Notícias sobre arte, cultura, turismo, gastronomia, lazer e sustentabilidade

Exposição “Singular de Porto a Porto” celebra os 90 anos de Álvaro Siza

Porto Alegre, por Kleber Patricio

Fundação Iberê. Foto: Roberto Majola.

A marca gaúcha de mobiliário Dell Anno dá sequência a sua campanha “Singular”, em que homenageia o trabalho do arquiteto português Álvaro Siza, que completa 90 anos em junho de 2023, com uma mostra fotográfica itinerante, que irá “de Porto a Porto”. A exposição terá início em Porto Alegre, cidade que abriga sua grande obra no Brasil, o prédio da Fundação Iberê Camargo, em 10 de novembro, e passará por cerca de 15 cidades brasileiras com lojas da marca, sendo concluída na cidade do Porto, em Portugal, onde vive o arquiteto, no mês de seu aniversário. Como presente, a Dell Anno entregará o livro de presença da mostra, no qual, em cada cidade, o público será convidado a deixar sua própria mensagem para o profissional. A exposição é aberta ao público e ficará cerca de 15 dias em cada localidade.

A campanha 2022 da Dell Anno estabelece um paralelo com a obra sublime de Siza, ao mesmo tempo em que homenageia seu legado de simplicidade e sofisticação, que lhe rendeu reconhecimento em nível mundial e o tornou grande influência arquitetônica da atualidade. A exposição Singular tem justamente como foco a Fundação Iberê Camargo, com fotos produzidas no local pelo fotógrafo Roberto Majola exclusivamente para a Dell Anno. Cada exposição terá um vernissage especial para convidados. No evento de abertura, a curadora e pesquisadora Beth Venzon falará sobre “Design Talk: A experiência criativa do sentir e morar”, apontando conexões entre moda, arte, arquitetura e a homenagem ao arquiteto.

Fundação Iberê. Foto: Roberto Majola.

O projeto da exposição seguirá um percurso direcionado, onde a série de fotografias guiará o visitante pelo mesmo caminho adotado na Fundação Iberê Camargo. Referência internacional em arquitetura contemporânea, o prédio está sob a base de uma escarpa que abriga resquícios de Mata Atlântica originária e rodeada pelas águas do Guaíba. De frente ao pôr-do-sol de Porto Alegre, singularidade da cidade, o espaço abriga obras do artista que dá nome à fundação. A pedra fundamental contém um pincel mergulhado em concreto, que simbolicamente sustenta a obra de Siza, instrumento do qual Iberê expressou sua arte. A exposição trará um pouco das linhas retas, curvas simétricas/assimétricas e encaixes projetados sobre estrutura de concreto branco, uma mistura adquirida com pedras.

Sob o olhar do fotógrafo Roberto Majola, os registros traduzem um pouco do interesse de Siza pela escultura, marca registrada em seus projetos, que assumem essa qualidade nas formas e na luz que projeta e molda. É nessa mistura de conceitos que Siza consegue emoldurar Porto Alegre através das poucas janelas do prédio, um ato perfeccionista de desenhar até chegar ao ponto onde luz, natureza e concreto se convergem em espaço de museu. “É nesse diálogo entre obra e natureza que se estabelece a sintonia da Dell Anno com os valores do trabalho de Siza, bem como no uso recorrente de pedras, que conecta com a própria região de origem da marca, em Bento Gonçalves, onde o solo de pedra basáltica é abundante e amplamente utilizado na arquitetura. Indo além na homenagem, a marca traduziu em produto essa referência, apresentando a coleção Mimesis – duas superfícies em pedra como solução para o mobiliário, nas tonalidades off white e acinzentada”, destaca o gerente de Marketing Rodrigo Silva.

Sobre Álvaro Siza

Álvaro Siza. Foto: Dell Anno/divulgação.

Álvaro Siza é um dos grandes nomes mundiais da arquitetura e urbanismo modernos e um dos mais importantes profissionais de Portugal. Próximo de completar 90 anos, tem sua assinatura em obras de todo o mundo, tendo entregue seu primeiro projeto arquitetônico em 1954, antes mesmo da conclusão dos estudos na Escola de Belas Artes da Universidade do Porto, desenvolvendo quatro casas em Matosinhos, sua cidade-natal. Em seu currículo, teve a oportunidade de trabalhar com o arquiteto Fernando Távora.

Arquiteto e professor apaixonado, coleciona passagens por instituições como Harvard, Universidade dos Andes, Politécnica de Lausanne e Universidade do Porto, onde leciona desde 1966 até hoje. Em 1992 alcançou a premiação máxima da arquitetura – o Prêmio Pritzker. No Brasil, sua grande obra é o prédio da Fundação Iberê Camargo, em Porto Alegre, projeto que foi vencedor do Troféu Leão de Ouro da 8ª Bienal de Arquitetura de Veneza (2002) e ganhou o Mies Crown Hall Americas Prize (2014).

Serviço:

Exposição Singular

Dell Anno Porto Alegre (Av. Dr. Nilo Peçanha, 2266, bairro Boa Vista)

Visitação: aberta ao público de 11 a 19 de novembro, de segunda a sábado, das 9h às 19h30, e sábado, das 9h às 13h.

(Fonte: Moglia Comunicação)