Notícias sobre arte, cultura, turismo, gastronomia, lazer e sustentabilidade

Documentário ‘Orquestra das Diretas’ é premiado em festival de cinema

Campinas, por Kleber Patricio

Orquestra teve um papel importante no processo de redemocratização, realizando diversos concertos em comícios e manifestações a favor das eleições diretas. Foto: arquivo/Prefeitura de Campinas.

O documentário “Orquestra das Diretas”, do diretor Caue Nunes, ganhou o Prêmio de Júri Popular no FAM – Florianópolis Audiovisual Mercosul 2022. Trata-se de um festival considerado um dos acontecimentos audiovisuais mais importantes do Sul do Brasil e reconhecido do público e pela classe pelo trabalho de difusão cultural das diversas cinematografias do Brasil e dos países do Mercosul.

“Orquestra das Diretas” venceu a categoria Mostra Especial Lei Aldir Blanc. “É muito bacana ganhar esse prêmio porque este festival é muito importante e, na categoria de júri popular, significa que foi o público que votou, o que significa que o filme agradou”, avaliou o diretor Caue Nunes.

No FAM, o documentário foi exibido no dia 25 de setembro. Mas em Campinas, o seu lançamento foi no dia 16 de julho, no Museu da Cidade, durante as comemorações dos 30 anos do Museu e os 249 anos de Campinas.

“Orquestra das Diretas” relata a participação da Orquestra Sinfônica Municipal de Campinas na campanha das “Diretas Já”, na década de 1980. Essa campanha pediu o fim da ditadura militar e a implantação das eleições diretas no Brasil. A Orquestra teve um papel importante nesse processo, realizando diversos concertos em comícios e manifestações a favor das eleições.

Segundo Caue Nunes, o documentário vai participar, em novembro, de outro festival direcionado para filmes que utilizam imagens de arquivo.

(Fonte: Prefeitura de Campinas)