Notícias sobre Indaiatuba e Região com Kleber Patricio

Fundação Ema Klabin recebe Festival Internacional de Música Judaica

São Paulo, por Kleber Patricio

Grupo Alpacas: jovens músicos especializados em música étnica. Foto: Ary Diesendruck.

No próximo sábado (21), às 16h30, a Fundação Ema Klabin, em São Paulo, será palco de dois concertos de abertura do 8° Festival Internacional de Música Judaica Kleztival.  Apresentam-se o grupo Alpacas e o trio In Canto, que em breve lança seu primeiro álbum, Memórias In Canto, com 14 canções judaicas.  Os shows têm entrada franca.

Produzido pelo Instituto da Música Judaica – Brasil (IMJ-Brasil), o Kleztival é uma mostra anual não competitiva de música judaica que objetiva preservar e divulgar a música klezmer, bem como promover o trabalho de artistas nacionais e internacionais que se dedicam a este tipo de música.

A 8ª edição do Kleztival acontece de 21 a 29 de outubro em vários espaços de São Paulo e recebe artistas do Brasil e do mundo. Para conhecer a programação completa, acesse   https://www.facebook.com/events/138749196749936/.

Sobre os artistas:

Grupo Alpacas – Formado por jovens músicos que buscam se especializar em música étnica, mais especificamente na música dos Balcãs, judaica e no Klezmer (gênero específico dos judeus Ashkenazim, do norte e leste europeu, nos sec. XVIII e XIX). Integram a banda Bia Pacheco (sax alto), Andre Fajerstejn de Almeida (clarinete), William Ferreira (violão, guitarra e bandolim), Rogerio Clementino (baixo elétrico) e Adam e Mark Diesendruck (que se revezam na bateria e percussão). O grupo tem direção musical da cantora e compositora Nicole Borger.

Trio In Canto. Foto: Edy Borger.

Trio In Canto – Formado há 10 anos, o trio, composto por Lea Gabanyi, Sonia Oppenheim e Vanessa Nunes, lança no dia 21 de outubro, em São Paulo, o primeiro CD do grupo, Memórias In Canto, com 14 canções judaicas.  Com direção do Maestro Beny Zekhry, foram gravadas músicas, melodias e preces que despertam lembranças da história judaica e da história pessoal de cada um. A música inicial, Mi SheBeirach, um tributo à cantora e compositora Debbie Friedman, inspirou o trio a iniciar o trabalho.

A Casa-Museu Ema Klabin reúne mais de 1.500 obras, entre pinturas do russo Marc Chagall e do holandês Frans Post, dos modernistas brasileiros Tarsila do Amaral, Di Cavalcanti, Portinari e Lasar Segall, talhas do mineiro Mestre Valentim, mobiliário de época e peças arqueológicas e decorativas. A fundação comemora em 2017 dez anos.

O espaço cultural abre de quarta a domingo, das 14h às 17h (com permanência até às 18h), sem agendamento. Aos finais de semana e feriados a visita tem entrada franca; nos outros dias, o ingresso custa R$10,00 (inteira) e R$5,00 (meia).

Serviço:

Festival Internacional de Música Judaica Kleztival

Show com Grupo Alpacas e Trio In Canto

Data: 21/10/2017

Horário: 16h30

Entrada franca

Indicação: livre

Fundação Ema Klabin: Rua Portugal, 43 – Jardim Europa – São Paulo/SP – Fone: (11) 3897-3232.