Fruto de uma tradição milenar, a tapeçaria persa teve várias personificações ao longo da história. De utensílio imprescindível na vida nômade a fonte de prestígio nas cortes mais requintadas, os tapetes costumam se expressar por meio de fascinantes regularidades geométricas. Para entender melhor essas obras de arte, a Fundação Ema Klabin convida o especialista em cultura árabe e historiador Plinio Freire para ministrar a palestra O pavão, a rosa e a trama: esplendores da tapeçaria persa, no próximo dia 5 de março, das 11 h às 13 h.
O encontro visa reconstituir o panorama onde este precioso gênero artístico surgiu e prevaleceu. Se discutirá o motivo da Pérsia se notabilizar, desde a Antiguidade, como a terra dos tapetes e como estes jardins de seda, lã e algodão se difundiram pelo mundo, figurando em contextos tão diversos como mosteiros tibetanos, haréns turcos, pinturas renascentistas e entre colecionadores.
O público também conhecerá os tapetes persas que fazem parte do acervo da Fundação Ema Klabin e que ficam na sala de música, salão, sala de jantar, biblioteca e quartos.
Plinio Freire Gomes é historiador e mestre pela USP, tradutor e conferencista. Publicou o livro Um herege vai ao paraíso. Viveu em Florença por dez anos e transferiu-se em seguida para Damasco, onde se dedicou ao estudo do Islã e da cultura árabe.
Serviço:
Palestra: O pavão, a rosa e a trama: esplendores da tapeçaria persa com Plinio Freire Gomes
Data: 5 de março, sábado
Horário: 11 h às 13 h
Investimento: R$35,00
Inscrições e informações: cursos@emaklabin.org.br – Fone: (11) 3897-3232
Local: Fundação Ema Klabin – Rua Portugal, 43 – Jardim Europa – São Paulo, SP