Notícias sobre arte, cultura, turismo, gastronomia, lazer e sustentabilidade

Flora Assumpção fala sobre sua arte na Casa-Museu Ema Klabin

São Paulo, por Kleber Patricio

‘Piscina’ (Troféu-Monumento) – 2016 – Acrílico maciço translúcido azul e alvenaria revestida com azulejos. Foto: Flávio Lamenha.

No próximo dia 10 de junho (sábado), às 14h, a artista plástica Flora Assumpção participa do Programa Arte-Papo da Casa-Museu Ema Klabin. Flora discute sua pesquisa artística, que se organiza através de três eixos: o mito, a ciência e a literatura.

A artista iniciou sua produção em artes pelo desenho, pintura e gravura. Desde 2002, se interessa pela expansão da escala do desenho para o espaço tridimensional e/ou arquitetônico e experimenta instalações e objetos utilizando diversos materiais, técnicas e linguagens.

“Trabalho em minhas obras com temáticas relacionadas ao elemento natural e ao fantástico (sobrenatural), numa tentativa de reflexão sobre a atuação do humano diante do mundo natural. A natureza aparece na forma de criaturas (principalmente pequenos seres marinhos, répteis e plantas) e fenômenos naturais (neblinas, tempestades, furacões, mares, nuvens, desertos, vulcões e luar) sob uma atmosfera misteriosa, insólita e fantástica trazida de lendas, mitos e contos populares do Brasil e do mundo”, explica Flora, que utiliza este artifício para abordar outros assuntos.

A artista

Flora Assumpção (1983, MG) vive e trabalha em São Paulo/SP. Artista graduada (2008), mestre (2014) e doutoranda pela ECA-USP (2015-18), trabalha com desenho, pintura, gravura, objetos, instalações e intervenções urbanas. Além da pesquisa em desenho e ocupação de superfícies bidimensionais, desenvolve projetos de instalações para arquiteturas específicas e/ou para espaços expositivos, além de projetos de intervenções urbanas, explorando a relação do desenho com escalas arquitetônicas para a criação de ambientes ficcionais com a intenção de provocar experiências imersivas de caráter poético. Flora trabalha em suas obras de arte com temáticas relacionadas ao elemento natural e ao fantástico (sobrenatural), numa tentativa de reflexão sobre a atuação do humano diante do mundo natural. Recebeu os prêmios Funarte Arte Monumento Brasil 2016, ArteRef 2013, 1º Prêmio X Salão Elke Hering/SC 2012, Prêmio do Júri no XVI Encontro de Artes Atibaia e o 1° Prêmio Nascente 12. Realizou exposições individuais na Oficina Cultural Oswald de Andrade – SP, Mamam-PE, Pinacoteca da UFAL, SESI-SP e Galeria Emma Thomas e diversas coletivas no Brasil, EUA, Japão e Argentina.

Serviço:

Arte-Papo com Flora Assumpção

Data: 10/06 (sábado)

Horário: 14h às 15h30

Entrada gratuita

30 vagas por ordem de chegada

Para saber mais sobre a artista: http://floraassumpcao.blogspot.com.br/

Local: Fundação Ema Klabin – Rua Portugal, 43, Jardim Europa, São Paulo/SP

Site: www.emaklabin.org.br Fone: (11) 3897-3232.