartas de Amor, com Nadja Dulci.

Para unir arte e gastronomia, o Feverestival promove, a cada noite, um ponto de encontro em bares da cidade com shows musicais, exibição de filme, exposição fotográfica, saraus, cabarés e rodas de conversa.

Confira a programação completa aqui.