Notícias sobre arte, cultura, turismo, gastronomia, lazer e sustentabilidade

Fundação Ema Klabin promove documentários e palestra sobre meio ambiente

São Paulo, por Kleber Patricio

Um dos documentários, “Pirajuçara: bacia do concreto”, terá ao final da exibição uma roda de conversa com o diretor Edu Abad.

O documentário “Pirajuçara: bacia do concreto” terá ao final da exibição uma roda de conversa com o diretor Edu Abad. Foto: divulgação.

Em uma metrópole como São Paulo, a água sempre foi solução e problema. Para discutir essa relação, a Fundação Ema Klabin promove no próximo sábado, dia 19, às 14h30, dois importantes documentários: Pirajuçara: bacia do concreto e Entre Rios: A urbanização de São Paulo. Às 11h, a doutora em Educação pela USP Samia Sulaiman ministra a palestra Urbanização e percepção do risco.

Com a presença do diretor Edu Abad, que participará de uma roda de conversa, o documentário Pirajuçara: bacia do concreto (28 minutos) apresenta as particularidades de uma bacia hidrográfica situada no espaço urbano entre três municípios. Moradores de diferentes pontos desta bacia ponderam sobre as causas e as consequências das enchentes do principal formador, o rio Pirajuçara.

Em seguida, será exibido o documentário Entre Rios: A urbanização de São Paulo. Com direção de Caio Silva Ferraz (25 minutos), o documentário conta a história da cidade de São Paulo sob a perspectiva de seus rios e córregos. Entre Rios mostra também o processo de transformação sofrido pelos cursos d’água paulistanos e as motivações sociais, políticas e econômicas que orientaram a cidade a se modelar como se eles não existissem.

Feira de trocas

O público também poderá colocar em prática ações sustentáveis participando da tradicional Feira de Trocas.  O projeto convida o visitante a trocar objetos de afeto que queiram compartilhar com outros participantes e refletir sobre o consumo consciente. Haverá também atividades poéticas propostas pelo setor educativo.

O acervo

A Fundação Ema Klabin abriga um valioso acervo de mais de 1500 obras, entre pinturas do russo Marc Chagall, do holandês Frans Post, talhas do mineiro Mestre Valentim, mobiliário e peças arqueológicas e decorativas.

Após as atividades de sustentabilidade, às 16h30 é possível conferir um concerto com o Conjunto de Música Antiga da USP. Toda a programação tem entrada franca.

Serviço:

Data: 19/03/2016 – sábado

11 h – Palestra Urbanização e percepção do risco, Samia Sulaiman  – inscrições: cursos@emaklabin.org.br

14 h: Documentários: Pirajuçara: bacia do concreto e Entre Rios: A urbanização de São Paulo e Feira de trocas – livre

14 h às 15h30 – Visita livre à casa-museu

16h30: Concerto Conjunto de Música Antiga da USP

Entrada franca

Fundação Ema Klabin: Rua Portugal, 43 – Jardim Europa – São Paulo

Fone: (11) 3897-3232

http://emaklabin.org.br/.