Notícias sobre arte, cultura, turismo, gastronomia, lazer e sustentabilidade

Especialista em arqueologia funerária ministra palestra sobre a Grécia

São Paulo, por Kleber Patricio

Análise de túmulos em sítios arqueológicos revela aspectos fundamentais para a construção da história. Foto divulgação.

No próximo dia 23 de março, das 11h às 13h, a doutora em arqueologia Camila Diogo de Souza ministra em São Paulo a palestra A identidade grega antiga. O encontro, que acontecerá na Casa-Museu Ema Klabin, tem como objetivo discutir conceitos de identidade na Grécia Antiga por meio da análise da documentação arqueológica de natureza funerária. São apenas 30 vagas e as inscrições podem ser realizadas no site da Casa-Museu: www.emaklabin.org.br.

Camila Diogo tem ampla experiência em escavações arqueológicas e em análise de material cerâmico e osteológico em reservas técnicas e acervos arqueológicos de museus no Brasil e no exterior, sobretudo na Grécia, realizados desde 1998. De acordo com a especialista, “Morrer constitui uma das formas pelas quais uma sociedade, ao mesmo tempo tão diversificada, se reconhece e identifica enquanto uma unidade cultural com elementos comuns e característicos”.

Sobre a palestrante

Camila Diogo de Souza é Pós-Doutora em Arqueologia Grega, Proto-histoire Égéenne na Maison René Ginouvès (Archéologie et Ethnologie) da Université de Paris X (Nanterre, França), Pós-doutoranda do Museu de Arqueologia e Etnologia (MAE) da Universidade de São Paulo (USP). Doutora em Arqueologia Clássica (MAE-USP) e  História (USP), bolsista de Iniciação Científica Pibic-CNPq (1999-2001). Pesquisadora da École Française d’Athènes (EFA). Fundadora do Grupo de Pesquisas em Práticas Mortuárias no Mediterrâneo Antigo, (Taphos), sediado no MAE/USP. Fundadora do Laboratório de Estudos sobre a Cerâmica Antiga (LECA). Pesquisadora do Laboratório de Estudos sobre a Cidade Antiga (Labeca). Pesquisadora do laboratório UMR 7041 – ArScAn (Archéologies et Sciences de l’Antiquité), équipe Archéologie du Monde  Grec, Centre National de la Recherche Scientifique (Naterre/França). Membro do Comitê Científico do Archaeological Institute of America (AIA) e da Society for Classical Studies (SCS). Associada do Centro de Antropologia e Arqueologia Forense (CAAF-Unifesp) e do curso de Pós-Graduação lato sensu Arqueologia, História e Sociedade (Unisa).

Serviço:

Palestra A identidade grega antiga

Data: 23 de março – sábado

Horário: 11h às 13h

Vagas: 30

Investimento: RS40,00

Inscrição: www.emaklabin.org.br

Local: Casa-Museu Ema Klabin

Endereço: Rua Portugal, 43, Jardim Europa, São Paulo/SP.