Notícias sobre arte, cultura, turismo, gastronomia, lazer e sustentabilidade

Grupo de Indaiatuba se apresenta no Circuito Internacional de Teatro de Angola

Indaiatuba, por Kleber Patricio

Fotos: divulgação.

O Grupo de Teatro Estrada participou, a convite, do Circuito Internacional de Teatro de Angola. Realizado em Luanda, capital do país, o circuito – em sua terceira edição –, teve como lema “Trazer o mundo para Angola e levar Angola para o mundo através das artes”.

O grupo indaiatubano, formado pelos atores Raphaela Silva, Juliana Calligaris, Nando Almeida, Kellen Tobaldini e Vlademir Daniel, pelo técnico André Lupércio e pela diretora e dramaturga Paloma Dourado, participou com as peças Momentos Estéreis e Mármores. A estadia em Luanda foi de 30 de agosto a 8 de setembro.

O espetáculo Momentos Estéreis, que abriu as comemorações da Semana da Independência do Brasil em Angola, foi apresentado também no Centro Cultural Brasil-Angola a convite do Consulado Brasileiro na capital angolana.

O grupo realizou ainda um workshop com artistas locais, reunindo iniciantes e estudantes de artes cênicas e também vários artistas profissionais angolanos. “Foi um intercâmbio encantador e muito enriquecedor. Abrir a Semana da Independência do Brasil em Angola foi uma experiência emocionante”, afirma a diretora e dramaturga Paloma Dourado, que escreveu as peças.

O Grupo de Teatro Estrada se dedica agora à realização da edição deste ano da Mostra de Teatro Estrada, apresentando peças próprias e de convidados e alunos do grupo. A mostra acontecerá de 10/11 a 10/12, com espetáculos às 20 h às sextas e sábados e às 19h aos domingos.

O grupo

Criado em 1996 e com muita história para contar, o Grupo de Teatro Estrada nasceu na cidade de Indaiatuba, interior do estado de São Paulo e foi fundado pela diretora e dramaturga Paloma Dourado. Além disso, é o idealizador e criador do Proscênio – Festival de Teatro de Indaiatuba que, no ano de 2013, aconteceu em nível estadual dos dias 8 a 30 de novembro, com 23 apresentações teatrais na cidade de Indaiatuba de grupos diversos do estado de São Paulo. O festival teve mais duas edições (2014 e 2015) e na terceira edição ocorreu dentro do festival um concurso de Dramaturgia aberto para todo o Brasil.

Com o intuito de construir uma identidade e linguagem própria teatral, o Grupo Estrada é caracterizado pelo teatro de repertório, textos de autores brasileiros, dramaturgia própria e criação coletiva.

O grupo conta com 17 trabalhos peças em seu repertório, entre infantis e adultas. Tais trabalhos representaram e representam Indaiatuba em todo o estado de São Paulo, na própria cidade de São Paulo, em festivais e mostras. Em sua trajetória, ganhou alguns festivais como o Festir (Festival de Teatro Amador de Indaiatuba e Região) e Fecamta (Festival de Teatro Amador de Campinas) com A Missão como melhor peça. Sempre participa do Mapa Cultural Paulista e em 2013 ganhou a fase municipal. Nos anos anteriores, ainda no Mapa Cultural Paulista, ganhou o Honra ao Mérito por texto original da peça Conjugal e, também, do Fetei (Festival de Teatro Estudantil) com melhor texto original da peça A Missão.

Em 2012, durante o XI Festival de Cenas Curtas de Sumaré, o Grupo recebeu duas indicações: Prêmio de melhor texto original com a cena Palavras, da dramaturga Paloma Dourado e prêmio de melhor atriz para Fernanda Bugallo.

O Estrada busca, antes de tudo, transmitir a identidade por meio das peças que encena. Seja no teatro adulto, infanto-juvenil ou infantil, a mensagem e o texto é um dos principais elementos cênicos que o grupo utiliza. Há alguns anos o grupo é contemplado pelo Projeto Ademar Guerra, em que a Secretaria do Estado envia um profissional de artes cênicas para orientar o grupo em seus projetos. O Estrada já teve orientação de grandes profissionais da arte cênica, como Vicente Báccaro, Ênio Gonçalves, Fábio Caniatto, Lucélia Machiavelli e Antonio Salvador, que trazem muitas novidades no que se refere à linguagem, concepção e técnicas aos atores e direção.

Montagens

Sonhos de Juventude (1996)

Prostituição (1997)

Bailei na Curva (1998)

Espelhos da Alma (1999)

Laços de Amor e Ódio (2002)

A Missão (2003)

Conjugal (2004)

Bailei na Curva (2006 – remontagem em comemoração aos 10 anos de grupo)

Creio (2006)

Perdidos (2007)

Os Saltimbancos (2009)

Picadeiro de Estrelas (2009)

A Missão (remontagem para a mostra dos 15 anos do grupo)

A Festa do Folclore (2011)

Entreatos (2011)

Ponte Rio-São Paulo (2012)

Pro Dia Nascer Feliz (2012)

A Caixa Fantástica (2013)

Momentos Estéreis (2014)

Mármores (2016).