Notícias sobre arte, cultura, turismo, gastronomia, lazer e sustentabilidade

Conheça a programação gratuita de férias do Instituto Tomie Ohtake

São Paulo, por Kleber Patricio

Tomie Ohtake, Sem título, 1992, Acrílica sobre tela, 100 x 200 cm. Foto: divulgação.

Durante as férias de início de ano, o Instituto Tomie Ohtake convida o público a visitar suas exposições em cartaz – 8º Prêmio Artes Tomie Ohtake (até 5 de fevereiro); Centelhas do Movimento (até 19 de abril); Tomie Ohtake Dançante e Tomie Ohtake Ensaios (até 19 de março) e aproveitar para conhecer sua programação para o período. Duas atividades são oferecidas em diferentes datas até a primeira quinzena de fevereiro: O ateliê aberto “costura intuitiva” e a visita temática “O cheiro da cor”.

A fim de tecer um diálogo entre as exposições Tomie Ohtake Dançante e 8º Prêmio Artes Tomie Ohtake, o ateliê aberto de costura propõe a prática intuitiva de costuras coletivas, a partir de bordados, torções, amarrações, tear e costura de materiais têxteis. A prática é destinada a pessoas de diversas idades, não sendo um requisito a vivência anterior com arte têxtil. Serão compartilhados pontos básicos e um espaço de criação livre para que as pessoas participantes possam trazer suas próprias costuras no tempo de atividade.

Ateliê aberto: Costura intuitiva

4/2, das 15h às 17h

9/2, das 10h às 12h e das 14h às 16h

Público-alvo: estudantes, professores e interessados em geral

Faixa etária: livre (pessoas menores de 12 anos devem estar acompanhadas pelos responsáveis durante toda a atividade)

15 vagas por período

Inscrições pelo link: https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSerLJXS-oJwyHJOw2uCBq1zVVioAggz_Ehk1bVfygfKV4tbQA/viewform.

Instituto Tomie Ohtake. Foto: Ricardo Miyada.

Já a visita temática “O cheiro da cor” tem como intuito propor uma visita à exposição Tomie Ohtake Dançante a partir de reflexões sobre as potencialidades das cores nas obras da artista, como elas reverberam no campo da sensorialidade, as origens orgânicas das cores e como elas podem estar relacionadas às nossas memórias etc. Em seguida, o público é convidado para uma prática em ateliê com tintas orgânicas, tendo como base o tato e o olfato.

A prática no ateliê usará tintas feitas a partir de folhas, chás e especiarias diversas. Pessoas com alergia ou intolerância a esses elementos não devem participar da atividade.

Visita temática “O cheiro da cor”

28/1, das 15h às 17h

2/2, das 10h às 12h e das 14h às 16h

Público-alvo: estudantes, professores e interessados em geral

Faixa etária: a partir de 13 anos (pessoas menores de 12 anos devem estar acompanhadas pelos responsáveis durante toda a atividade)

Inscrições pelo link: https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSc0nhJbjmxxA7w8KoeniubnQJtLilgNoS-dI0HvhrWQ19GQjg/viewform?usp=sf_link.

Instituto Tomie Ohtake

Av. Faria Lima 201 (Entrada pela Rua Coropés 88) – Pinheiros – São Paulo, SP

Metrô mais próximo: Estação Faria Lima/Linha 4 – amarela

Fone: (11) 2245-1900.

(Fonte: Pool de Comunicação)