Notícias sobre arte, cultura, turismo, gastronomia, lazer e sustentabilidade

Espaço Tápias recebe Projeto Leiturinhas: leitura dramatizada feita por crianças para crianças

Rio de Janeiro, por Kleber Patricio

O Centro Cultural Espaço Tápias promove a primeira edição do Projeto Leiturinhas, espaço onde alunos de 5 a 12 anos (com a participação de um responsável) do curso de Teatro do Espaço Tápias e do Projeto Engenho das Artes ocuparão o palco para a leitura dramatizada do livro “Kalu Quer Voar”. O público esperado pode ser de qualquer faixa, de crianças e adolescentes. A autora Kiki Oliver estará presente no local para o lançamento do livro em uma tarde de autógrafos e irá acompanhar a leitura com as crianças. A classificação é livre e a entrada será gratuita, mas é preciso retirar a senha com antecedência na bilheteria do Centro Cultural. O acesso estará sujeito à lotação do espaço.

O Projeto Leiturinhas pretende desenvolver o interesse das crianças pela atividade da leitura e do conhecimento de novos autores. “Queremos colaborar com a formação de plateia de espetáculos culturais, não só de literatura, mas de várias linguagens artísticas. Em cada edição, a abordagem vai trazer atividades diferentes de acordo com o autor e a temática do livro. Além da leitura dramatizada, teremos inserções musicais do universo infantil”. Crianças de qualquer idade podem participar e não há restrições, destaca a diretora do Centro Cultural, coreógrafa e bailarina Flávia Tápias.

Sobre o livro

Kalu Quer Voar é uma obra infantil baseada em fatos que promove a representatividade e incentiva o empoderamento de crianças negras. A história é centrada em uma família onde o Kalu, menino negro e protagonista do livro, tem a liberdade de sonhar e conhecer o mundo ao seu redor. Esta obra é baseada no poder dos sonhos e é uma ferramenta importante para fortalecer a autoestima das crianças negras.

A história inspiradora de Kalu relata um menino negro que vive na periferia do Rio de Janeiro e sonha em se tornar piloto de avião. Em uma noite mágica, ele sonha que voa em seu próprio avião e explora a cultura das cinco regiões do Brasil. O principal objetivo do livro é permitir que o menino negro se liberte do ciclo de violência, culpa e tragédia e alcance seus sonhos e objetivos.

Quem é Kalu | Ícaro, carinhosamente chamado Kalu por sua família, faz parte da vida da autora desde 2010. O sonho grandioso de “Kalu era voar”, mas por questões geográficas e financeiras, demorou para se concretizar. Persistindo na jornada, chegou o momento em que a família formada por eles não podia mais esperar: juntaram o que tinham e Kalu finalmente pôde voar. Hoje, ele é um piloto privado formado e um piloto comercial em formação.

A autora – Kiki Oliver | Negra, mãe, esposa, escritora, pesquisadora, educadora, gestora pública e artista da dança e do teatro. Pesquisadora na área de questões raciais, cultura popular e da dança inclusiva. Produtora cultural responsável pela pasta de Planejamento Cultural da Secretaria de Cultura de Parauapebas. Autora da coleção Pluralidade, composta pelos livros infantis “De que cor eu sou?”, “Por que eles têm e eu não?” e “Minha Família é Diferente da sua. E agora?” Ocupa a cadeira de número 21 da Academia Parauapebense de Letras. Possui outros dois novos livros em fase de produção: “O monstrinho azul da flor amarela. Uma história sobre bullying” e “De repente Negra?”.

Serviço:

Projeto Leiturinhas

Livro Kalu Quer Voar – Leitura dramatizada + lançamento do livro

Local: Centro Cultural Espaço Tápias – Sala Maria Thereza Tápias

Endereço: Av. Armando Lombardi 175 – 2º andar – Barra da Tijuca – Rio de Janeiro (RJ)

Data: 17 de fevereiro – sábado

Horário: 15h

Duração: 60 minutos

Entrada gratuita

Classificação etária: Livre

https://www.sympla.com.br/produtor/espacotapias.

(Fonte: Assessoria de Imprensa Claudia Tisato)