Notícias sobre arte, cultura, turismo, gastronomia, lazer e sustentabilidade

Festival Agosto das Artes ainda tem vagas para oficinas gratuitas

Indaiatuba, por Kleber Patricio

Oficina com o artista Walter Caldeira sobre Hiper Realismo é uma das que ainda possuem vagas. Foto: Divulgação|PMI.

Oficina com o artista Walter Caldeira sobre Hiper Realismo é uma das que ainda possuem vagas. Foto: Divulgação|PMI.

A Secretaria Municipal de Cultura de Indaiatuba informa que ainda restam vagas para todas as oficinas gratuitas do festival Agosto das Artes. As inscrições podem ser realizadas no Centro de Convenções Aydil Bonachela de segunda a sexta, das 8h às 12h e das 13h às 17h, mediante apresentação de RG ou CPF, comprovante de residência e doação de uma lata ou pacote de leite em pó de 400g, que será revertida para as entidades atendidas pelo Fundo Social de Solidariedade de Indaiatuba (Funssol). As datas dos cursos foram alteradas para melhor atender aos interessados. Confira abaixo as opções de oficinas. Informações: (19) 3894-1867.

Oficinas gratuitas Agosto das Artes

Oficina de possibilidades criativas – Anna Pelizzari – Dias 13, 20 e 27 de agosto

Quatro encontros semanais visando propiciar uma reflexão sobre o processo de criação e suas possibilidades na escrita, nas artes visuais, na fotografia, pintura, desenho e collage. Serão desenvolvidos temas indicados pelo grupo com leituras, trabalhos práticos de forma coletiva e individual. Datas: 13, 20 e 27 de agosto (sábados) das 14h às 17h. Local: Centro de Convenções Aydil Bonachela. Vagas: 20. Público: idade mínima de 16 anos. Inscrições no Centro de Convenções Aydil Bonachela de segunda a sexta, das 8h às 12h e das 13h às 17h, mediante apresentação de RG ou CPF, comprovante de residência e doação de uma lata ou pacote de leite em pó de 400g.

Oficina de Light Painting – Angela Garcia – Dias 15 e 17 de agosto das 19h às 21h

O lápis da natureza – assim, Henri Fox Talbot, um dos idealizadores da fotografia, intitulou a publicação que divulgava o resultado de suas pesquisas. A conexão do desenho com a fotografia seria sacramentada alguns anos após sua invenção e divulgação, quando se adotou o termo fotografia. Pretende-se, nesta oficina, amarrar duas técnicas – desenho e fotografia. Local: Centro Cultural Wanderley Peres. Vagas: 20. Público:  idade mínima de 16 anos. Inscrições no Centro de Convenções Aydil Bonachela de segunda a sexta, das 8h às 12h e das 13h às 17h, mediante apresentação de RG ou CPF, comprovante de residência e doação de uma lata ou pacote de leite em pó de 400g.

Oficina de Hiper Realismo – Walter Caldeira – Início em 23 de agosto

O hiper realismo aproxima o máximo possível da realidade. É derivado do foto realismo, que teve sua origem na metade do século XX. Como o nome já diz, o realismo é levado ao extremo; rico em detalhes, tanto em desenho, pintura ou escultura. Duração: 4 meses. Aulas 2 vezes por semana, 3ª e 5ª das 19h às 21h30. Local: Centro Cultural Wanderley Peres. Vagas: 20. Público: idade mínima de 15 anos, preferencialmente com conhecimento básico. Material necessário: uma caixa de lápis grafite com 12 unidades, régua de 30 cm, limpa tipo, estilete pequeno, bigode (vassourinha), um bloco de papel A4 sulfite e um bloco de papel A4 canson. Inscrições no Centro de Convenções Aydil Bonachela de segunda a sexta, das 8h às 12h e das 13h às 17h, mediante apresentação de RG ou CPF, comprovante de residência e doação de uma lata ou pacote de leite em pó de 400g.

Oficina Dramaturgismo e o pensamento como prática no processo criativo – Coletivo Fleuma – Marcus Mazieri – Dia 27 de agosto

O dramaturgismo, para além de um nome exótico que aparenta uma novidade, é uma prática fundamental em todo processo criativo nas artes e que, de forma consciente ou inconsciente, fará parte desses processos. Trazer clareza das necessidades e possibilidades do dramaturgismo ajuda no aperfeiçoamento das obras que estão sendo realizadas por grupos de diferentes linhas de pesquisa nas artes. Fomentar esse pensamento e discussão em Indaiatuba é uma forma de potencializar os trabalhos artísticos que estão sendo realizados na cidade, instaurando novas possibilidades de ação nos processos de cada grupo/artista. Data: 27 de agosto às 15h. Local: Centro de Convenções Aydil Bonachela. Vagas: 60. Público: maiores de 16 anos com interesse em artes da cena (teatro, dança, performance, circo) e/ou escrita. A oficina tem duração de 2 horas, sendo 1h30 de exposição do mediador e 30 minutos de participação do público com perguntas e contribuições. Inscrições no Centro de Convenções Aydil Bonachela de segunda a sexta, das 8h às 12h e das 13h às 17h, mediante apresentação de RG ou CPF, comprovante de residência e doação de uma lata ou pacote de leite em pó de 400g.

Serviço:

Centro de Convenções Aydil Bonachela – Rua das Primaveras, 210 – Jardim Pompeia

Centro Cultural Wanderley Peres – Praça Dom Pedro II, s/nº – Centro.