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Grupo Galpão apresenta ‘Cabaré Coragem’, com direção de Júlio Maciel, no Sesc Belenzinho

São Paulo, por Kleber Patricio

Fotos: Mateus Lustosa.

O Grupo Galpão apresenta ‘Cabaré Coragem’ em São Paulo, no Sesc Belenzinho, depois de fazer apresentações em Belo Horizonte, Salvador, Aracaju, Natal, Fortaleza, Recife, Brasília, Niterói e Rio de Janeiro, sempre com ingressos esgotados. Ao mesclar um repertório de músicas interpretadas ao vivo com números de variedades e danças, fragmentos de textos da obra de Brecht e cenas de dramaturgia própria, o ‘Cabaré Coragem’ convida o público a uma viagem sonora e visual. Fiel às suas origens de teatro popular e de rua, o Grupo Galpão busca, no novo espetáculo, romper, uma vez mais, com a relação entre palco e plateia e convida o público a compartilhar da encenação. As apresentações são de 4 de abril a 5 de maio, de quinta a sábado, às 20h30, e aos domingos, às 18h30, no Sesc Belenzinho. Os ingressos, a R$50 (inteira), R$25 (meia) e R$15 (credencial plena), serão vendidos nas bilheterias das unidades, pelo app Credencial Sesc SP ou pelo Portal SescSP.

‘Cabaré Coragem’ é viabilizada por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura, com patrocínio da Petrobras, do Instituto Cultural Vale e da Cemig. A temporada paulistana também conta com a realização do Sesc São Paulo. Com direção de um de seus integrantes, o ator e diretor Júlio Maciel, o espetáculo conta com direção musical, trilha e arranjos de Luiz Rocha, dramaturgia coletiva com supervisão de Vinicius de Souza, cenários e figurinos de Márcio Medina, iluminação de Rodrigo Marçal e, no elenco, os atores Antonio Edson, Eduardo Moreira, Inês Peixoto, Luiz Rocha, Lydia del Picchia, Simone Ordones e Teuda Bara.

Júlio Maciel, ator do Grupo Galpão e diretor do espetáculo, conta: “Ficamos imersos na leitura de Bertolt Brecht durante a pandemia. Em uma dessas reuniões, a palavra ‘Cabaré’ foi mencionada, gerando várias perguntas sobre que tipo de Cabaré queríamos: Brechtiano, brasileiro, clássico, jovem, contemporâneo, político, feroz, drag, vedete, teatro de revista? E o teatro em si? O que o diferencia do Cabaré? Surgiram ideias como um Cabaré de Beira de Estrada, um Inferninho com tipos excêntricos, ou um show para nos reconectar com o público”.

Como o período de pandemia recomendava o afastamento físico, o grupo queria agora estar com pessoas, havia uma fome de encontros. A partir da escolha da pesquisa e dos desejos pessoais de cada um, foram criados canções e números de variedades. “Reativamos nossa banda e convidamos muitos amigos criadores, que, corajosamente, aceitaram embarcar nessa nau para o desconhecido”, diz Júlio. Tais artistas levaram o Grupo por diversas rotas, de forma a que conhecessem várias paisagens. Em junho de 2023, a companhia estreou no Galpão Cine Horto, em Belo Horizonte, e depois seguiram na estrada para Salvador, Aracaju, Natal, Fortaleza, Recife, Brasília, Niterói e Rio de Janeiro, sempre com muita receptividade do público, com casas lotadas.

Responsável pela supervisão dramatúrgica, Vinicius de Souza explica que ‘Cabaré Coragem’ – cujo nome faz menção à icônica personagem de Brecht, Mãe Coragem – é um espetáculo que, por meio da música e do humor, permite que as pessoas pensem no velho sistema em que vivem, no qual alguns poucos levam uma vida de privilégios, enquanto a maioria sente fome. “O espetáculo nasceu de uma série de experimentos cênicos realizados pelo Grupo Galpão nos últimos meses. Eles se deram a partir de pesquisa sobre a linguagem do cabaré – que mistura música, teatro, dança – e a obra poética e musical de Bertold Brecht, o famoso diretor teatral alemão”, destaca.

A mistura de experimentos resultou em um divertido e irônico show de variedades. Os atores e atrizes encarnam figuras de um decadente cabaré onde apresentam números de canto, dança, acrobacia e outros entretenimentos. “Todos eles misturados à plateia, que também é convidada a beber e a cantar. No entanto, ao modo das personagens de Brecht, as figuras desse cabaré são extremamente carentes, vítimas da guerra e da exploração, esquecidas ou marginalizadas, mas cheias de sonhos e pulsões de vida”, conta Vinicius.

Para a atriz Inês Peixoto, “‘Cabaré Coragem’ tem muitos motivos para ser festejada. Esse foi o nosso primeiro processo de criação presencial após a pandemia. Um processo que teve várias etapas de compartilhamento com o público, nos colocando num jogo vivo para borrar as fronteiras entre ator e espectador. Minha personagem, num certo momento da peça, diz: ‘Sejam bem-vindxs ao Cabaré Coragem, este buraco quente onde nossas paixões e nossos tormentos são colocados sobre a mesa temperados no caldo da ironia, do deboche, do delírio e da música. Ninguém sairá ileso daqui’. Está feito o convite. Esperamos vocês!”, reforça Inês.

Sinopse | É mais uma noite no Cabaré Coragem. Numa atmosfera engraçada e delirante, os artistas dançam, cantam e fazem números de variedades, enquanto estranhas contradições daquele lugar vão despontando no palco.

Patrocinadores: Instituto Cultural Vale, Petrobras e Cemig.

