Notícias sobre arte, cultura, turismo, gastronomia, lazer e sustentabilidade

Filme “Andor” chega às plataformas digitais

São Paulo, por Kleber Patricio

Pôster do filme “Andor”, de Vitor Vilaverde Dias.

Dirigido por Vitor Vilaverde Dias, o documentário “Andor” estreou no último dia 15 nas principais plataformas digitais de aluguel do País. Na história, acompanhamos Andor Stern, o único brasileiro sobrevivente ao Holocausto: ele viaja em sua memória para reviver a deportação para Auschwitz aos 16 anos e lida com uma superação diária de uma vida em liberdade. Veja o trailer aqui.

Com distribuição da O2 Play e produção da Querô – instituição sem fins lucrativos que busca promover o acesso à arte e a cultura e estimular a transformação humana e cidadã de jovens de baixa renda e comunidades por meio da capacitação audiovisual –, a ideia para o longa-metragem surgiu após a aluna Nathalia Midori se interessar pelo biografia de Andor Stern e levar o assunto à produtora. Neste ano, o filme foi um dos destaques da programação da 46ª Mostra Internacional de Cinema de São Paulo.

As gravações de “Andor” ocorreram em São Paulo e em Budapeste – mais especificamente em Ujpest, onde o protagonista passou a infância. Algumas cenas também foram rodadas no campo de concentração de Auschwitz-Birkenau, local onde Andor se tornou prisioneiro e que hoje é um museu.

Filho de pais imigrantes, Stern mudou-se para a Hungria, terra natal paterna, quando era criança. Aos 13 anos, durante a Segunda Guerra, ele foi detido pelas autoridades húngaras por ser brasileiro. Sua mãe, avós, tio e tia grávida foram mortos em câmaras de gás no campo. Além de Auschwitz, Andor vivenciou os horrores da guerra no campo de concentração de Dachau.

“Andor” – direção de Vitor Vilaverde Dias

O documentário estreia em 15 de dezembro nas seguintes plataformas digitais: Google Play, Youtube FIlmes, Apple (Itunes), Vivo Play e Claro TV+. Os preços do aluguel digital devem ser consultados nos serviços de streaming. Veja o trailer aqui.

Ficha técnica:

Direção | Vitor Vilaverde Dias

Roteiro | Vitor Vilaverde Dias

Fotografia | Nuna Nunes e Nilton Ferreira

Montagem | Victor Cohen

Música | David Bessler

Produtora | Tammy Weiss

Produtora executiva | Priscilla Santana, Thais Badim Marques

Assistente de direção / diretora de produção | Thaianne Spinassi

Produção | Querô Filmes

Distribuição | O2 Play.

Sobre o Instituto Querô  

O Querô é uma instituição sem fins lucrativos que busca promover o acesso à arte e a cultura e estimular a transformação humana e cidadã de jovens de baixa renda e moradores de comunidades por meio da capacitação e produção audiovisual, visando colaborar com a redução da desigualdade social. Realiza anualmente três projetos principais: Oficinas Querô, Querô na Escola e Querô Comunidade que utilizam o trabalho coletivo como impulsionador de mudanças sociais e de expressão para as classes populares.

Além dos projetos desenvolvidos, conta com a Produtora Querô, que há 14 anos atua no mercado audiovisual produzindo desde vídeos corporativos a projetos autorais para TV e Cinema, com temáticas de impacto social. Atua como Produtora Escola e, a cada novo trabalho, busca oportunidades para desenvolver as carreiras profissionais dos jovens capacitados nas Oficinas Querô, possibilitando a geração de trabalho e renda para eles e suas famílias e as primeiras experiências profissionais no meio audiovisual.

Sobre a distribuidora O2 Play  

A O2 Play é dirigida por Igor Kupstas sob a tutela de Paulo Morelli, sócio da O2 Filmes e faz parte do grupo O2, que tem como sócios também o cineasta Fernando Meirelles e a produtora Andrea Barata Ribeiro. Em atividade desde 2013, a O2 Play se diferencia das demais distribuidoras por trabalhar além do cinema, TV e vendas internacionais, o VOD (Video on Demand), licenciando conteúdo para além de 30 plataformas digitais.

Já foram mais de 60 filmes lançados em cinemas, entre títulos brasileiros premiados, como “Sócrates” e “Chorão – Marginal Alado” e internacionais, como “O Irlandês”, “Dois Papas” e “Não Olhe Para Cima”, em parceria com a Netflix, “Drive My Car”, que ganhou o Oscar de Melhor Filme Internacional e “Crimes of the Future”, em parceria com a Mubi. Mais informações aqui.

(Fonte: Agência Lema)