Notícias sobre arte, cultura, turismo, gastronomia, lazer e sustentabilidade

Grupo Estrada comemora 20 anos com nova estreia

Indaiatuba, por Kleber Patricio

Crédito da foto: Nando Almeida.

Crédito da foto: Nando Almeida.

Com estreia marcada para este sábado, 3 de setembro, o Grupo de Teatro Estrada, de Indaiatuba, celebra 20 anos de trabalho e dedicação ao teatro. O espetáculo, Mármores, foi escrito no ano de 2013 pela dramaturga e diretora do Estrada, Paloma Dourado. No entanto, somente no início de 2015 é que a peça começou a ser estudada para a montagem. “Atores, direção, sonoplastia, cenografia e iluminação dialogaram com o texto e deram forma ao espetáculo Mármores. O tema também possibilitou ao grupo a reflexão acerca do abuso sexual contra crianças e adolescentes, além de coleta de dados estatísticos de diversos setores públicos”, afirma Paloma Dourado.

O Estrada apresenta seu novo trabalho com pesquisa de linguagem explorada pelos atores através das provocações da dramaturgia e direção construídas com base em Samuel Beckett e do Teatro da Morte, com Tadeuz Kantor. “A linguagem é repensada por meio da palavra, dos espaços e imagens que criam signos e símbolos através das ações cênicas, sonoplastia e iluminação. O tempo não existe e a realidade é fluida para os personagens”, explica a diretora.

Assim como aconteceu na peça Momentos Estéreis, também do grupo, Mármores conta com uma sonoplastia criada exclusivamente para o espetáculo realizada pelo músico e ator Bruno Fernandez que, durante os ensaios, desenvolveu as trilhas juntamente com a direção do espetáculo. “Essa parceria funcionou muito bem durante a criação cênica do Momentos Estéreis e por isso convidamos o Bruno para somar novamente ao espetáculo. E, dessa vez, a sonoplastia é feita ao vivo”, comenta Paloma.

No palco, quatro atores dão vida a personagens arquetípicos para contar a história de Mármores, que é permeada pelo acontecimento de um abuso sexual infantil. A diretora conta que a ideia de escrever sobre o abuso infantil surgiu a partir do contato que teve com crianças no hospital. “Além de dramaturga, sou técnica em enfermagem e muitas vezes tive contato com crianças que chegaram ao hospital por terem sido estupradas”, relata. Além disso, Paloma buscou também informações e relatos técnicos acerca do tema com dois terapeutas de São Paulo. “Quando escrevi a peça, estava finalizando o curso de dramaturgia pela SP Escola de Teatro e pude conversar com dois terapeutas para entender como que funciona a mente de um pedófilo e também de uma criança que foi abusada”, explica.

Por mais que a temática seja sobre abuso sexual infantil, a dramaturga esclarece que o foco do espetáculo é a tensão psicológica entre as personagens no decorrer da trama. “Por isso que a classificação do espetáculo é a partir de 14 anos. Embora a temática seja forte e nos faça refletir sobre o abuso, trabalhamos tudo no espetáculo de forma poética. Nesse espetáculo, a ficção transpassa a realidade e cria um outro lugar para o embate com o público”.

Desde 2013, o Grupo Estrada abriu a sua sede, Espaço Estrada e além de promover aulas de teatro para todas as idades, também traz espetáculos teatrais para serem apresentados em sua sede como forma de fomentar a cultura local e incentivar a formação de público. “Por meio do Projeto em Cartaz, trazemos para o Espaço Estrada peças teatrais para todas as idades. Essa é uma forma de contribuirmos para a formação de um público para o teatro. Já ficaram em cartaz mais de 40 espetáculos na sede durante esses três anos”, comenta Paloma.

Atualmente, a formação do Grupo Estada é composta pelos profissionais Paloma Dourado, Bruno Santana, Fernanda Bugallo, Kellen Tobaldini, Nando Almeida, Raphaela Silva e Vlademir Daniel que, no decorrer desses 20 anos sempre buscaram um fazer teatral autoral e um trabalho de repertório.

O espetáculo Mármores ficará em cartaz no Espaço Estrada durante todo o mês de setembro e também em alguns sábados do mês de outubro na sede da companhia.

O Grupo

Com 20 anos de muita história para contar, o Estrada nasceu na cidade de Indaiatuba, interior do estado de São Paulo e foi fundado pela diretora e dramaturga Paloma Dourado. É também o idealizador e criador do Proscênio – Festival de Teatro de Indaiatuba, que acontece na cidade desde o ano de 2013 com Concurso Nacional de Dramaturgia, Mostra Competitiva com grupos do estado de São Paulo, Mostra Paralela, Workshops, Mesas de Debates e o encontro aprendizado com grandes profissionais do teatro.

Com o intuito de construir uma identidade e linguagem própria teatral, o grupo é caracterizado pelo teatro de repertório, dramaturgia própria e criação coletiva. A companhia conta com 20 peças em seu repertório, entre infantis, infanto-juvenis e adultas. Tais trabalhos representaram e representam Indaiatuba em todo o estado de São Paulo e também na capital.

Participou quatro vezes da Satyrianas, em São Paulo, e duas vezes na Virada Cultural Paulista. Em sua trajetória, ganhou alguns festivais como o Fecamta (festival de teatro amador de Campinas) como melhor peça com A Missão. Com o espetáculo Entreatos, a atriz Fernanda Bugallo recebeu menção honrosa em 2013 pelo Mapa Cultural Paulista e também indicação de melhor atriz em 2012 durante o XI Festival de Cenas Curtas de Sumaré, juntamente com Paloma Dourado, que recebeu indicação de melhor texto.

Nos anos anteriores, o Estrada recebeu honra ao mérito por texto original da peça Conjugal, escrito por Paloma Dourado e Vlademir Daniel, também no Mapa Cultural Paulista.

A diretora Paloma Dourado conta que o Estrada busca, antes de tudo, transmitir a identidade por meio das peças que encena. “Seja no teatro adulto, infanto-juvenil ou infantil, a mensagem e o texto são alguns dos principais elementos cênicos que o grupo utiliza”.

Durante a trajetória, o grupo já teve orientação de grandes profissionais da arte cênica, como Vicente Báccaro, Ênio Gonçalves, Fábio Caniatto, Lucélia Machiavelli e Antonio Salvador.

Ficha Técnica

Texto e direção: Paloma Dourado

Elenco: Fernanda Bugallo

Kellen Tobaldini

Raphaela Silva

Vlademir Daniel

Iluminação: Bruno Santana

Apoio artístico: Claudio Sampaio

Sonoplastia: Bruno Fernandez

Cenário e Figurino: O grupo

Equipe Técnica: Nando Almeida, Douglas Lyra e Ana Carolina Assumpção

Trailer de divulgação: Cassio Bomfim

Crédito Fotos: Nando Almeida

Serviço:

Estreia Mármores

Data: 03/09 – sábado

Horário: às 20h30

Valor: R$30 (inteira) e R$15 (meia)

Classificação: 14 anos

Público limitado por sessão: até 60 pessoas

Local: Espaço Estrada – Rua Osvaldo Cruz, 807 – Cidade Nova – Indaiatuba/SP.