Notícias sobre arte, cultura, turismo, gastronomia, lazer e sustentabilidade

Galeria Mario Cohen recebe exposição inédita do fotógrafo Mario Cravo Neto

São Paulo, por Kleber Patricio

Oleiro, de 1970, uma das obras inéditas que estará disponível na mostra. Fotos: Divulgação/Mario Cravo Neto.

A Galeria Mario Cohen realiza, de 19 de novembro a 18 de fevereiro de 2023, a exposição “Tudo Era Novo Sob o Sol da Bahia”, do artista visual Mario Cravo Neto. Das 22 obras expostas, treze nunca foram publicadas antes. O fotógrafo baiano é um dos nomes mais importantes da fotografia contemporânea brasileira, reconhecido internacionalmente e com trabalhos expostos em acervos de diversos países, como França, Estados Unidos, Espanha e Holanda.

A exposição nasceu da parceria entre a Galeria e o Instituto Mario Cravo Neto. O filho do artista, Christian Cravo, abriu o acervo do Instituto MCN, em Salvador, para a curadoria de Mario Cohen. Nesse cuidadoso trabalho de seleção, Cohen buscou fotografias em cores menos óbvias do artista, como a série “Geometrias” e os retratos coloridos de cenas da cultura baiana. Com mais da metade das imagens selecionadas pela curadoria exposta ao público pela primeira vez, os trabalhos remontam a diferentes fases do fotógrafo, durante as décadas de 1970, 1980 e 1990. Todas as obras serão comercializadas.

Nascido e criado na Bahia, o fotógrafo vivenciou, nas décadas de 1950 e 1960, a efervescência da cena artística baiana, convivendo com grandes nomes da cultura nacional, como Jorge Amado, Dorival Caymmi, Caetano Veloso, Gilberto Gil e Maria Bethânia. Mario Cravo Neto também aprendeu novas formas de enxergar a beleza da cultura popular local com o antropólogo francês Pierre Verger, que influenciou diretamente sua produção. Dessa forma, os temas abordados por ele giram em torno da religiosidade, do povo baiano, da natureza e do candomblé.

“Danca VI”. Década de 1990 – Mario Cravo Neto.

A exposição marca também a inauguração da nova Galeria Mario Cohen. Fundada em 2000, esta que foi a primeira galeria especializada em fine art photography da América Latina, abre em 10 de novembro seu novo espaço, na Rua Capitão Francisco, 69. Com projeto original de Isay Weinfeld e atualizado pelo arquiteto André Vainer, a nova galeria possui 137m² e abriga importante acervo de nomes como Cristiano Mascaro, Bob Wolfenson, Ellen von Unwerth, Gui Paganini, MAR+VIN, Norman Parkinson, Pierre Verger e Sebastião Salgado, entre outros.

A mudança coloca ainda a Galeria Mario Cohen no Circuito de Arte do Jardim Europa, ao lado de outras sete galerias da região, que, também no dia 19/11, realizam a 2ª Edição do Arte Circuito Jardim Europa, com programação especial e vans disponíveis para fazer o circuito entre elas ao longo de todo o dia, com entrada gratuita.

Sobre Mario Cravo Neto

“Dança VI”, década de 1990, do fotógrafo Mario Cravo Neto.

Além de fotógrafo, Mario Cravo Neto também possui trabalhos nas áreas de escultura, cinema e desenho. Como escultor, recebeu seu primeiro prêmio na Bienal de Arte da Bahia, em 1966, mas foi com a fotografia que o artista baiano ficou internacionalmente conhecido – feito inédito até então para um fotógrafo brasileiro. Possui diversos livros publicados, inúmeros prêmios e suas fotografias integram acervos importantes como os da Maison Européenne de Photographie e da Fundação Cartier, ambas em Paris; do Brooklyn Museum e do MoMa, em Nova York; do Reina Sofia, em Madri, e do Stedelijk Museum, em Amsterdam, dentre outros. Mario faleceu em Salvador, sua cidade natal, em 2009.

Sobre a Galeria Mario Cohen

A Galeria, aberta em 2000, no Rio de Janeiro, foi a primeira da América Latina a dedicar um espaço exclusivamente para valorização da fotografia como expressão artística, instalando-se em São Paulo em 2015. Em sua vida profissional, Mario Cohen usou a arte e a cultura como forma de agregar valor, sendo responsável, além da Coleção Pirelli/MASP, pela criação do Museu da Língua Portuguesa, do Auditório Ibirapuera com sua escola de música, do Prêmio Tim para Música Brasileira, do Tim Festival, entre outros.

Serviço:

Exposição “Tudo Era Novo Sob o Sol da Bahia”

Abertura: 19 de novembro de 2022, das 11h às 17h

Em cartaz até 18 de fevereiro de 2023

Local: Rua Capitão Francisco Padilha, 69 – Jardim Europa, São Paulo (SP)

Funcionamento: de terça a sexta, das 11h às 19h; aos sábados, das 11h às 17h

Entrada gratuita.

(Fonte: Suporte Comunicação)