Notícias sobre arte, cultura, turismo, gastronomia, lazer e sustentabilidade

Companhia Urbana de Dança se apresenta no Espaço Tápias com espetáculo “Dança de 9”

Rio de Janeiro, por Kleber Patricio

Foto: Divulgação – Companhia Urbana de Dança.

O Festival Dança em Trânsito ocupa o Centro Cultural Espaço Tápias, na Barra da Tijuca, com o projeto Palco Carioca Carlos Laerte. Em fevereiro, o primeiro circuito nos brindou com os espetáculos “Suíte Rock – The Dark Side”, da Renato Vieira Cia de Dança, e depois com os “Jovens Coreógrafos”, com Márcio Jahú, Clara da Costa e Hugo Lopes. No início de março, foi a vez do coreógrafo João Saldanha com “Solo de Cana”.

Agora, nos dias 9 e 10 de março, Sonia Destri Lie, à frente da Companhia Urbana de Dança, traz para o palco da Sala Maria Thereza Tápias o espetáculo “Dança de 9”. Para a coreógrafa, esta peça é um trabalho especial. Foi criado como uma resposta aos sentimentos do fazer artístico e suas dificuldades. Cada integrante da Companhia Urbana de Dança entende que dançar é uma expressão compartilhada de liberdade e alegria, e este trabalho é uma oferta coletiva dessa verdade.

“Queríamos falar sobre a importância da dança para cada membro do grupo e como ela mudou suas vidas. A especificidade e o vigor que o público percebe durante a performance é causado por uma extrema necessidade de liberdade inerente a este grupo: Dançar é a mera possibilidade de estar vivo, afirmar o que e quem é, com tudo o que é capaz, e isso só é possível em conjunto com os demais, em companhia”, reflete.

Nestas duas apresentações, a Cia. vai apresentar uma versão adaptada para o formato do projeto.

Ficha técnica:

Direção e Dancing Designer: Sonia Destri Lie

Coreografia: Companhia Urbana de Dança

Dançarinos: Feijão, Tiago Sousa, Julio Rocha, Jessica Nascimento, Miguel Fernandez e Johnny Brito

Foto: Renato Mangolin.

Homenagem a Carlos Laerte | O longevo Festival Dança em Trânsito (22 anos) faz homenagem a Carlos Laerte, coreógrafo, bailarino, cineasta, professor e ator falecido em 2023. O projeto Palco Carioca Carlos Laerte faz parte do primeiro circuito do Festival, e até o fim de abril levará grandes nomes da dança carioca para o palco da Sala Maria Thereza Tápias, do Centro Cultural Espaço Tápias. “Carlinhos foi para além de um grande artista, um grande amigo e faz parte tanto da nossa história quanto da história da dança carioca. Artista incansável e ímpar”, diz Flávia Tápias, diretora do Centro Cultural.

Programação Palco Carioca Carlos Laerte – Dança em Trânsito

Março

– 9 e 10/3: Companhia Urbana de Dança / Sonia Destri – “Dança de 9”

– 16 e 17/3: Esther Weitzman Companhia de Dança – “Breve“

– 23 e 24/3: Marcia Milhazes Companhia de Dança – “Guarde-me”

– 30 e 31/3: Bruno Cezario – “22:22”

 Abril

– 6 e 7/4: Angel Vianna Faculdade de Dança – Encontro Angel Vianna e Tápias em “Voando com os Pés no Chão: dança e pensamento do corpo”

– 13 e 14/4: Coletivo Toni Rodrigues, Paula Aguas e Betina Guelmann – “Antes de Tudo “

– 20 e 21/4: Grupo Tápias

– 27 e 28/4: Cia Étnica de Dança/ Carmen Luz

Serviço:

Dança em Trânsito – Palco Carioca Carlos Laerte

[Dança] “Dança de 9” – Companhia Urbana de Dança

Dias 9 e 10 de março – sábado às 20h e domingo às 19h

Classificação etária: Livre

Duração: 50 minutos

Ingressos: R$ 40,00 inteira, R$20,00 meia-entrada – na bilheteria ou pelo Sympla: https://www.sympla.com.br/produtor/espacotapias

Local: Centro Cultural Espaço Tápias (Sala Maria Thereza Tápias) – Rua Armando Lombardi, 175- Barra da Tijuca.

(Fonte: Claudia Tisato Assessoria de Imprensa)