Notícias sobre arte, cultura, turismo, gastronomia, lazer e sustentabilidade

Exposição “Nomes do Amor” fica até junho no Centro de Cidadania LGBTI Cláudia Wonder, projeto itinerante do Museu da Diversidade Sexual

São Paulo, por Kleber Patricio

‘Nomes do Amor’ traz relatos reais de casais e famílias LGBTQIAP+ que lutam por respeito. Foto: divulgação.

A exposição “Nomes do Amor”, da artista-pesquisadora Simone Rodrigues, está aberta ao público de segunda a sexta-feira, das 9h às 18h, no Centro de Cidadania LGBTI Cláudia Wonder, na Lapa, Zona Oeste da cidade de São Paulo. A mostra, que faz parte de um projeto itinerante do Museu da Diversidade Sexual (MDS), instituição da Secretaria da Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo, reúne uma série de fotografias sobre a homoafetividade e transafetividade brasileira.

Os registros integram um projeto desenvolvido desde 2014 – e que ainda ressoa atual – por Simone, que tem um comprometimento profissional de longa data com trabalhos imersivos voltados para a coletividade e inclusão. “Nesta obra, em especial, podemos nos conectar com percepções reais da família contemporânea”, afirma Rodrigues.

A partir da abordagem documental de casais reais, a exposição revela uma amostra da pluralidade ainda pouco conhecida da família homoafetiva brasileira. Por meio de imagens e relatos, dá visibilidade a este tipo de família contemporânea (que não conta com estatísticas oficiais), contribuindo para a sua naturalização no convívio social, o esclarecimento contra o preconceito e o reconhecimento do seu estatuto legal e jurídico.

Segundo Rogério de Oliveira, presidente da Casarão Brasil e coordenador do CCLGBTI Cláudia Wonder, a visibilidade de famílias homoafetivas e transafetivas está muito alinhada com as ações e projetos do CCLGBTI. “Trabalhar esse viés é importante, pois nosso dia a dia envolve 99 por cento da população LGBTQIAP+ e trans que foram expulsas(os) de casa, rompendo, muitas vezes, esse laço familiar tão importante para o desenvolvimento do ser. Trazer essa pauta para nosso espaço oferece uma reflexão necessária”, afirma.

Serviço:

Data de encerramento: 2 de junho de 2023

Horário de visitação: 9h–18h

Local: Centro de Cidadania LGBTI Cláudia Wonder

Endereço: Av. Ricardo Medina Filho, nº 603 – Vila Ipojuca | São Paulo – SP

Sobre o MDS 

O Museu da Diversidade Sexual (MDS) é uma instituição do Governo do Estado de São Paulo ligada à Secretaria da Cultura e Economia Criativa, sendo o primeiro equipamento cultural da América Latina relacionado à Memória e Estudos da Diversidade Sexual.

A instituição é destinada à memória, arte, cultura, acolhimento, valorização da vida, agenciamento e desenvolvimento de pesquisas envolvendo a comunidade LGBTQIAP+ (contemplando a diversidade de siglas que constituem hoje o MDS) e seu reconhecimento pela sociedade brasileira. Trata-se de um museu que nasce e vive a partir do diálogo com movimentos sociais LGBTQIAP+, que se propõe a discutir a diversidade sexual e tem, em sua trajetória, a luta pela dignidade humana e a promoção por direitos, atuando como um aparelho cultural para fins de transformação social.

Atualmente, o MDS passa por uma reforma de ampliação da sua sede na estação República do metrô, em São Paulo. Com isso, a unidade terá melhor infraestrutura para abrigar exposições, mostras e demais ações educativas do Museu, alcançando um público ainda maior. A expectativa é de que a reforma seja finalizada ainda no primeiro semestre de 2023.

Sobre o Instituto Odeon 

Atualmente o Museu da Diversidade Sexual é gerido pelo Instituto Odeon, uma organização social que tem como missão promover gestão e produção cultural e artística de excelência, em diálogo com a educação, agregando valor público para a sociedade. O Instituto Odeon existe para trazer mais cultura para as cidades e mais arte para as pessoas e transformar a percepção do público sobre museus e eventos culturais, trabalhando em direção a um país que promove a expressão da arte, expande o acesso ao que é produzido e leva a sério seu legado cultural.

(Fonte: Approach Comunicação)