Sobre o Grupo Galpão

Criado por cinco atores, em 1982, a partir do espetáculo “A alma boa de Setsuan”, montagem conduzida por diretores do “Teatro Livre de Munique”, da Alemanha, o Galpão se valeu dessa rica experiência para se lançar numa proposta de construção de um teatro de grupo, de pesquisa e com raízes profundamente populares – ligada à tradição do teatro popular e de rua. Com 12 integrantes no elenco, o Grupo é formado por Antonio Edson, Arildo de Barros, Beto Franco, Chico Pelúcio, Eduardo Moreira, Fernanda Vianna, Inês Peixoto, Júlio Maciel, Lydia Del Picchia, Paulo André, Simone Ordones e Teuda Bara.

Há mais de 40 anos, o Galpão desenvolve um teatro que alia rigor, pesquisa e investigação de linguagens, com montagem de peças com grande poder de comunicação com o público. Formado por atores que trabalham e trabalharam com diferentes diretores convidados – como Gabriel Villela, Cacá Carvalho, Paulo José, Yara de Novaes e Marcio Abreu (além dos próprios integrantes, que também já dirigiram espetáculos do Grupo) – o grupo formou sua linguagem artística a partir desses encontros diversos, criando um teatro que dialoga com o popular e o erudito, a tradição e a contemporaneidade, o teatro de rua e o palco, o universal e o regional brasileiro.

FICHA TÉCNICA

Direção: Júlio Maciel

Direção musical, arranjos e trilha sonora: Luiz Rocha

Diretor Assistente: David Maurity

Cenografia e figurino: Márcio Medina

Dramaturgia: Coletiva

Supervisão de dramaturgia: Vinícius de Souza

Direção de cena e coreografia: Rafael Bacelar

Iluminação: Rodrigo Marçal

Adereços e pintura de arte: Marney Heitmann

Preparação corporal e do gesto: Fernanda Vianna

Preparação vocal: Babaya

Assistência de figurino: Paulo André e Gilma Oliveira

Assistência de cenografia: Vinícius de Andrade

Assessoria de iluminação: Marina Arthuzzi

Direção de Experimentos Cênicos: Ernani Maletta,

Luiz Rocha e Cida Moreira

Colaboração artística: Paulo André e João Santos

Maquiagem e perucaria: Gabriela Dominguez

Assistente de maquiagem e perucaria: Ana Rosa Oliveira

Construção cenário: Artes Cênica Produções

Confecção de figurinos: Taires Scatolin

Técnico de palco: William Bililiu

Instalação de luminárias cênicas: Wellington Santos

Assistente técnico: William Teles

Operação de luz: Rodrigo Marçal

Sonorização e operação de som: Fábio Santos

Assessoria de Imprensa: Polliane Eliziário (Personal Press)

Comunicação on-line : Rizoma Comunicação & Arte

Fotos: Mateus Lustosa

Registro e cobertura audiovisual: Alicate

Projeto gráfico: Filipe Lampejo e Rita Davis

Assistente de produção: Idylla Silmarovi

Produção Executiva: Beatriz Radicchi

Direção de Produção: Gilma Oliveira

Produção: Grupo Galpão

São Paulo:

Produção local: Mariana Mantovani

Assistente de produção: Laura La Padula

Assessoria de imprensa: Canal Aberto – Márcia Marques, Daniele Valério e Flávia Fontes Oliveira

*Músicas Alabama Song, Moritat, Singapura e Tango dos Açougueiros Felizes a partir dos arranjos musicais de Ernani Maletta.

* Fragmento do texto “Discurso sobre Nada” de Marcio Abreu.

GRUPO GALPÃO

Atores

Antonio Edson – Arildo de Barros

Beto Franco – Chico Pelúcio

Eduardo Moreira – Fernanda Vianna

Inês Peixoto – Júlio Maciel

Lydia Del Picchia – Paulo André

Simone Ordones – Teuda Bara

Equipe

Conselho Executivo: Beto Franco, Eduardo Moreira, Fernando Lara, Gilma Oliveira e Lydia Del Picchia

Equipe Grupo Galpão:

Gerente Executivo – Fernando Lara

Coordenadora de Produção – Gilma Oliveira

Coordenadora Administrativa – Wanilda D’Artagnan

Coordenadora de Planejamento – Alba Martinez

Coordenadora de Comunicação – Letícia Leiva

Coordenador Técnico e Técnico de luz – Rodrigo Marçal

Produtora Executiva – Beatriz Radicchi

Técnico de Som – Fábio Santos

Assistente Financeiro – Cláudio Augusto

Assistente de Planejamento – Júlia Castro

Assistente de Comunicação – Fernanda Lara

Assistente Administrativo – Caroline Martins

Assistente Técnico – William Teles

Serviços Gerais – Danielle Rodrigues

Identidade Visual – Filipe Lampejo, Vinícius de Souza e Rita Davis

Design gráfico – Cintia Marques

Assessoria de Imprensa – Polliane Eliziário – Personal Press

Comunicação on-line – Rizoma Comunicação & Arte

Assessor Contábil – Wellington D’Artagnan

Gestor Financeiro de Projetos – Artmanagers.

Serviço:

Cabaré Coragem

Direção: Júlio Maciel

Estreia: 2023 | Duração: 100 minutos | Gênero: musical | Classificação: 16 anos

4 de abril a 5 de maio de 2024 – quinta a sábado – 20h30; domingos – 18h30

Sesc Belenzinho (R. Padre Adelino, 1.000 – Belenzinho, São Paulo – SP)

Ingressos à venda nas bilheterias das unidades, pelo app Credencial Sesc SP ou pelo Portal SescSP

Dias 5, 6, 12 e 13 de abril – sessões com interpretação em Libras

Informações.

(Fonte: Canal Aberto Comunicação)