Notícias sobre arte, cultura, turismo, gastronomia, lazer e sustentabilidade

Duo Música de Interior lança canção de Natal “Um lugar igual ao meu”

São Paulo, por Kleber Patricio

Capa do single ‘Um Lugar Igual ao Meu’. Foto: divulgação.

Música de Interior resgata o sentido natalino, abrindo mão das alusões ao bom velhinho cheio de roupas vermelhas e da neve importada, para relembrar que a palavra Natal vem de nascimento – no caso, o nascimento da luz, para muitos simbolizada pela vinda do menino Jesus. A canção “Um Lugar Igual ao Meu”, composição de Rafael Cardoso e Márcia Lourenço, associa a manjedoura e a estrebaria onde Jesus foi dado à luz com a vida simples de grande parte dos brasileiros, do passado e do presente, vivendo em ranchinhos construídos com as próprias mãos, singelos e tão cheios de significado, onde a família trabalha unida pelo bem de toda a comunidade em que vivem.

Quando percebemos que o divino escolheu um lugar como esse para o nascimento de quem viria a ser um grande mestre de sabedoria, percebemos que temos celebrado o Natal às avessas, muitas vezes mais preocupados com os presentes materiais a serem dados ou  recebidos, do que com o nosso próprio renascimento para a luz. “O coração entra em festa, pois assim aconteceu, o salvador veio ao mundo num lugar igual ao meu”. Esse trecho da canção nos faz sentir bem pertinho do divino, nos mostra que a luz está mais perto do que imaginamos – basta olhar pra dentro e encontraremos o que buscamos tão longe.

Como parte central da proposta da dupla, mesmo revestida de um arranjo grandioso do maestro Celso Salgado, com pequena orquestra e percussão, a viola caipira, o violão e o dueto vocal são os protagonistas dessa querumana de Natal, um ritmo que funde com naturalidade o caipira brasileiro e o campesino dos países latino-americanos vizinhos, flertando em compassos binários e ternários simultaneamente. Colocar os elementos de uma busca espiritual profunda, as escrituras sagradas e a vida cotidiana simples, ligada ao campo, em uma música de Natal, é resumir a cultura caipira de maneira ampla e bela, reverenciar todas as influências das  Congadas, Folias de Reis, Festas de São Gonçalo, Romarias, quermesses e todos os agentes dessa  cultura, em primeiro plano, como representantes do espírito natalino brasileiro.

Aniela Rovani – Voz

Rafael Cardoso – Voz, viola caipira e violão

Arranjo: Celso Salgado e Rafael Cardoso

Capa: Paulo Coruja

Produção musical e gravação: Enoque Rodolfo

Mixagem: Edu Rangel e Rafael Cardoso

Masterização: Ernani Napolitano

Single: https://orcd.co/umlugarigualaomeu.

(Fonte: Fonte Comunicação)